Jump to content
cachopo

Duvida sessions

Recommended Posts

cachopo

Boa Tarde,

Estou com um problema no meu projecto de escola.

O problema é o seguinte:

O cliente regista - se e depois faz o login, e depois vai a página para poder encomendar um produto e eu preciso de fazer com que o nome do utilizador fique registado na tabela ENCOMENDAS na base de dados depois de o cliente fazer a sua encomenda, sem que no formulário de ENCOMENDA precise de escrever o seu nome, o que seria (estúpido) e fazer com que na pagina de Visualização de Encomendas apareça apenas as suas encomendas.

Eu penso que o codigo para guardar a session é este: (que se encontra no ficheiro que executa o login, ou seja depois da pessoa clicar em ENTRAR:)

if (mysql_num_rows($login) == 1) {
$sql = mysql_fetch_array($login);

$_SESSION['sns'] = $sql['sns'];

header("Location:index.php");
}

Código da pagina que executa o pedido de Encomenda:

<?php
include("ligabd.php");

$num = $_POST['num'];
$tipo = $_POST['tipo'];
$nome_medico = $_POST['nome_medico'];
$nome_utente = $_SESSION['sns'];
$data = $_POST['data'];
$teste = $_POST['teste'];
?>

<?php
mysql_query("INSERT INTO consulta(num, data, tipo, nome_medico,teste,nome_utente) VALUES ('$num','$data','$tipo','$nome_medico','$teste','$nome_utente')")  or die(mysql_error());  /*FALTA O RESTO*/
?>

Se me pudessem ajudar o mais rapidamente possivel, Agradecia, pois ainda tenho algumas coisas mas preciso desta parte porque o resto das outras coisas que tenho a fazer necessito desta parte. :S

laboss

o codigo esta certo, ele tem de puxar o valor da session se esta assim existir!

Mas para isso todas as paginas têm de conter o código session_start(); se nao é impossivel receber os valor! a jeito de debug depois do include ligabd.php na pagina que executa o pedido de encomenda faz,

echo "<pre>";
print_r($_SESSION);
echo "</pre>";

cachopo

Em primeiro lugar, certamente tiveste meses para pensar e começar a trabalhar nisso, não esperes que te vão ajudar mais depressa só porque tens urgência.

Bom dia,

1º Lugar, ja ando algum tempo a tentar fazer, só quando vi que nao conseguia mesmo e que vim aqui dizer e eu nunca estou a espera disso porque já sei como são as coisas, e eu disse «Se me pudessem ajudar rapidamente, agradecia ...», e eu apenas pedi ajuda, acho que se tivesses dado 1 ajuda era bom em vez de dizeres isso.

cachopo

o codigo esta certo, ele tem de puxar o valor da session se esta assim existir!

Mas para isso todas as paginas têm de conter o código session_start(); se nao é impossivel receber os valor! a jeito de debug depois do include ligabd.php na pagina que executa o pedido de encomenda faz,

echo "<pre>";
print_r($_SESSION);
echo "</pre>";

1- Todas as páginas estão restringidas, ou seja, é necessário estar logado para poder visualizar, se não volta para a página do login.

2 - Não percebi o que o código faz. :S

cachopo

Não percebi o teu pedido laboss, desculpa :S

Este é o meu código do ficheiro que executa o login:

<?php session_start();

// se vier um pedido para login
if ( isset($_POST['id_utilizador'] )) {

// estabelecer ligação com a base de dados
require_once('ligabd.php');

// receber o pedido de login com segurança
$id_utilizador = mysql_real_escape_string($_POST['id_utilizador']);
$password1 = md5($_POST['password']);

// verificar o utilizador em questão (pretendemos obter uma única linha de registos)
$login = mysql_query("SELECT sns, password FROM clientes WHERE id_utilizador = '$id' AND password = '$password1'");

if (mysql_num_rows($login) == 1) {
$sql = mysql_fetch_array($login);

$_SESSION['id'] = $sql['id'];

header("Location:index.php");
} else {
?>
	<!-- falhou o login-->

<script language="javascript">

alert ("Numero SNS ou password invalidos. Tente Novamente.")
history.go(-1)
</script>
<?
}
}
?>

E este é o código do ficheiro que restringe as pessoas que não estão logadas:

<?php
if(!isset( $_SESSION['sns'])){
header("Location:/painel/login.php");
}
?>

laboss

aqui

<?php
include("ligabd.php");

$num = $_POST['num'];
$tipo = $_POST['tipo'];
$data = $_POST['data'];
?>

<?php
mysql_query("INSERT INTO consulta(num, data, tipo, nome_medico,teste,nome_utente) VALUES ('$num','$data','$tipo','$nome_medico','$teste','$nome_utente')")  or die(mysql_error());  /*FALTA O RESTO*/
?>

mete

<?php
include("ligabd.php");

echo "<pre>";
print_r($_SESSION);
echo "</pre>";

$num = $_POST['num'];
$tipo = $_POST['tipo'];
$data = $_POST['data'];
?>

<?php
/*mysql_query("INSERT INTO consulta(num, data, tipo, nome_medico,teste,nome_utente) VALUES ('$num','$data','$tipo','$nome_medico','$teste','$nome_utente')")  or die(mysql_error());  */
?>

cachopo

Laboss continua igual não registou na base de dados o nome do cliente

Não tenho de fazer 1 select para ir buscar o nome do utilizador ja que na session tou a guardar o id do utilizador??

laboss

Ok se necessitas disso podes fazer isto:

<?php
mysql_query("INSERT INTO consulta(num, data, tipo, nome_medico,teste,nome_utente) VALUES ('$num','$data','$tipo','$nome_medico','$teste', (SELECT nome FROM utilizador WHERE id= '$nome_utente'))")  or die(mysql_error());  /*FALTA O RESTO*/
?>

Verifica o select que meti la pois os campos podem não corresponder aos teus da base dados é só alterares isso

cachopo

Obrigado Laboss, ja consegui o problema estava na parte do select na funçao de Inserir. Faltava fazer o select.