Jump to content
Sign in to follow this  
dennis3380

Estarei preparado?

Recommended Posts

dennis3380

Boas pessoal,

a minha dúvida é a seguinte:

-  só comecei a programar há 1 ano, aprendi primeiro PHP, MySQL, javascript, AJAX e jQuery (obviamente html e css).

-  aprendi a utilizar o CodeIgniter como framework de php mas nunca cheguei a fazer nenhum projecto complexo.

-  aprendi igulamente a utilizar o Wordpress mais por curiosidade de que outra coisa.

-  ja me sinto á vontade com estas linguagens apesar de muitas vezes ficar entalado numa linha de codigo e ter que pesquisar na net ou tutoriais como fazer aquilo que pretendo, penso que ja aconteceu a todos :)

Agora a minha pregunta é se acham que posso ou tenho capacidade para começar a fazer trabalhos freelancer, mesmo que sejam complexos, ou mais vale esperar e ter mais 1 anito de experiencia com projectos meus em casa?

bioshock

Se te sentes à vontade para realizar projectos de qualquer natureza, independentemente da dificuldade, deves ir em frente.

softklin

Eu também acho que deves seguir até onde achas que consegues. Não queiras começar logo com projectos de grandes dimensões. Tenta começar com algo como criação de sites estáticos, instalação e personalização de blog em Wordpress, desenvolvimento de uma pequena webapp que tu gostes, etc.

Estes pequenos projectos, parecendo pouco ou nada lucrativos, ajudam-te a ganhar conhecimentos e ainda te permite ires construindo um portfólio, no qual podes colocar os trabalhos em que te destacaste. Ao aumentar gradualmente as tuas capacidades, também o farás com o teu portfólio. Este ponto é bastante importante para, por exemplo, futuros clientes iniciarem um contacto contigo por estarem satisfeitos com os teus trabalhos anteriores.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

mjamado

Há ainda outra questão: se tentares abocanhar mais do que o que consegues mastigar e falhares de forma estrondosa (que é o mais normal, devido à inexperiência), arriscas-te a dar cabo da tua reputação profissional por muitos anos.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

dennis3380

pois, eu não me quero lançar ás feras antes de saber trabalhar como deve ser e ser capaz de acabar um trabalho bem feito.

vou tentar fazer pequenos projectos primeiro.... obrigado pelos conselhos!