Jump to content
Sign in to follow this  
Neno

Duvida em funções

Recommended Posts

Neno

Boas pessoal

Antes de mais queria dar os parabéns aos criadores do site é bastante útil para tirar duvidas e ganhar novos conhecimentos.

Agora a minha dúvida; O seguinte problema fui me apresentado num guião de AP e por mais que tente não lhe consigo dar a volta

Construa uma função que que escreva uma linha de n asteriscos. O valor de n é passado como argumento. A declaração da função poderá ter o seguinte formato: void linha(int n).

Até aqui tudo bem, pensava eu porque  introduzi o seguinte código e e que em vez de conseguir que a função introduza n asteriscos ela apenas me introduz um, independentemente do valor dito pelo utilizador....

#include<stdio.h>

static int i, tam;

void linha(int tam)

{

for(i=0; i<tam; i++)

putchar('*');

}

void main()

{

printf("Tamanho:");

scanf("%d", &tam);

}

:wallbash:

Alguma sugestão que me possa ajudar a resolver este problema?

Muito obrigado desde já, cumprimentos

Neno

Podem apagar o post..  :(

Como devem ter reparado a função linha não fui chamada na main na versão que postei, o que é mto estranho porque tenho a certeza de que a tinha posto na primeira versão que fiz deste problema e que não funcionava na mesma, mas desta vez assim que a pus la a função funcionou perfeitamente..... A coisas do demónio, foi preciso postar o problema para ele funcionar!!  :cheesygrin:

Cumprimentos

Localhost

Bem vindo.  :(

Ia mesmo agora responder, e ia-te perguntar onde é que estava a chamada à função lol.

Anyway, tens alguns problemas no teu código. Não deves declarar variáveis que utilizas em ciclos, etc. como globais visto que muitas vezes damos o mesmo nome a variáveis que vão ter esse uso e depois acabamos por ter erros estúpidos e que nem compreendemos bem. Depois deves declarar a função main com retorno do tipo int e não void. É um standard que deve ser respeitado.

Notas:

* Utiliza as tags code. [ code = C ] código aqui [ /code ], sem os espaços.

* Isso é C e não C++ pelo que deve ser postado na área de C e não C++.

here since 2009

Neno

Boas

Pois é... :( Devo me ter enganado a escolher.. Ahahah

Muito obrigado pelas correcções ao meu código. Normalmente não costumo declarar variáveis globais, foi apenas uma das tentativas de conseguir por o código a funcionar.. :cheesygrin:

Muito obrigado pela resposta tão rapida

Cumprimentos