Jump to content
Sign in to follow this  
big_dady

Equipa Open Source Portuguesa

Recommended Posts

big_dady

Ando com esta ideia a muito tempo e decidi implementar a minha ideia.

Tudo isto se resume a criar uma equipa de programadores portugueses que criam software todo Open Source. Publicando isto num site - já se encontra em desenvolvimente por um Design Multimedia e Audiovisuais - e ganhando experiencia.

Objectivo numero um, o Open Source é uma das maneiras de declararmos às empresas que temos experiencia e partilhamos com os outros. Seguindo assim a filosofia da Google que é tudo Open Source tudo Freeware mas quem o fez fomos nós.

Com isto quero dizer o seguinte, se este projecto começar a ter dimensões medianas as empresas de software começam a ter algum interesse em programadores da equipa. Assim sendo isto para além de ser um projecto de criação de OS portugues pode ser uma grande oportunidade de ser visto com bons olhos pelas empresas.

Isto na programação é simples, és bom se tiveres projectos e experiência se não és um pequeno coder.

Quem estiver interessado é so dizer ...

Porque tenho que fazer um recrutamento.

Yours, Bid_dady

softklin

Boas big_dady, não é o primeiro projecto de criação de um SO que aparece por aqui, mas a verdade é que são poucos os que conseguem continuar. Já tens/têm alguma ideia do que vão fazer, arquitecturas alvo, desenvolvimento do kernel, linguagens usadas, ...?

Será open source, ou estão a pensar numa vertente mais comercial?

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

big_dady

Tudo Open Source.

Tudo Freeware.

Linguagens utilizadas: MySQL, VB.Net, C, Python, etc ...

Isto das linguagens utilizadas varia muito, por exemplo, eu adoro programar em Vb.Net mas chegas tu e dizes epa isto assim e assim ficava porreiro em C#. Tudo bem. Fazes em C#.

A unica coisa aqui que temos de cumprir é o OS. mais nada.

Por exemplo, eu estou a acabar o meu projecto de Gestão Escolar.

Esta na fase Beta.

Ja tenho um de Gasolineiras, etc...

Pode-se fazer milhares de programas. Basta ter gosto :D

E o meu grande objectivo é conseguir criar uma boa equipa e que as empresas saibam que aqueles tipos têm experiencia, percebem, são programadores.

Numa fase inicial e obvia era desenvolver conteudos para Windows, porque a quota de mercado é enorme e isso é uma mais valia para nós.

Claro que quem quiser entrar numa onda de fazer algo para Linux, Unix etc... Força ! A gente faz.

Eu nao sei, mas aprendo, faz-se os trabalhos de casa como custumo dizer.

Quero que isto se torne numa "brand" que o Open Source, Freeware e Qualidade. Sejam o grande marco.

Opá posso tar a sonhar, mas nada é impossivel, o meu programa de gestao escolar mais uns meses e tá ai para as curvas.

Eu sou um bocado louco neste tipo de coisas, gosto de programar e acho que ha por ai gente como eu.

Yours, Bid_dady

big_dady

Open Source,

Partilhar o que fazes com os outros.

Meter o Exe Freeware para o usarem.

Yours, Bid_dady

Localhost

Então muda lá o título porque já enganaste o softclean, por exemplo. Foi pertinente a minha pergunta porque "OS" induz em erro visto que também pode significar "Operative System" (que é a designação mais comum).

Ainda não entendi bem o objectivo do post... nem sei se se pode considerar isto um projecto...

here since 2009

big_dady

OK,

Explicar em meia duzias de palavras.

Grupo de Programadores, que fazem programas de qualidade pelo simples facto de ganhar experiencia.

Yours, Bid_dady

softklin

:$ Ok, fiquei completamente iludido pelo título, peço desculpa... Eu pensei que com OS te referisses a Operating System, e não Open Source...

Sendo assim, o objectivo é criar uma equipa que programe em diversas linguagens, mas que todo o software produzido por vós seja open source, correcto? Bem, também não foi a primeira tentativa de criar um grupo nesses moldes, mas tudo depende como se encaminha a coisa. Eu proponha que tivessem objectivos bem definidos, e até avançar já com uma ideia concreta de um software, por exemplo, esse de gestão escolar.

Vão dando novidades, e quem sabe, apresentar os vossos projectos nesta secção.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Localhost

Não entendo a razão pela qual queres juntar necessariamente "um grupo". Para se ganhar experiência não se pode "fazer programas" sem ser em grupo? Parece-me que esta ideia é um bocado atirada para o ar...

here since 2009

big_dady

O meu objectivo era tentar que alguem me acompanha-se se não iria sozinho sem problema algum.

Proximo passo é um programa que estara aliado a um outro software Open SOurce - OsCommerce.

Depois publico o programa no site e aqui.

Quem estiver interessado em juntar-se ao grupo por favor diga.

Yours, Bid_dady

big_dady

Programação em grupo da melhores resultados.

Isso agora depende da opinião de cada um.

Mas ja entendi que por aqui mais vale tar quieto. Não aprovam isto mais vale dizerem no :D .

Se quiserem podem retirar o Post.

Obrigado a mesma.

Yours, Bid_dady

Localhost

Calma. Apenas disse aquilo porque me pareceu que ainda não tinhas nada definido em concreto, e a minha opinião mantém-se. Parece-me que essa ideia ainda está no mínimo verde e ainda não tens nada em concreto. Logo isto não é bem um projecto mas sim uma ideia a longo prazo.

Não precisas de te irritar, um dos requisitos para se ter um projecto é saber aceitar e discutir críticas.  :D

here since 2009

big_dady

Ok,

- > Criar Aplicativos Open Source

- > Publicar no Site

- > Ganhar Experiencia e Curriculo.

- > Programar por gosto

-> Criar o que ? Programas de Gestão, Mini Aplicativos, Bots, Browsers.

- > Primeiro trabalho criar o Browser - Porque é facil, pode-se fazer muitas coisas através de um pequeno browser, como gestão de emails, permissoes de sites, etc ...

Isto de ter tudo definido é mt dificil porque a qualquer momento temos ideias novas.

Yours, Bid_dady

Localhost

Agora levanta-se um novo problema. Imagina que eu até tenho já algo feito, tudo sozinho, ou até com um grupo. Dá-me motivos para eu, digamos, partilhar esse meu projecto contigo.

A ideia é boa, mas lá está, requer muito trabalho e tempo. E acredita que isso de que falaste não é assim tão simples como pensas. E mais a mais, vai ser difícil encontrares pessoas que façam projectos dessa espécie apenas por gosto.

here since 2009

big_dady

Exactamente,

Tenho o meu projecto de Gestão Escolar pronto.

Mais 2meses de trabalho em cima dele e meto lhe pequenos detalhes e consigo comercializalo. O que é que eu ganho de partilha-lo ?

Que é que eu ganho de mete lo Open Source ? ...

Não ganho nada, mas também nunca iria ganhar portanto. Publico na net e ganho créditos.

Yours, Bid_dady

Knitter

Junta-te a um dos vários projectos de software livre que já existem e que precisam de programadores e colaboradores noutras áreas. Consegues o objectivo de aprender e de ter alguém com quem trabalhar, e tens a vantagens de ter quem te ensine e já tenha experiência em desenvolvimento. Além disso ajudas os projectos que por aí existem colaborando e desenvolvendo software que já tem visibilidade e, em muitos casos, provas dadas.

Localhost

True. Esqueci-me de te recomendar isto. É realmente melhor juntares-te a um projecto qualquer visto que esses já costumam ter objectivos bem definidos, etc.

here since 2009