Jump to content
Sign in to follow this  
sammael

Fazer append no nó raiz do xml

Recommended Posts

sammael

Boas pessoal,

ando a tentar guardar uns dados num ficheiro xml e até aí tudo perfeito, consigo, tanto ler como escrever no ficheiro. Mas o problema é que, sempre que desejo acrescentar alguma coisa no tal ficheiro xml tudo o que lá estava é substituído pela nova entrada, o que não me parece fazer muito sentido porque, quando escrevo no ficheiro, escrevo lá, todo o conteúdo de duas listas que são preenchidas durante a execução do programa, ao ler desse ficheiro carrego o conteudo do ficheiro para essas listas, logo quando voltar a escrever, o que deveria ir para o ficheiro seria toda a info que já lá estava mais a nova, não percebo, no fundo isto acaba por ser uma forma de fazer appending, mas ao que parece não funciona. Eu já tentei com FileStream(path, mode.Append) mas ao fazer isto tmbm escrevia o nó raiz (assim ficava com 2 raizes), o que eu compreendia pk isso foi azelhisse minha  :(

o que eu queria era alguma forma de fazer append para dentro do no raiz mas sem andar a ler o ficheiro à procura do ultimo elemento inserido, como em C++ onde para abrir ficheiros podiamos escolher os vários modos e tinha lá akele fabulástico append.

Obrigado desde já.

Abraço

herty

Uma das vantagens de usar c# ou outra linguagem .NET é que podes serializar o ficheiro xml.

Ou seja tens de construir uma estrutura baseada no xml e conseguir encaixar todos os valores nessa estrutura.

Google -> "serialize and deserialize c#"

Vais encontrar de certeza muita informação.

Cump.

sammael

Aaaaaahhhhhhh não sabia que isso da serialização era para xml eheheheheh obrigadão Abraço

sammael

Bem ao que parece não parece nenhum bicho de 7 cabeças.

Acredita poupaste-me um trabalhão com isto, eu já tava a ver caminhos menos ortodoxos eheheheh

Ok em caso de dúvida, não hesito  :cheesygrin:

Abraço

kongas

Boas,

se tiveres problemas, aconselho-te uma leitura muitíssimo rápida que pode ajudar-te muito, como já me deu jeito a mim!

vais ao pplware e procuras Linq para XML, quanto a mim, facilitou-me muito a vida...

Abraço!

sammael

Em primeiro lugar quero voltar a agradecer ao herty, MUITO OBRIGADO, consegui resolver o problema em 30 minutos (e nem chegou a isso xD ), foi realmente fácil com a serialização. E relativamente simples.

Isso do Linq para XML... pensei que era so para SQL ...  que não fazia a mínima ideia que isso também existia para XML  🤔  Mesmo já tendo resolvido o problema eu vou ver isso, saber não ocupa lugar n é ? xD

Muito obrigado a ambos,

Cumps  ;)