Jump to content
rjsma

Conflito com o mysql_real_escape_string

Recommended Posts

rjsma

Boas,

Andava aqui a proteger o meu formulário da falha xss e é ai que deparo que tenho um problema com a função do real_escape_string.

if(isset($_POST['submeter'])){
$mensagem = mysql_real_escape_string($_POST['mensagem']);

$mensagem = nl2br($mensagem);
}

Ao usar a função do mysql_real_escape_string  e como é obvio ele anula uma outra função que é o nl2br. Não sabem como posso solucionar este problema?

Abraços

brunoais

O mysql_real_escape_string() é para ser usado exclusivamente com o mysql_query(). Não tem mais usos. Usar para o quer que seja mais torna-o inconsistente e imprevisível.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

XRS

O objectivo é guardares numa BD e enviares por exemplo um E-mail ao utilizador bem formatado? Ou o objectivo é mesmo guardares na BD com essa formatação?

rjsma

O mysql_real_escape_string() é para ser usado exclusivamente com o mysql_query(). Não tem mais usos. Usar para o quer que seja mais torna-o inconsistente e imprevisível.

EU uso o mysql_real_escape_string para prevenir no formulario o sql injection.

O objectivo é guardares numa BD e enviares por exemplo um E-mail ao utilizador bem formatado? Ou o objectivo é mesmo guardares na BD com essa formatação?

Utilizo o nl2br para guardar na base de dados as quebras de linhas (<br>) que é inserido numa textarea para depois listar esse registo.

Se não usar a função nl2br, acontece-me isto.

Texto inserido na textarea

Olá, isto é um teste...

Cumprimentos.

Na listagem do registo:

Olá, isto é um teste... Cumprimentos

brunoais

Experimenta usar o nl2br() antes do mysql_real_escape_string()

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

rjsma

Já experimentei, anula sempre a função nl2br porque esta função utiliza tags e o mysql_real_escape_string() anula sempre essas tags

scorch

Sim, podes substitui-los tu manualmente. Usas a função str_replace(). Vai dar ao mesmo, acho. :(

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

rjsma

o str_replace não serve para trocar strings?  :dontgetit:

Se não usar o nl2br acontece-me isto.

Texto inserido numa textarea.

Olá, como estás?

......

......

Cumprimentos

Mas depois na listagem desta mensagem, já não lista com o mesmo formato que foi escrita na textarea.

Resultado:

Olá, como estás?............Cumprimentos

É por isso que usava o nl2br, mas agora visto que tenho aqui um conflito com  mysql_real_escape_string() que me anula a função, tenho que seguir outro caminho para mostrar o registo formatado como deve ser.

A função str_replace penso que não faz o que eu quero.

scorch

Faz. Só tens de substituir todos os \n para <br />. :(

rjsma

Faz. Só tens de substituir todos os \n para <br />. :(

O problema é que não grava nenhuma tag( nem \n nem <br/>). Se usar o nl2br  aparece-me o <br/>.

scorch

Hum... Estranho. Mostra o código que estás a usar. 🤔

rjsma

$mensagem = $_POST['mensagem'];

.....
.....
}

E isto grava-me na bd de seguinte forma:

Olá,isto é um teste...<br />

<br />

Cumprimentos...

brunoais

Podes mostrar mais código nesse if?

rjsma

Podes mostrar mais código nesse if?

Claro! :(

$utilizador = mysql_real_escape_string($_SESSION['utilizador']);
$mensagem = $_POST['mensagem'];
date_default_timezone_set('Europe/Lisbon');
$data = date("Y-m-d");
$hora = date("H:i:s");

$consulta_inserir = mysql_query("INSERT INTO comentarios (id_url, utilizador, mensagem, data, hora) VALUES ('$id_url','$utilizador','$mensagem','$data', '$hora')");
$consulta_estatisticas = mysql_query("UPDATE utilizadores SET nr_comentarios = nr_comentarios + 1 where utilizador='$utilizador'");
$nr_comentarios = mysql_query("UPDATE favoritos SET nr_comentarios = nr_comentarios + 1 where id='$id_url'");

if($consulta_inserir < 0){
echo "Não foi possível enviar o comentário";
}
}

mAiN_iNfEcTiOn

Olá azevedo,

Sugiro o seguinte:

$mensagem = htmlentities($mensagem); # Isto converte os <br/> para <br/> (ou algo do género)
$mensagem = mysql_real_escape_string($_POST['mensagem']);
}

E depois, quando fores adquirir novamente da base de dados, fazes o html_entity_decode:

$mensagem = html_entity_decode($mensagem);

....

De qualquer forma, queria deixar bem claro que o problema poderá advir do facto de teres o magic_quotes_gpc() activo...

Verifica qual é o resultado do código:

var_dump( get_magic_quotes_gpc() );die();

Se der 1, é porque efectivamente estará activo e terás que fazer (através do .htaccess):

php_flag magic_quotes_gpc Off

Abraço

rjsma

mAiN_iNfEcTiOn segui a tua sugestão com pequenos ajustes. Agora funciona correctamente.

Obrigado  :)