Jump to content
Sign in to follow this  
Nmar93

Dúvidas Android Development

Recommended Posts

Nmar93

Boas pessoal,

Eu sempre quis seguir programação e ADORAVA empenhar-me em fazer aplicações e/ou jogos para os telemóveis Android.

Percebo VB.Net e tive a ver pelo YouTube tutoriais para Android. Mas não pescava nada daquilo. Entendia uma coisa ou outra. Mas não o que pretendia.

Tenho várias dúvidas e agradecia se me ajudassem ;)

As versões do Android. O seu "making" terá de ser diferente de acordo com a sua versão? Eu queria comprar um Android de prepósito para testar aplicações que faça.

É necessário saber linguagem XML? Reparei que la tinha isso. Sei que Java é necessário e é isso mesmo que tenho andado a aprender pelo YouTube. Ainda sei fazer pouca coisa mas cá me safo. Há que se desenrascar.

Agora vem a "noobice":

Não sei o que é uma API nem o que significa.

Não sei por onde me orientar com tanta pasta e classes lá metidas.

Não sei o que hei-de importar no Java. Sei que este se organiza pelo Import, como se fossem gavetas. No Vb.net tambem tem.

Alguém tem conselhos ou tips para me darem?

Desde já agradeço por criarem assim um fórum, ajuda sempre.

Cumprimentos :(

Knitter

A programação é igual para todos os modelos o que muda é o tipo de capacidades do equipamento e da plataforma. Isto é, as linguagens são as mesmas, as técnicas e as ferramentas também, muda de uma versão para outra a capacidade da plataforma, por exemplo, numa versão podes não ter suporte para máquina fotográfica e na versão seguinte teres.

Mas o que precisas saber, para começar, é igual para qualquer versão.

Linguagens: Java, C e C++ são as 3 necessárias, embora o C e o C++ só seja necessário se pretendes aplicações que precisem de performance extraordinária (jogos principalmente). Se souberes Java podes desenvolver quase tudo. XML não é uma linguagem de programação! ;)

Uma API não é mais que o conjunto de métodos, classes e "funcionalidades" em geral que te são oferecidas numa determinada plataforma. Por exemplo, para aceder ao teclado usas a API que te dá métodos para interagir com um teclado, para tirar fotos usas os métodos que a API te dá para interagires com a câmara, etc.

Primeiro seria bom saberes um pouco de Java, ajuda teres pelos menos os básicos de programação em Java para computadores e saberes o que são Threads e que problemas e solução típicas estão associadas. Também o desenho correcto de interfaces gráficas ( o que se deve e não deve fazer nos métodos dos eventos, etc) são uma mais valia. De qualquer modo o Java presente no Android é quase só sintaxe, muitas das coisas que o Java tem para computadores não estão lá e até a máquina virtual é diferente e implementa coisas de modo bem diferente. O mesmo acontece para C e C++, têm limitações/alterações específicas para Android.

Se os conselhos fossem bons não se davam, vendiam-se :(. O único é mesmo começares por ler os tutoriais e a documentação oficial do site do android, não há nada melhor do que o que lá está ;).

Nmar93

Boas.

Obrigado pela resposta bem rápida.

Então vai ser isso. Eu percebo bastante bem de Inglês e não me custa nada ver tutoriais na Internet.

Tenho andado a ver no Java e já quase que sei fazer as classes. Não é muuuuuito diferente do Vb.Net.

Eu até saquei uns livros na net dos quais explicam tudo, suponho eu, dei uma vista de olhos. Neste momento estou a ler:

"Learn Java for Android Development". Depois vou ler o "Beginning Android 2" e de seguida o "Beginning Android Games".

Depois conforme falem e começam a falar de outras linguagens vou me dedicar para aprender. Estamos cá para isso.

Como daqui a pouco estou de férias, vai ser porreiro dedicar-me nisto. Até um telémovel Android estou a pensar comprar. Queria um LG mas aponta lá um defeito que é no facto da versão do Android ser de 1.6....

Ah e so mais uma perguntinha, ao criar um novo projecto, que versão é que devo escolher para desenvolver?

Mais uma vez, obrigado.

Cumprimentos.

KTachyon

Para começar, podes começar só a desenvolver para o simulador, não precisas, nem deves precisar imediatamente de equipamento concreto.

Em principio, um bom livro deve orientar-te desde a criação do projecto, pelo que te aconselho a veres bem qual deles te começa a introduzir por aí. Um bom livro ajuda-te a conhecer bem o ambiente de programação em que vais trabalhar.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

SirDave

Recomendo o "Hello Android". Fazer o "setup" do Android Development SDK foi mesmo complicado para mim e um livro ajuda imenso. Por outro lado, o emulador é bom, mas real machine vai dar jeito para testares coisas tipo se o teclado virtual estraga a aplicação.

A minha primeira aplicação de jeito foi um "Quadratic Solver". Recomendo isso porque é simples e didáctico.

Ah! E em relação ao XML eu não usei isso (directamente) usei o GUI Editor com o Eclipse.

Be nice to see your eyes, blink them from time to time to relax your retina when using the computer. Blink now!

Nmar93

Muito obrigado pelas respostas.

Eu vou continuar a ler os livros, tenho muito que ver.

Estou a gostar muito da linguagem Java, sinceramente bem mais que o Vb.Net.

E isto do Android estou a adorar a ideia de desenvolver e criar aplicações que dêem para alguma coisa.

Parece ser díficil, mas se não fosse... era tudo a fazer isto. Adoro estes desafios.

Mais uma vez obrigado pelas respostas :(

Nmar93

Boas.

Depois de uns videos pelo YouTube e de ler um livro sobre Java, posso dizer que QUASE consigo escrever sem ajudas, já percebo isto porreiro até.

Eu decidi fazer a primeira aplicação para Android. Assim uma coisa muito simples. Um conversor de graus Celsius para Fahrenheit e Fahrenheit para Celsius. Assim mesmo simples.

Por agora tenho o meu código assim:

Isto é o evento no clique do botão do conversor!

Dá-me um erro APENAS onde diz text. Pus em vermelho para verem melhor.

O Java diz: text cannot be resolved...

De certeza que isto é um erro básico mas bom... qualquer ajuda agradecia!

Cumprimentos

CÓDIGO:

public void myClickHandler(View view)
   {

switch (view.getId()) {
      case R.id.button1:
         RadioButton celsiusButton = (RadioButton) findViewById(R.id.radioButton0);
         RadioButton fahrenheitButton = (RadioButton) findViewById(R.id.radioButton1);

if (text.getText().length() == 0) {
            Toast.makeText(this, "Introduza um número válido",
                  Toast.LENGTH_LONG).show();
            return;
         }

float inputValue = Float.parseFloat(text.getText().toString());
         if (celsiusButton.isChecked()) {
            text.setText(String.valueOf(ConverterFahrenheitParaCelsius(inputValue)));
         } else {
            text.setText(String.valueOf(ConverterCelsiusParaFahrenheit(inputValue)));
         }

if (fahrenheitButton.isChecked()) {
            fahrenheitButton.setChecked(false);
            celsiusButton.setChecked(true);
         } else {
            fahrenheitButton.setChecked(true);
            celsiusButton.setChecked(false);
         }
         break;
      }
   }

// Função para converter pra celsius