Jump to content
Sign in to follow this  
dennis3380

Estarei preparado?

Recommended Posts

dennis3380

Boas pessoal,

a minha dúvida é a seguinte:

-  só comecei a programar há 1 ano, aprendi primeiro PHP, MySQL, javascript, AJAX e jQuery (obviamente html e css).

-  aprendi a utilizar o CodeIgniter como framework de php mas nunca cheguei a fazer nenhum projecto complexo.

-  aprendi igulamente a utilizar o Wordpress mais por curiosidade de que outra coisa.

-  ja me sinto á vontade com estas linguagens apesar de muitas vezes ficar entalado numa linha de codigo e ter que pesquisar na net ou tutoriais como fazer aquilo que pretendo, penso que ja aconteceu a todos :)

Agora a minha pregunta é se acham que posso ou tenho capacidade para começar a fazer trabalhos freelancer, mesmo que sejam complexos, ou mais vale esperar e ter mais 1 anito de experiencia com projectos meus em casa?

Share this post


Link to post
Share on other sites
bioshock

Se te sentes à vontade para realizar projectos de qualquer natureza, independentemente da dificuldade, deves ir em frente.

Share this post


Link to post
Share on other sites
softklin

Eu também acho que deves seguir até onde achas que consegues. Não queiras começar logo com projectos de grandes dimensões. Tenta começar com algo como criação de sites estáticos, instalação e personalização de blog em Wordpress, desenvolvimento de uma pequena webapp que tu gostes, etc.

Estes pequenos projectos, parecendo pouco ou nada lucrativos, ajudam-te a ganhar conhecimentos e ainda te permite ires construindo um portfólio, no qual podes colocar os trabalhos em que te destacaste. Ao aumentar gradualmente as tuas capacidades, também o farás com o teu portfólio. Este ponto é bastante importante para, por exemplo, futuros clientes iniciarem um contacto contigo por estarem satisfeitos com os teus trabalhos anteriores.


Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Share this post


Link to post
Share on other sites
mjamado

Há ainda outra questão: se tentares abocanhar mais do que o que consegues mastigar e falhares de forma estrondosa (que é o mais normal, devido à inexperiência), arriscas-te a dar cabo da tua reputação profissional por muitos anos.


"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Share this post


Link to post
Share on other sites
dennis3380

pois, eu não me quero lançar ás feras antes de saber trabalhar como deve ser e ser capaz de acabar um trabalho bem feito.

vou tentar fazer pequenos projectos primeiro.... obrigado pelos conselhos!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.