Jump to content
_FOCUS_

Copiar para Celula Variavel

Recommended Posts

_FOCUS_

Viva Pessoal,

Tenho um UserForm contendo uma Textbox destinado a Notas e considerações, o que pretendo é que quando grave, o conteúdo dessa textbox seja copiado para a Coluna Notas que se encontra numa tabela, mas primeiro é necessário procurar a linha onde se encontra o cliente e depois copiar para a célula destinada as notas. é possivel faze-lo??? de que forma??

Obrigado

HIT_Braga

Boas

Procuras pelo cliente através de um ciclo FOR...NEXT por exemplo (incrementas as linhas e a coluna não), ou seja está a evoluir no sentido vertical da folha.

Quando o encontras sabes que está na linha x. Depois só tens de escrever na coluna Y linha X.

Sds,

HIT

" Elogios não me elevam, ofensas não me rebaixam, sou o que sou e não o que acham! "

_FOCUS_

Obrigado HIT, mas percebo pouco de VBA, não podes colocar um exemplo para que seja mais fácil compreender?

HIT_Braga

Boas,

Podes tentar algo do género:

For i = 1 To 5
If Worksheets("Folha1").Cells(i, 1).Value = "Paulo" Then
Worksheets("Folha1").Cells(i, 3).Value = 1
ElseIf Worksheets("Folha1").Cells(i, 1).Value = "Pedro" Then
Worksheets("Folha1").Cells(i, 3).Value = 3
End If
Next i

O limite(5) do ciclo for deve ser o número de clientes que tens inseridos, para isto não andar à procura sem nada.

Depois FOLHA1 é o nome da folha em Excel que queres aceder(no meu caso está em Tuga logo Folha1)

Cells(row,coll), ou seja irá aceder à celula que fica na linha x  e coluna y, no caso linha i (incrementada pelo ciclo FOR) e coluna fixa 1.

Para contares quantos clientes tens podes fazer um ciclo While

Dim Conta_Clientes As Integer
Dim i As Integer
contador = 0
i = 1
While Worksheets("Folha1").Cells(i, 1).Value <> ""
Conta_Clientes = Conta_Clientes + 1
i = i + 1
Wend
MsgBox ("Clientes encontrados:" & Conta_Clientes)

Enquanto a celula não for vazia, incrementa o contador e vai iterando linha a linha sempre na mesma coluna.

Sds,

HIT

" Elogios não me elevam, ofensas não me rebaixam, sou o que sou e não o que acham! "

_FOCUS_

Ok pessoal estou mais esclarecido, a ver se vou conseguir obrigadissimo  ;) ;)

_FOCUS_

Viva pessoal,

Podem ajudar-me por favor, estou a usar o seguinte codigo para fazer o que pedi a cima:

Private Sub CommandButton1_Click()
For i = 1 To 6000
If Worksheets("BaseDados").Cells(i, 1).Value = Range("O1") Then
Worksheets("BaseDados").Cells(i, 11).Value = TextBox9.Value
Worksheets("BaseDados").Cells(i, 12).Value = TextBox10.Value
Worksheets("BaseDados").Cells(i, 13).Value = TextBox11.Value
Worksheets("BaseDados").Cells(i, 14).Value = TextBox12.Value
End If
Next i
End Sub

o Certo é que quando faço testar atravês do VBA o macro corre correctamente, e faz o que é suposto, quando tento fazer no excel, quando faço gravar com o botão destinado para o efeito, ele não faz a copia para as celulas, esta algo errado no codigo??

HIT_Braga

Boas

Acho ,penso de que, o teu problema está nesta linha

estás a comparar com não sei o que "=range("01") "...

Deves colocar algo como

If Worksheets("BaseDados").Cells(i, 1).Value = 20 Then"

ou no teu caso tens mesmo que ter uma célula no excel que se chame "O1".

E atenção é o que tens é O1 e não zero1

sds,

HIT

_FOCUS_

bem eu tenho o seguinte UserFom

http://img823.imageshack.us/img823/1870/formui.jpg

Os numeros de clientes estão listados na ComboBox, e  Quando selecciono o numero cliente esse valor vai para a célula O1 da folha base de dados.

o que queria escrever com o esse código era: Percorrer a coluna 1 da folha base de dados e quando encontrar o valor igual ao da O1 (que é o valor seleccionado na combobox), então copia os valores das TextBox para o locais correctos.

Terá alguma relação com o facto do UserForm abrir numa folha diferente da Folha Base dados????, isto faz-me um confusão tremenda, porque se o codigo estivesse totalmente errado, então quando testasse no VBA daria erro, mas o facto é que faz o que é devido

_FOCUS_

Caríssimos,

Estou a ficar fulo com isto  😡 ,

bom modifiquei o codigo neste linha:

não sei se faz algum sentido mas alterei para

If Worksheets("BaseDados").Cells(i, 1).Value = Range("BaseDados!O1") Then

o Certo é que no meu pc ficou tudo a funcionar como é suposto  :cheesygrin:

Agora o problema que me deixou furioso, fui testar no pc da minha colega que tem Excel 2007, e eis a minha surpresa que num do botões que supostamente deveria esconder e ir para um folha que tem este pequeno codigo.

UserForm2.Hide
Worksheets("Tab").Activate

Aparece a mensagem que o Excel encontrou um problema e será encerrado. mas que raio se passa ??????

Helppppppppppppppppppppp!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

HIT_Braga

Boas.

