Jump to content
thoga31

EventArgs para PaintEventArgs

Recommended Posts

thoga31

Olá camaradas.

Com certeza que quando se iniciaram na classe Graphics do espaço System se depararam com o famoso problema de carregar num botão e, com isso, ordenar-se a pintura de um Panel ou da Form ou outro.

Já tive de criar sistemas complexos para conseguir relacionar estes eventos, mas decidi que era altura de falar com os experts. :D

Tenho um Button, o OK_Button, cujo objectivo é pintar um círculo no meio de um Panel, o Panel1. Para pintar o Panel, criei um Private Sub, chamado Pintar.

O meu problema está num calcanhar de Aquiles do VB.NET: para se pintar ou fazer outra coisa qualquer, é necessário inicializar os eventos, neste caso é preciso que o Graphics receba um "valor"... Como o faço no evento Click do OK_Button?

Mais, como faço para que no Sub Pintar ele pinte o Panel e não a Form? Quando chamado pelo evento Paint do Panel1 é fácil, não é preciso nada, mas com o botão não sei...

Private Sub Pintar(ByVal g As Graphics, ByVal X As Integer, ByVal Y As Integer)
        With g
            Using caneta As New Pen(Color.Red, 2)
                .DrawEllipse(caneta, New Rectangle(X, Y, 80, 80)) 'Círculo
            End Using
        End With
    End Sub

Private Sub OK_Button_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles OK_Button.Click
        'Pintar... ??
    End Sub

Private Sub Panel1_Paint(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.Windows.Forms.PaintEventArgs) Handles Panel1.Paint
        PintarCirculo(e.Graphics, 30, 30) 'Este é fácil...
    End Sub

Espero ter sido claro.

Cumprimentos,

thoga31 :)

Knowledge is free!

ribeiro55

Não é um, nem "o" calcanhar de Aquiles do VB.NET :D

Basta-te o CreateGraphics para dentro de uma referencia do tipo Graphics

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
        Dim g As Graphics = Panel1.CreateGraphics

g.DrawEllipse(Pens.Black, 20, 20, 50, 50)
    End Sub

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

thoga31

Olha, agora é que já não é mesmo nem um nem o Calcanhar de Aquiles. Agora que já sei... :)

Obrigado, está a funcar na perfeição! :D

Knowledge is free!