Jump to content
vTiago

RPG Online em Java

Recommended Posts

vTiago

Boa noite a todos, caros colegas programadores!

Faço esta thread porque precisava de algumas luzes da parte de todos vós em relação a um projecto que tenciono fazer com uma equipa de pessoal que se safa bem o suficiente para o que queremos fazer mas que não tem alguns conhecimentos necessários para o fazer ainda.

Nós gostariamos de fazer um jogo RPG perfeitamente simples em java (mesmo com sprites, não em texto) mas colocá-lo online, faze-lo offline é uma coisa que nos desenrascamos bem mas queriamos ser mais ambiciosos desta vez e aprender muito mais  :) O problema é que nós não sabemos bem como faze-lo, ou como começar, pelo menos. Alguém sabe algum site que ajuda a perceber um pouco das mecânicas para fazer algo do género? ou pode dar uma luz sobre o que isso implica?

A ideia mais abstracta é ter uma página em que temos a lista de users registados no site, cada user pode fazer challenge a um outro ou vários, e assim que o challenge é aceite os 2 são redireccionados para a página em que o jogo em questão começa a funcionar, cada jogador tem os seus personagens e cada personagem tem os seus ataques.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Knitter

Se queres fazer isso numa página então Java não é a melhor opção. Estarás a tentar executar Java dentro do browser, que neste caso implica usar Applets. Terás problemas com compatibilidade de browsers, falha do plugin, e limitações de segurança impostas pela execução dentro do browser.

Se conseguem fazer offline com multiplayer conseguem fazer online, a base é a mesma. Convém ter mais informações para poder dar mais alguma ajuda que seja útil, até porque há várias maneiras de conseguir o que pretendem, por exemplo, o que é que querem usar no servidor para fazer a ligação entre as duas Applets?

Share this post


Link to post
Share on other sites
vTiago

Realmente não tinha noção que iria dar assim tantos problemas, nós em relação ao que usar no servidor para ligar as applets não fazemos ideia o que usar, gostava neste caso de uma sugestão (a mais simples possivel, caso haja) pra que pudéssemos começar a investigar mais isso.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Knitter

Não é que dê "tantos problemas", mas tem alguns associados :)

As Applets são uma tecnologia que tem avançado pouco, embora tenham existido evoluções não foram do mesmo calibre que noutras partes do Java, se usarem Applets usem a classe JApplet e não a antiga Applet. Correndo dentro do browser estão limitadas nos recursos que podem usar e no acesso ao computador do utilizador, bem como apenas poderem comunicar com o mesmo servidor de onde iniciaram, logo não poderão facilmente ligar dois utilizares um ao outro, terão de passar pelo servidor para toda a comunicação.

Do lado do servidor podem usar, virtualmente, qualquer tecnologia. O mais simples depende de muita coisa... eu acho muito simples ligar Java com PHP no servidor mas acredito que nem todos pensem o mesmo. Java dos dois lados é capaz de ser o mais fácil de usar porque é a mesma linguagem mas implica saberem JEE.

Share this post


Link to post
Share on other sites
vTiago

Pois, de JEE não percebemos nada praticamente, de PHP já não é bem assim. Não falo por mim mas um programador da equipa dá-se bastante bem com PHP, talvez possamos ir por esse caminho. Vou aproveitar também pra explorar melhor essa nova classe do java... às tantas se isto começar a dar muitas complicações mais vale fazermos tudo de outra forma e abstrair um bocado o java da história ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites
KTachyon

Podes sempre fazer um jogo executável e distribuí-lo. Utilizas a comunicação por sockets e o servidor para conectar as challenges.


“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Share this post


Link to post
Share on other sites
Knitter

Como disse é preciso ter mais informações, além disso o que estás a pedir implica alguma decisão numa direcção. O que posso indicar são algumas sugestões mas mesmo essas implicam que estou a escolher um determinado caminho pela vossa equipa. Java é uma opção como qualquer outra, e como qualquer outra tem vantagens e problemas.

Se querem um sistema que corra no browser, Java tem estas limitações, mas todas as outras tecnologias para browser têm limitações semelhantes ou piores. Se não quiserem ter um sistema no browser então as limitações indicadas não são relevantes, claro que surgem outras ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.