Gabriel SS Posted June 24, 2011 at 01:13 AM Report #398593 Posted June 24, 2011 at 01:13 AM Boa noite, estou em um projecto de uma aplicação nativa que seria em Air ou em Flash, para o Maemo. Eu pesquisei bastante e não achei uma resposta, então, venho vos perguntar: há aplicações nativas em Flash/Air no Maemo? Eu preciso de um celular com acelerômetro 3D (que suporte os 3 eixos: x, y e z), e o que eu achei é o Nokia N900 (OS = Maemo) e estou com essa dificuldade. Caso o Maemo não suporte apps nativas em Flash/Air, terei que optar pelo OS Android, que suporta essas apps, mas não possui o acelerômetro em 3D. Em uma tabela, o resultado é esse: Maemo Android Suporta app Flash nativo: ? Sim Acelerômetro 3D: Sim -
mjamado Posted June 24, 2011 at 09:10 AM Report #398607 Posted June 24, 2011 at 09:10 AM estou em um projecto de uma aplicação nativa que seria em Air ou em Flash, para o Maemo.Eu pesquisei bastante e não achei uma resposta, então, venho vos perguntar: há aplicações nativas em Flash/Air no Maemo? As aplicações ou são nativas, ou são em Flash/AIR - as duas coisas ao mesmo tempo é que não pode ser... 🙂 Queres perguntar se o Maemo tem a runtime AIR para que possas correr as tuas aplicações, e a resposta é não. Provavelmente, nem nunca vai ter, agora que o Maemo está em rota de colisão com o balde do lixo. Mas o browser suporta Flash. Caso o Maemo não suporte apps nativas em Flash/Air, terei que optar pelo OS Android, que suporta essas apps, mas não possui o acelerômetro em 3D. O Samsung Galaxy S tem uma unidade inercial de 6 vectores, por isso estás à vontade. E deve haver outros modelos com isso. "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.
Gabriel SS Posted June 24, 2011 at 04:56 PM Author Report #398685 Posted June 24, 2011 at 04:56 PM Isso mesmo, acertou no que eu quis dizer 🙂 - perdão pelo enrosco que causei na compreensão - sobre o Maemo. Já que ele não tem capacidade para correr, vamos a procura de outro... O Galaxy S seria o I9000 ou o referido seria o SII? Saberia me informar se o Galaxy Ace também possui o acelerômetro de 3D? Procurei sobre isso e não cojnsegui achar 👍 Grato
mjamado Posted June 24, 2011 at 05:05 PM Report #398688 Posted June 24, 2011 at 05:05 PM O Galaxy S seria o I9000 ou o referido seria o SII? Saberia me informar se o Galaxy Ace também possui o acelerômetro de 3D? Procurei sobre isso e não cojnsegui achar 🙂 Eu referia-me ao S (I9000). O S II, à partida, também terá. O Ace é que já acho mais difícil... P.S.: mas era para quê? É que os IMU dos telemóveis não costumam ser grande espiga... Não seria mais fácil enjorcares aí um sistema com um Arduino, ou algo do género, usando uma IMU 6DOF em condições? "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.
Gabriel SS Posted June 24, 2011 at 05:20 PM Author Report #398693 Posted June 24, 2011 at 05:20 PM Exato! Esse projeto tem relação com um Arduino! O acelerômetro verificará a inclinação do celular, mostrará através da app em Air/Flash e enviará o sinal via bluetooth até o Arduino. Desculpe a ignorância, mas o IMU 6DOF é um acelerômetro pro Arduino, certo? Acabei de entrar em contacto com a Motorola e eles disseram que o Motorola Defy tem o acelerômetro 3D. Isso confere? Não senti confiança na mensagem deles...
mjamado Posted June 24, 2011 at 11:51 PM Report #398757 Posted June 24, 2011 at 11:51 PM O acelerômetro verificará a inclinação do celular, mostrará através da app em Air/Flash e enviará o sinal via bluetooth até o Arduino. Mas que grande filme! 😞 Se a ideia é que o Arduino tenha esses valores, e que o telemóvel só servirá para isso, mais vale retirá-lo do cenário e usar apenas electrónica - mais barato e mais simples. Desculpe a ignorância, mas o IMU 6DOF é um acelerômetro pro Arduino, certo? IMU 6DOF é a designação genérica desses dispositivos, podem ser para o Arduino ou não: Inertial Measuring Unit 6 Degrees Of Freedom (isto é, os seis graus de liberdade são os três eixos em translação e os três eixos em rotação). O melhorzinho que eu conheço, para o Arduino, é o Razor IMU 6DOF. Acabei de entrar em contacto com a Motorola e eles disseram que o Motorola Defy tem o acelerômetro 3D. Isso confere? Não senti confiança na mensagem deles... Isso já não sei, mas deves encontrar essa info por aí na 'Net. Sabia do Galaxy S porque tenho um... 😉 "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.
