Jump to content
Gabriel SS

java para android [livros/tutoriais]

Recommended Posts

Gabriel SS

Boas,

irei desenvolver uma aplicação em Android e estou com umas dúvidas sobre o development dela: Eu não sei Java, linguagem que permite maior flexibilidade no Android, então terei que aprender.

Queria que me indicassem algum tutorial/vídeo/livro sobre Java, que focasse bem o que é necessário no Android.

Além do livro, gostaria de saber sobre interfaces gráficas para Android.

Grato

Knitter

Java, como linguagem, é igual em Android ou em Desktop, as diferenças fazem-se sentir ao nível da plataforma de suporte. Qualquer tutorial ou livro de Java pode ser usado para aprenderes a linguagem, depois é pegar na documentação oficial da plataforma e ver que classes podes usar. Podes tentar tudo misturado, apendendo a linguagem e a plataforma Android mas, na minha opinião, isso dar-te-á um mau conhecimento de Java.

Nunca encontrei tutoriais de Java que usassem a plataforma Android directamente para ensinar a linguagem, mas podes começar com o tutorial de Java que está na wiki do P@P, que te oferece as principais bases neste momento, e depois passar para a plataforma Android seguindo o documentação oficial que está bastante boa.

Se estás a começar e ainda não usas, recomendo também que uses o Eclipse IDE para facilitar o desenvolvimento já que todos os tutorias que encontras e a documentação oficial fazem referência a esse IDE.

As interfaces gráficas são feitas em XML ou em código e funcionam como outras interfaces em outras APIs Java: usas componentes e gestores de layout para organizar o aspecto da aplicação. Possui algumas características relacionadas com dimensão dos telemóveis e a orientação mas é algo que é explicado na documentação oficial durante os primeiros tutoriais.

Hipnoted

Boas,

O melhor mesmo é seguires os tutoriais que estão no site oficial:

http://developer.android.com

Deixo-te aqui outro site de referência com bastantes tutoriais também:

http://www.vogella.de/android.html

Depois disto deve ir para algo mais "hard", e explorar o SDK mais a fundo.

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Gabriel SS

Muito grato pelo auxílio!

Sobre a IDE utilizada...a mais indicada seria a Eclipse. Porque, visto que se têm o NetBeans como o oficial?

E recomendam algum livro específico de Java, um nome? Achei o Head First, mas não me pareceu muito bom. Não tive contato com o How to program ainda...

Bem que poderia haver a versão do site oficial impressa =(

Cumps!