Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá pessoal, 🙂

Precisava de uma ajuda provavelmente simples para quem lida com Excel/VBA todos os dias mas para mim é um pouco complicado ...

Tenho uma folha com dados com a seguinte disposição:

A            B            C            D

1  Pedro  Joao          57          55

2  Paulo  Pedro        65          62

3  José    Joao          68          54

4  Pedro  Miguel      56          67

5  Joao    Paulo        62          65

Precisava que me devolvesse a última e penúltima entrada correspondente a certo valor, ou seja,

por exemplo, qual o último e penúltimo valor correspondente (nas colunas C ou D) quando ocorre "Pedro" nas colunas A ou B? Neste caso 56 e 62 respectivamente.

Para a última ocorrência encontrei solução através da fórmula:

=ÍNDICE(C1:C5;SOMARPRODUTO(MÁXIMO((A1:A5="Pedro")*LIN(A1:A5))))

Faço isto em separado para encontrar a última ocorrência na coluna A e para encontrar na coluna B, e em seguida, em colunas ao lado, recorro ao artifício de comparar o número da linha da última ocorrência na coluna A com a B e fico com a maior. Haverá melhor forma mas esta funciona ...

Quanto à penúltima ocorrência é que tenho problemas; consigo encontrar as penúltimas ocorrencias em A e B,

{=MAIOR(SE(A1:A5="Pedro";C1:C5;"");2)}

mas não em conjunto (A ou B) nem encontro forma, nos limites do pouco conhecimento que tenho, de as comparar pois utiliza array.  😕 ?

Obrigado desde já a quem me possa ajudar ou sugerir alguma coisa em excel ou vba.  🙂

Cumprimentos

Posted

Mas é a penultima da lista ou a penultima de um nome?

Com a penúltima ocorrência de um valor (neste caso um nome ...) nas colunas A ou B, preciso que me devolva o valor correspondente em C ou D - se ocorrer em A preciso que me devolva o valor correspondente em C, se ocorrer em B, o valor correspondente em D.

No exemplo em cima, a penúltima ocorrência de "Pedro" nas colunas A e B ocorre em B2, logo deve devolver o valor de  D2, ou seja, 62.

Obrigado.