Gabriel SS Posted June 25, 2011 at 12:36 AM Author Report #398768 Posted June 25, 2011 at 12:36 AM Eu falei de um celular pois preciso de um também..então, iria unir a necessidade à utilidade 😞 mjamado, sabe algum site que eu possa testar o acelerômetro do celular? Dependendo como for, vou à uma loja e peço para conferir o desempenho do telemóvel e acesso esse site na hora...ou alguma desculpa do tipo 😉
Gabriel SS Posted June 25, 2011 at 12:51 AM Author Report #398769 Posted June 25, 2011 at 12:51 AM O esquema de funcionamento seria +- esse, visto que o celular funcionaria como um manche/joystick, com os mesmos movimentos, sacas? Se "puxas" o p/ frente, executa uma função; "tomba" o celular p/ trás, outra função; vira p/ direita, outra função e assim segue...
mjamado Posted June 25, 2011 at 01:26 AM Report #398772 Posted June 25, 2011 at 01:26 AM Assim um site, não conheço. Mas há várias app's (gratuitas) no Market que dão para ver isso... O Sensors Monitor, por exemplo. "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.
Gabriel SS Posted June 25, 2011 at 12:59 PM Author Report #398798 Posted June 25, 2011 at 12:59 PM Agora estou com uma dúvida: Um acelerômetro 3D seria necessário nesse caso da "função" manche? Porque ele não iria dar Pitch, Roll e nem Reading...ele só iria variar no eixo z e y, concorda?
mjamado Posted June 25, 2011 at 01:07 PM Report #398800 Posted June 25, 2011 at 01:07 PM É para um "objecto voador"? Se sim, precisas dos três eixos. Num avião, se inclinares para a frente e para trás é o pitch, para os lados é o roll e se o rodares é o yaw, tipo os pedais (na realidade, num avião "a sério" só consegues o yaw com uma combinação de pedais e um bocadinho de manche - se usares só os pedais, o avião vai "deslizar" de lado). Se for um helicóptero, as inclinações para a frente, para trás e para os lados fazem o heli deslizar nessas direcções, se rodares funciona como os pedais (isto é, o heli gira sobre si no mesmo sítio) e ainda te falta outra função, para subir e descer. "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.
Gabriel SS Posted June 25, 2011 at 01:11 PM Author Report #398801 Posted June 25, 2011 at 01:11 PM Não...é para um carrinho... Não sei se expliquei direito o funcionamento, mas aqui, uma analogia...pense no celular como o manche: Manche para trás = Acelera Manche para frente = Freia Manche para direita = Vira à direita Manche para esquerda = Vira à esquerda] Como não tem como o carrinho dar pitch, roll e yaw, penso que talvez não seria necessário os 6DOF mas sim somente 3. Concorda?
mjamado Posted June 25, 2011 at 01:26 PM Report #398803 Posted June 25, 2011 at 01:26 PM Pois, é isso. Dois eixos chegam, e apenas os da função de giroscópio (isto é, não precisas das funções de acelerómetro). "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.
Gabriel SS Posted June 25, 2011 at 01:27 PM Author Report #398804 Posted June 25, 2011 at 01:27 PM Logo, qualquer celular com acelerômetro serviria?
mjamado Posted June 25, 2011 at 02:09 PM Report #398809 Posted June 25, 2011 at 02:09 PM Logo, qualquer celular com acelerômetro serviria? Não, ao contrário: qualquer um com giroscópio. Mas os que tem este, têm o outro (normalmente, está tudo dentro do mesmo pacote). Atenção, que há aí alguns com tilt sensor, que só serve para detectar quando o telemóvel está ao alto ou deitado - estes não servem. "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.
Gabriel SS Posted June 25, 2011 at 05:43 PM Author Report #398829 Posted June 25, 2011 at 05:43 PM Mas não há celular com giroscópio :S
Gabriel SS Posted June 25, 2011 at 09:53 PM Author Report #398866 Posted June 25, 2011 at 09:53 PM Em correção ao que disse, o celular que há giroscópio é o iPhone 4...:S Mas, no exemplo do celular vir pra trás, como um manche, sendo que a função fosse brecar/diminuir a velocidade...o que ocorreria: Situação 1 - O eixo Z ficaria negativo Situação 2 - Ocorreria um Pitch Qual situação iria ocorrer? Grato!
mjamado Posted June 26, 2011 at 01:56 AM Report #398898 Posted June 26, 2011 at 01:56 AM Em correção ao que disse, o celular que há giroscópio é o iPhone 4...:S E o Galaxy S (e outros, provavelmente, mas este de certeza). Mas, no exemplo do celular vir pra trás, como um manche, sendo que a função fosse brecar/diminuir a velocidade...o que ocorreria: Situação 1 - O eixo Z ficaria negativoSituação 2 - Ocorreria um Pitch As duas situações são a mesma. Um pitch (positivo ou negativo) é uma variação num eixo (normalmente, o Z, mas depende do referencial do dispositivo). Tens que fazer testes, e ver qual é o eixo que varia nessa situação. "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.
Gabriel SS Posted June 26, 2011 at 03:58 PM Author Report #398959 Posted June 26, 2011 at 03:58 PM Pois bem....acho que está havendo um pequeno equívoco... Achei uma explicação do Steve Jobs sobre o giroscópio e o acelerômetro: https://www.youtube.com/embed/ORcu-c-qnjg?feature=oembed [Link do YouTube]E com o vídeo, acho que essa função de vir pra frente e para trás é desempenhada pelo acelerômetro, e não giroscópio....ou eu posso ter me confundido mais ainda com o vídeo 😞
KTachyon Posted June 26, 2011 at 05:16 PM Report #398973 Posted June 26, 2011 at 05:16 PM Com o acelerómetro só não consegues detectar as rotações em torno do eixo da gravidade. Daí a necessidade do giroscópio. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
Recommended Posts