Jump to content
cheires

Parte estática em site

Recommended Posts

cheires

Olá a todos,

Estou a construir um site em HTML/PHP

A parte principal do site consiste em 3 div lado a lado, menu, texto e destaques.

A minha duvida é a seguinte.

Embora as div do menu e texto sofram alterações à medida que se navega no site, a parte dos destaques não sofre.

Há alguma forma de não ter que criar sempre o mesmo código para a div destaques nas diversas paginas que compõem o site?

Já agora, estou a usar css para os estilos, e tenho estado a criar uma folha de estilos para cada ficheiro html, é esta a forma mais correcta de proceder? Ou posso misturar tudo apenas num css (há div com nomes iguais, mas há diferenças no css)?

Agradeço desde já a ajuda de todos.

Abraço

Caya

Se estás a usar PHP podes usar a função include para incluir partes reutilizaveis do HTML pelas várias páginas.

Não deve ser usado um ficheiro CSS por cada HTML. Deve estar tudo num único ficheiro CSS, excepto raras excepções, que não me parece o caso.

cheires

Obrigado pela ajuda.

Por acaso estou a usar apenas um ficheiro CSS, mas dado o meu background de estudos relacionados com a programação, e como sempre fui ensinado a separar o código por vários ficheiros, para facilitar a detecção de problemas e simplificar o código, confesso que ainda fiquei tentado a criar um ficheiro CSS para cada ficheiro HTML.

Não sendo já para tirar própriamente uma duvida, deixo a discussão lançada.

Porquê de neste caso ter que se ir "contra" o que se aprendeu?

Não ficaria mais simples, um CSS para cada Ficheiro HTML?

Espero que seja uma discussão animada.

Abraço a todos.

brunoais

Não sendo já para tirar própriamente uma duvida, deixo a discussão lançada.

Porquê de neste caso ter que se ir "contra" o que se aprendeu?

Não ficaria mais simples, um CSS para cada Ficheiro HTML?

Então faço a pergunta ao contrário para tu responderes:

Não ficava mais simples um ficheiro CSS para vários ficheiros HTML?

ou

Não ficava mais simples um ficheiro geral para todos (ou quase todos) os HTML e individuais para casos mais extremos?

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

cheires

Penso que isso já irá depender de como tens o teu site estruturado, e como identificas as tag no CSS.

Imagina que tens um botão, mas  queres comportamentos ou aspecto diferente para os 2.

se identificaste pela tag apenas, vais ter o mesmo comportamento para todos os botões, o que até é bom, mas o que pretendes diferente terás que criar um estilo unico só para aquela tag particular. Não seria mais pratico uma estrutura tipo OO?

No C não admite POO, mas depois apareceu o C++ que já faz uso de todas essas vantagens. Mas mesmoem programação C se deve espalhar o código por vários ficheiros por forma a ser mais simples a sua compreensão.

brunoais

Se leres a especificação referente ao CSS:

Dizeres que a tag <button> com o id myidid tem o seu conteúdo a vermelho e dizeres q todas as tags <button> têm o seu conteúdo a verde, a tag com o id myid irá ter o seu conteúdo a vermelho e o resto das tags <button> irá ter o seu conteúdo a verde.

O teu problema é uma coisa deste tipo?

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

cheires

O meu problema não é nenhum, é isso mesmo que estou a fazer.

Apenas lancei uma discussão sobre o assunto, onde pretendia evidenciar as enormes diferenças da programação tradicional da programação web (ou web development).

Sendo na mesma programação, aplicam-se conceitos, se assim quisermos chamar-lhes, bem diferentes.

Caya

Se colocar o CSS num único ficheiro, irás escrever muito menos código visto não teres de repetir regras existentes em todas as páginas e a site terá uma melhor performance visto que o browser só tem de carregar um ficheiro e pode colocar-lhe em cache.