Não sei o que se poderá passar ao certo, mas VBA em Excel2003 e VBA Excel2007, tem destas coisa. Algumas coisas foram alteradas pelo que o código num funciona e em outro encontra problemas.

Se vais ter várias versões de Excel a funcionar com essa folha de calculo, sugiro que passes mesmo a pente fino o código.

Mas melhor do que eu algum Guru deverá esclarecer.

A mim já me aconteçeu o mesmo algumas vezes. Por exemplo uma das coisas diferentes de um para outro é o tratamento visual da página(border,shades,color.etc). Também existem funções que já não dão em 2007 :happybday:

Sds,

HIT

_FOCUS_

Antes de mais obrigado pela respota HIT, mas o problema é ainda mais grave pois nas 3 maquinas que testei todas tem o excel 2007  :nono1:, contudo ja detectei um problema, pois tinha no UserForm um objecto multipage(não sei o nome ;))  e num separador tinha um Grafico feito através Microsoft Chart xx (penso que é assim que se chama). pois bem, eliminei o grafico e no outro pc ja abre sem problemas. agora continuo com problemas no 3º pc (Uff!!!!! isto esta a dar trabalho  :cheesygrin:), nesse pc diz-me que as macros estão danificadas e que foram desligadas, activei o separador do programador nesse pc e uma coisa que achei muito estranho foi o facto do botão das macros estarem inactivos não sendo possivel activar  🤔, vou proceder a reinstalação do office para ver no que da.

_FOCUS_

Actualização: depois de reinstalar o office no PC o erro acontece ja consigo gravar macros, só que me da o erro ao executar o codigo:

Private Sub CommandButton1_Click()
For i = 1 To 6000
If Worksheets("BaseDados").Cells(i, 1).Value = Range("BaseDados!O1") Then
Worksheets("BaseDados").Cells(i, 11).Value = TextBox9.Value
Worksheets("BaseDados").Cells(i, 12).Value = TextBox10.Value
Worksheets("BaseDados").Cells(i, 13).Value = TextBox11.Value
Worksheets("BaseDados").Cells(i, 14).Value = TextBox12.Value
End If
Next i
End Sub

As vezes da-me uma vontade de  :wallbash:, como é possivel este codigo estar a funcionar nos outros PC e neste com a mesma versão do Office não????? Meu Deus AJUDEEEEEEEEEEEEEEEEEEE-MMMMMMMMMMMEEEEEEEEE

HIT_Braga

Boas não desesperes.

Olha as macro desactivadas possivelmente tem a ver com estar activadas ou não no Excel Options, mas esse problema tá resolvido.

Testei o teu código e bomba fixe em Office 2007 PT. Para te poder ajudar tenho de ver o erro.

Sabes fazer debug com breaks ao código certo? Aquela cena de colocar uma bolinha vermelha ao lado da linha?

De que zona do pais és?

Coloca uma mensagem com o erro que te dá, e se possivel em que linha ele breka.

Sds,

HIT

jpaulino

Mas que erro está a dar?

A versão do Excel é igual? O sistema operativos e igual?

Já activaste as macros para todos os ficheiros(macro security) ?

_FOCUS_

Viva segue o printscreen do Erro:

http://imageshack.us/photo/my-images/703/erro1al.jpg

e aqui vai o ficheiro praticamente concluído apenas retirei os clientes por razões óbvias, assim que pedia que pudessem testar a ver se vos da algum erro.

http://www.filefactory.com/file/cc550b0/n/DividaClientesExemplo.xlsm

jpaulino como disse todos os PC usam o Office 2007, e todos usam Windows Xp e tambem ja activei macros para todos os ficheiros no security.

jpaulino

Em primeiro lugar a forma "mais correcta" de referenciar uma worksheet é Worksheets("BaseDados").Range("O1") e não Range("BaseDados!O1"), mas o problema não deve ser esse.

Além disso, e como já te tinha dito antes, não deves percorrer um número de posições fixas (neste caso 6000) mas sim o número de posições que tens em lista. Neste caso seria algo como:

Dim lastRow As Long
lastRow = Worksheets("BaseDados").Cells(Cells.Rows.Count, "A").End(xlUp).Row

For i = 1 To lastRow
    ' código
Next

Que irá fazer um ciclo em 5600 posições e não 6000.

Mas ainda assim não precisas de fazer um ciclo em 5600 linhas para procurar um valor, podes sempre usar o método find:

With Worksheets("BaseDados")

Dim rg As Range
    Set rg = Range("a:a").Find(What:=Range("O1"))

If Not rg Is Nothing Then
         rg.Columns("c").Value = "aaa"
         rg.Columns("e").Value = "bbb"
    End If

End With

Para terminar, sempre que se fazem alterações visuais ao utilizador (apagar, escrever, etc), deves sempre iniciar o código por:

Application.ScreenUpdating = False 

e terminar com:

Application.ScreenUpdating = True 

Lê este artigo do meu blog: Excel: Dicas de VBA - Performance

_FOCUS_

Parece que este código é a melhor solução para o meu caso,

With Worksheets("BaseDados")

Dim rg As Range
    Set rg = Range("a:a").Find(What:=Range("O1"))

If Not rg Is Nothing Then
         rg.Columns("c").Value = "aaa"
         rg.Columns("e").Value = "bbb"
    End If

End With

Só uma pequena questão, devo alterar os valores "aaa" e "bbb" pelo valores das textboxes que tenho no Form certo?. Não ha nada como saber do que se  fala  😳