Jump to content
downloader

[Ajuda] Passar valores de lista para matriz

Recommended Posts

downloader

Tenho qui um problema em passar os valores de um lista para uma matriz :wallbash:

Como estou a trabalhar com python á pouco tempo dai precisar de uma mãozinha nesta situação que para alguém pode ser um erro estupido de se corrigir.

x=[4, 4, 3, 4, 4, 4, 2, 3, 4, 4, 4, 1, 4, 4, 5, 2]

q=[0,3,4,6,0,0,0,9,0,7,5,1,3,1,0,0,1,8,1,7,6,6,5,20]
matrix=[[0]*5]*20
uu=0
vv=-1
xx=0
for p in q:
    vv+=1
    if vv==x[xx]:
        uu+=1
        vv=vv-(x[xx]-1)
        matrix[uu][vv]=p
        xx+=1
    else:
        matrix[uu][vv]=p
print matrix

O que pretendo é os valores de "q" entrem ordenadamente na matriz que criei com "0" que tem uma largura de 5 colunas e que no caso decidi que tivesse 20 linhas.

Mas eu não quero que os valores sejam escritos ordenadamente na matriz. Eu quero que por linha só sejam escritos o numero de valores que estão em "x".

Ou seja a primerira linha é contituida pelos primeiros "4" valores de "q", a segunda pelos seguintes "4" valores, a terceira pelos "3" vaslores seguintes....e por ai fora

A matriz que deveria ficra deveria ser mais ou menos a seguinte:

[0,3,4,6,0]

[0,0,0,9,0]

[0,7,5,0,0]

[1,2,3,1,0]

[.....

O meu raciocio foi que fosse á lista "q" e pegasse na primeira posição e coluca-se inicialmente na primeira posição da matriz e ir incrementando só a posição, e quando "vv" (variavel da posição da coluna) fosse igual á primeira posição de x, ou seja x[0] , a variavel uu (variavel da linha) incrementa-se 1 e a variavel da coluna decrementava o valor da posição de "Q" menos 1 para que volta-se a zero.

Em cada ciclo claro subtituia na matriz e a comparação ia ser feita com o próximo valor da lista x.

Só que não está a dar os resultados esperados

Alguem me pode ajudar

Peço desculpa se não estou a explicar o metodo corretamente. ;)

Pedro C.

Se bem percebi o teu problema este código deverá servir:

import numpy as np
q=[0,3,4,6,0,0,0,9,0,7,5,1,3,1,0,0,1,8,1,7,6,6,5,20]
matrix=np.zeros((20,5))
i=0
counter=0
while i < x.__len__():
    j=0
    while j < x[i]:
        if counter < q.__len__():
            matrix[i][j]=q[counter]
            counter=counter+1
        j=j+1
    i=i+1
print matrix

Repara que deixei de usar lista para passar a usar uma matriz numpy. Fiz isto porque são matrizes optimizadas para tratamento númerico (muito ao estilo matlab se conheces a linguagem). É de facto possível fazer isto em lista mas ao experimentar o teu código reparei que estava a atribuir os mesmos valores a todas as linhas da matriz. Deverá ter qualquer coisa a ver com a maneira como a definiste. De qualquer maneira o resultado do código acima foi este:

[[  0.   3.   4.   6.   0.]
[  0.   0.   0.   9.   0.]
[  0.   7.   5.   0.   0.]
[  1.   3.   1.   0.   0.]
[  0.   1.   8.   1.   0.]
[  7.   6.   6.   5.   0.]
[ 20.   0.   0.   0.   0.]
[  0.   0.   0.   0.   0.]
[  0.   0.   0.   0.   0.]]

Smoon

Um dos problemas que tens no teu código é na criação da matriz:

não podes criar a matriz desse modo devido a uma característica do python, pois vê o que acontece:

matrix=[[0]*5]*20
matrix[0][0]=1
matrix

assim as tuas linhas ficam todas repetidas:

>>> matrix

[[1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0], [1, 0, 0, 0, 0]]

porque na segunda vez que usas a operação *, aquilo repete várias vezes a mesma lista (por referência) e quando mudas um elemento num lado muda também no outro.

uma alternativa seria por ex:

l=20                 #numero de linhas
c=5                  #numero do colunas
matrix=[[0]*c for i in range(l)]

isto é uma escrita compacta que faz o mesmo que:

l=20                 #numero de linhas
c=5                  #numero do colunas
matrix=[]
for i in range(l):
matrix.append([0]*c)

isto é para o caso de quereres utilizar uma matriz baseada nas listas normais de Python.

Ou então podes escolher usar a função zeros(...) da biblioteca numpy como te foi sugerido antes:

matrix=np.zeros((20,5))

Se usares a matriz com as listas normais de python, sem o numpy, além de não precisares do módulo adicional podes ter qualquer tipo de elementos (strings, inteiros, floats, etc....).

Com a matriz do numpy só podes ter números, e o processamento de operações algébricas sobre as matrizes com esse módulo é efectivamente muito mais rápido, mas tu não fazes operações desse género nesse código.

De qualquer modo, ainda tens que rever o que se passa com o teu método de escrita dos valores para a matriz dentro do ciclo. Sugiro que faças essa parte como o Pedro C. te indicou pois o modo dele funciona bem e é claro.

Já agora, não entendi a ideia de usar o:

x.__len__()

pois pelo menos até à versão 2.7 de python tem-se o:

len(x)

que faz o mesmo e é de mais agradável leitura, não é?

Pedro C.
Já agora, não entendi a ideia de usar o:

x.__len__()

pois pelo menos até à versão 2.7 de python tem-se o:

len(x)

que faz o mesmo e é de mais agradável leitura, não é?

Era o único comando que conhecia para saber o tamanho de uma lista. Não estava a tentar tentar complicar o código nem nada do género. Mas claro, existindo uma função para fazer isso, faz o código mais legível e provavelmente a função até será mais estável que o método. O len(x) será melhor escolha que o x.__len__(), portanto...

downloader

Caro Pedro C. e Smoon antes de mais obrigado pela vossa ajuda.

De facto esta tarde cheguei ás mesmas conclusões que vocês em relação á matriz. Na verdade o que estava a fazer era a criar uma lista de listas, com as listas sempre repetidas.

Só não postei isso antes por falta de tempo.

Assim sendo decidi refazer o meu código.

import numpy

q=[0,3,4,6,0,0,0,9,0,7,5,1,3,1,0,0,1,8,1,7,6,6,5,20...........]
m=-1
uu=0
matrix=numpy.array([[0]*5]*20)
for n in x:

for i in range(0,n):
      m+=1

matrix[uu][i]=q[m]

uu+=1
   i=0

print matrix

O resultado é semelhante ao do Pedro C.

[[ 0  3  4  6  0]
[ 0  0  0  9  0]
[ 0  7  5  0  0]
[ 1  3  1  0  0]
[ 0  1  8  1  0]
[ 7  6  6  5  0]
[20  0  0  0  0]
.......................
......................
]

O novo código que criei ainda tem o problema de não ter em atenção os tamanhos das listas, como o Pedro C. teve na sua resolução. Mas como quero aplicar este bocado de código noutra situação em que a lista "x" é extremamente muito mais pequena que "q" não há problema.

No entanto a resolução do Pedro C. é de facto a ideal.