Jump to content
Sign in to follow this  
dias19

Alimentação de componentes

Recommended Posts

dias19

Boas

Era o seguinte, tenho um projecto que tem 2 sonares e 1 motor servo , que são ambos alimentados a 5v...

Qual era a melhor forma de assegurar a sua alimentação, com o projecto já em funcionamento ??

Tou a pensar uma fonte de 24v, depois fazer uma placa rectificadora de tensoes para 5v com 3 Outputs..

É a maneira mais fácil ??

Obg

asena

o q quer dizer com o projecto já em funcionamento ?

Se todo o circuito é alimentado a 5V, porquê usar uma fonte de 24V? isso é desperdiçar energia e dinheiro.

Não diz q tipo de servo está a usar, mas calculo q seja dos pequenos, gastam pouco.

Então... um vulgar "carregador de telemovel", daqueles q têem saída de 5V, chega perfeitamente.

Mas... a minha experiência diz-me q os sonares e o servo não estão ligados uns aos outros, deve ter de certeza mais componentes e sistemas a consumir.

Mais detalhes sff !

dias19

sim, tenho muitos mais componentes...em funcionamento para estes ja tenho forma de os alimentar...

so m faltam estes 3 componentes, cm eu já referi consomem todos 5v...

bubulindo

Não fazemos ideia do tamanho do teu sistema... logo aconselhar algo tão importante como uma fonte de alimentacão é um exercício frustrante uma vez que não podemos especificar muito.

Assim por alto, o sistema tem comunicacões rádio? Tem muitos LED's? Motores? É para ser usado em casa num ambiente familiar, ou em ambiente industrial?

Então, como conselho básico:

Se for para um ambiente industrial, criar uma fonte comutada que aceite 24V dc é o ideal e não terás de te preocupar com o transformador, uma vez que essa é uma das tensões mais comuns nesses ambientes, mas só se for para estar dentro dum painel, senão uma alimentacão completa será necessária.

Se for para uma espécie de robot, não vais precisar disso, vais usar baterias. 12 ou 24V.

Se for para estar em casa e não consumir muita corrente, podes sempre usar um daqueles carregadores de telemóveis, ou transformadores universais. Tem cuidado porque alguns não rectificam a corrente.

Se a corrente consumida for muito elevada, então não será pior seres tu a desenhar a fonte, com um transformador, rectificador e filtragem. Mas isso já não é propriamente "electrónica do arduino"... convém que seja feito por alguém com conhecimentos.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}