Jump to content
dennis3380

cloud é o futuro!

Recommended Posts

dennis3380

boas pessoal,

acabei de ver um video de uma entrevista recente a um director da microsoft e fiquei pasmado com o investimento de biliões de dólares na cloud computing como objetivo principal da empresa nos próximos anos.

Lebrei-me tambem de um video recente sobre sistemas operativos a funcionar diretamente atraves do browser, estive a pesquisar e encontrei vários projectos activos para criar OS na cloud. Google Chrome OS é um deles mas o que mais me impressionou foi o cloudme OS (www.cloudme.com).

Cloudme funciona directamente atraves do browser (mozzilla, IE, chrome), e funciona como qualquer OS no nosso pc, temos um disco rigido na cloud (penso que de 3 gb), e temos várias aplicações que podemos usar inclusive icones no desktop que podemos drag&drop. O maior problema é a velocidade, obviamente ainda tem que resolver alguns bugs e talvez esperar uns anitos para termos uma internet mais rápida.

Quere isto dizer que não vamos precisar fisicamente de um pc no futuro, e só precisaremos de um monitor, um rato e um keyboard???

A nossa internet ainda vai melhorar e ficar mais rapida???

Quantos anos precisaremos ate tudo isto acontecer?!

Video do Chris Pirillo em relação a este tema:

https://www.youtube.com/embed/9bzLqEciLVU?feature=oembed

mjamado

Isso já aconteceu, e foi abandonado. No tempo das antigas mainframes funcionava assim - e não era bonito de se ver.

De certeza que queres confiar todo o teu trabalho numa localização remota que pode estar ou não disponível? Quem paga a produtividade perdida quando a 'Net vai abaixo?

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

dennis3380

pois eu ja pensei nisso, mas estou a pensar que dentro de uns anos todos teremos fibra e será muito dificil que tenhas algum tipo de corte na ligação de internet, só mesmo se ficares sem luz... e obviamente estamos a falar de varios tipo de serviços de cloud, uns provavelmente melhores e mais fiavieis que outros!

SirDave

"A nossa internet ainda vai melhorar e ficar mais rapida???" A ZON fornece 1GB de internet a um preço muito elevado para empresas, queres mais? :)

Eu uso servidores para tudo, uns meus e outros da Google e outros do Git, SVN, Mercurial, etc.. Uso o Google Docs e os meus documentos estão todos guardados não-sei-onde e sabes que mais? Não me interessa.

Uso Repositórios para o meu código e estão não-sei-onde e não me importa porque posso acedê-los de onde quiser.

Be nice to see your eyes, blink them from time to time to relax your retina when using the computer. Blink now!

dennis3380

Uso Repositórios para o meu código e estão não-sei-onde e não me importa porque posso acedê-los de onde quiser.

exatamente!

fau

De Nuvens mesmo, só quero os meus Scripts. Minhas fotos, video e documentos importantes prefiro correr o risco de pegar vírus, mais tendo a certeza que minhas cenas todas estão no meu pc, e não na mão de um desconhecido.

M6

A rede vai ficar ubiqua, essa é a tendência e será uma realidade no futuro.

Além da disponibilidade, o preço do acesso será também bastante competitivo.

Mas mais interessante é o facto do cloud computing não ser o futuro mas sim uma realidade no presente.

A quebra de rede, referida acima, não é mais do que uma falha idêntica a uma avaria de um servidor ou até do desktop que usamos. O facto de não podermos trabalhar é, per se, um problema e nada tem a ver com a causa, i.e., é totalmente irrelevante se a falha é da rede, de um servidor ou da falta de electricidade.

A falta de confiança, referida acima, é um medo que é igualmente mal ponderado. A larga maioria das pessoas não se sabe defender contra um ataque, já é uma sorte quanto têm antivirus instalado, mesmo que não esteja actualizado. Este tipo de serviço vive precisamente da confiança, pelo que se esforçaram para manter a informação segura. Uma falha na segurança pode ser a morte de um fornecedor desses serviços. Imaginem o estrago que a Amazon teria se lhes roubassem os cartões de crédito como aconteceu com a Sony. E em tantos anos de operação, duvido que não haja já quem tenha tentado, dado que é demasiado apetecível.

Além disso o cloud computing tem outro trunfo muito forte e que não deve ser desprezado: custo.

As razões económicas são sempre muito fortes e neste caso é por demais evidente que o custo é um factor muito forte.

Para quem não acredita, basta ver o SaaS. Hoje em dia é uma realidade e passou precisamente por esses mesmos estigmas: "e se não tiver rede?" e "nunca vou deixar os meus dados nas mãos de terceiros".

E no entanto não faltam aplicações críticas de facturação online ou sistemas de backup e repositórios de código fonte...

O mesmo acontecerá com o cloud computing. É apenas uma questão de tempo.

PS: @mjamado, permite-me fazer-te uma correcção, essa arquitectura não foi abandonada. Continua presente nos dias de hoje e não é só nos mainframes. Os mainframes continuam entre nós, e não são peças de museu, são máquinas recentes. Os sistemas iSeries da IBM também usam essa arquitectura e vendem-se bem... Pensar que essa arquitectura ou que os mainframes estão mortos é um erro. Continuam bem vivos e a dar cartas em muitos sitios.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

taviroquai

A questão da segurança é proporcional à importancia dos dados (ou conjunto de dados).

Existe sempre "alguém" (terceiros) que têm melhores condições para manter/guardar esses dados... a cloud é inevitável.  :smoke:

falco

O Google Chrome/Chromium OS. Não é um sistema operativo que está na cloud... Isso é errado. Tem é parte das aplicações na cloud. E isso é completamente diferente.

Isso já aconteceu, e foi abandonado. No tempo das antigas mainframes funcionava assim - e não era bonito de se ver.

Isso não aconteceu só no tempo dos main-frames (que ainda estão longe de estarem extintos). Aliás acontece ainda... Existe uma coisa chamada thin clients que é bastante utilizado no meio empresarial. Pelo menos nas empresas que não vêm apenas m$ à frente.

De certeza que queres confiar todo o teu trabalho numa localização remota que pode estar ou não disponível? Quem paga a produtividade perdida quando a 'Net vai abaixo?

Podes ter clouds privadas e até locais.