Jump to content
Vigaro

Criar Trigger

Recommended Posts

Vigaro

Estou com problemas em criar um trigger.

O que eu quero que ele faça é quando se faz a venda do medicamento ele vê se a quantidade (coluna da tabela stock) está abaixo ou igual ao stockmin (coluna da tabela medicamentos). Se estiver ele insere um nova linha na tabela stockp.

Eu fiz um procidemento e  o trigger chama-o  mas está-me a dar erro e não mudar isso...

create or replace
procedure stocks as
BEGIN
declare
b number
select medicamentos.stockmin into b from medicamentos, stock where stock.nmed=medicamentos.nmed;
when (quantidadet<=b)
insert into stockp values((select max(ordem)+1 from stockp),(select nmed from stock where quantidadet=0),(select (medicamentos.stockmax-medicamentos.stockmin) from medicamentos, stock where stock.quantidadet=0), sysdate+(3*365));
END stocks;

create or replace
trigger controlar
after insert or update on stock
for each row
begin
stocks();
end controlar;

Preciso urgentemente de ajuda tenho que entregar este trabalho na segunda-feira...

Obrigado

brunoais

"Está a dar erro" é tão inútil como dizeres que o teu carro não anda e o outro q descubra (e o problema ser de não meteres a chave).

Se dá erro, indica os erros todos, sem isso, é demasiado complicado encontrar o problema.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Vigaro

Os erros são:

Error(6,1): PLS-00103: Encontrado o símbolo "SELECT" quando era esperado um dos seguintes:     := . ( @ % ; not null range default character 
Error(7,1): PLS-00103: Encontrado o símbolo "WHEN"
Error(8,1): PLS-00103: Encontrado o símbolo "INSERT" quando era esperado um dos seguintes:     * & = - + ; < / > at in is mod remainder not rem    <expoente (**)> <> or != or ~= >= <= <> and or like like2    like4 likec between overlaps || multiset year day member    submultiset 
Error(8,28): PLS-00103: Encontrado o símbolo "SELECT" quando era esperado um dos seguintes:     ( - + case mod new not null <identificador>    <identificador delimitado entre aspas>    <variável de associação> continue avg count current exists    max min prior sql stddev sum variance execute forall merge    time timestamp interval date    <literal de cadeia de caracteres com especificação do conjunto de caracteres>    <número> <cadeia de caracteres de SQL entre plicas> pipe    <literal de cadeia de caracteres entre asp
Error(8,59): PLS-00103: Encontrado o símbolo ")" quando era esperado um dos seguintes:     . , @ ; for <identificador>    <identificador delimitado entre aspas> group having intersect    minus order partition start subpartition union where connect    sample 
Error(8,220): PLS-00103: Encontrado o símbolo "+" quando era esperado um dos seguintes:     . , @ ; for <identificador>    <identificador delimitado entre aspas> group having intersect    minus order partition start subpartition union where connect    sample O símbolo "having" foi substituído por "+" para continuar. 
Error(8,228): PLS-00103: Encontrado o símbolo ")" quando era esperado um dos seguintes:     * & = - + ; < / > at for in is mod remainder not rem    <expoente (**)> <> or != or ~= >= <= <> and or like like2    like4 likec between group having intersect minus order start    union where connect || year day member submultiset 

mauro.edgar

Ora então vamos lá:

Tens muita coisa mal aqui....

_ falta ; a seguir à declaração do number;

_ falta o begin e end depois do declare;

_ de onde vem o quantidadet;

_ depois faz um if como deve ser...

_ essa query de insert está uma miséria mesmo!

Experimenta assim, se é que entendi o teu raciocínio.....

CREATE OR REPLACE PROCEDURE stocks AS
BEGIN
    DECLARE
        b   NUMBER;
        qty NUMBER;
    BEGIN
        SELECT m.stockmin, s.quantidadet
          INTO b, qty
          FROM medicamentos m
          JOIN stock s
            ON s.nmed = m.nmed;

IF qty <= b
        THEN
            INSERT INTO stockp
                SELECT (SELECT nvl(MAX(sp.ordem) + 1, 0)
                          FROM stockp sp),
                       s.nmed,
                       (m.stockmax - m.stockmin),
                       SYSDATE + (3 * 365)
                  FROM stock s
                  JOIN medicamentos m
                    ON s.nmed = m.nmed
                 WHERE s.quantidadet = 0;
        END IF;
    END;
END stocks;

Vigaro

É isso Mauro =D

Só me faltava esse trigger para acabar o trabalho.

Muito Obrigado pela ajuda!!