Jump to content
Hipnoted

Revista PROGRAMAR - Sugestão de impressão de uma página em vez de duas

Recommended Posts

Hipnoted

Boas,

Nestas últimas edições a Revista PROGRAMAR tem vindo impressa em PDF às duas páginas. Isto dificulta muito a leitura da revista, ainda ontem estava a ler um artigo e fartei-se de mexer o PDF para a esquerda e para a direita e de fazer zoom. Tenho a certeza que muitos mais leitores pensam o mesmo que eu...

Gostava de perguntar porque razão se começou a imprimir em 2 páginas? Foi opção? Limitação do programa usado para fazer a revista? (o que não me parece)

Acho que a revista evoluiu muito nestas últimas edições, mas esta questão tira o realce de algum (bom) trabalho de mudança que se teve com ela. Gostava assim de sugerir a impressão em 1 página apenas, para bem da nossa paciência.

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

anolsi

Mas tu podes colocar no modo de visualização de uma página, no teu reader. O único que acontece é que ela vêm com outro por defeito. Isto deve-se ao facto de várias revistas online que conheço virem assim (não propriamente desta área, é certo). Mas talvez pudesse ser feita uma votação pelo leitores a ver se preferem o modo de apenas uma página.

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

Hipnoted

Mas tu podes colocar no modo de visualização de uma página, no teu reader. O único que acontece é que ela vêm com outro por defeito. Isto deve-se ao facto de várias revistas online que conheço virem assim (não propriamente desta área, é certo). Mas talvez pudesse ser feita uma votação pelo leitores a ver se preferem o modo de apenas uma página.

Pois... realmente pode-se, não tinha conhecimento porque normalmente não altero este tipo de opções.

Acho que tal como eu também muitos utilizadores desconhecem... Venha a votação!

Obrigado.

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

thoga31

Eu acho que faz sentido as 2 páginas side-by-side. Dá muito melhor ideia das páginas da Revista tal como se fosse de papel, fazendo mais sentido as diferenças nas páginas esquerda e direita.

O Reader, como já disse o anolsi, permite leitura numa página. Eu, quando leio a Revista, coloco sempre assim, piois, de facto, facilita.

Mas sim, se os leitores, na sua maioria, preferirem só 1 página, assim o faremos. Mas terei de ver como alterar essas definições na exportação do documento para que não tenhamos de mudar o template actual de forma radical. :)

Knowledge is free!

M6

Por acaso eu acho que faz mais sentido ter uma página e fazer scroll para baixo.

A revista é uma edição electrónica e devemos proporcionar ao leitor conforto na leitura. Duas páginas lado a lado apenas emula o papel, além de não ter qualquer mais valia para quem lê a revista, em algumas situações reduz o conforto na leitura uma vez que as páginas ficam mais pequenas ou nos obriga a andar para baixo, quando lemos a página da esquerda, de depois para cima, para começar a ler a página da direita, e depois para baixo outra vez, para terminar de ler a página da direita.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Hipnoted

Eu acho que faz sentido as 2 páginas side-by-side. Dá muito melhor ideia das páginas da Revista tal como se fosse de papel, fazendo mais sentido as diferenças nas páginas esquerda e direita.

Disseste tudo, "tal como se fosse em papel", o problema é que não o é e para ler documentos digitais é quase obrigatório ter a visualização em uma página, tirando algumas excepções.

Ao leitor interessa a facilidade de leitura, para que possa ler os artigos, e não quer saber se fica melhor em 2 páginas.

O Reader, como já disse o anolsi, permite leitura numa página. Eu, quando leio a Revista, coloco sempre assim, piois, de facto, facilita.

A questão é que mais de 90% do pessoal não sabe, nem tem de saber porque estão habituados a ler sempre em 1 página.

Mas sim, se os leitores, na sua maioria, preferirem só 1 página, assim o faremos. Mas terei de ver como alterar essas definições na exportação do documento para que não tenhamos de mudar o template actual de forma radical. :D

Esta mudança implicaria assim tanto trabalho?

thoga31

Esta mudança implicaria assim tanto trabalho?

O Scribus tem as suas "pancadas". :thumbsup:   Não é difícil, tenho é de ver se essa opção está na exportação (rezo (e acho) que sim), pois nós montamos a revista side-by-side, o que nos facilita muito. :)

Knowledge is free!

• Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.