Jump to content
dennis3380

mercado de trabalho!

Recommended Posts

dennis3380

boas pessoal,

sou web developer, mas aconselharam-me á pouco tempo entrar no mundo .NET e aprender preferencialmente c#, pois disseram-me que existe muito mercado de trabalho nesta área...

podem-me dar a vossa opinião!?

SirDave

Infelizmente, .NET tem muito mercado porque se reparares a grande maioria da população usa Windows e C# é uma linguagem em que se fazem GUIs para Windows rapidamente e se fazem programas muito rápido e sem grande dificuldade.

Pessoalmente, acho que é mau porque os programas não são cross-platform e .NET não é muito rápido.

No entanto, sim tem muito mercado de trabalho.

Be nice to see your eyes, blink them from time to time to relax your retina when using the computer. Blink now!

dennis3380

então se optarmos pelo mundo .NET basicamente pode-se dizer que estamos a trabalhar para a microsoft...

o que não é do meu agrado mas realmente tem mais mercado :)

SirDave

então se optarmos pelo mundo .NET basicamente pode-se dizer que estamos a trabalhar para a microsoft...

Yap, é por isso que nao gosto de .NET, porque uso Linux e porque acho que cross-platform é o futuro.

Be nice to see your eyes, blink them from time to time to relax your retina when using the computer. Blink now!

bruno1234

Se optares por .Net estás a ser cliente da microsoft e a tornar o teu cliente em cliente de mais produtos da microsoft.

Para muitos clientes isso não é problema, porque podem já ter os produtos microsoft necessários.

Para os que não querem ter essa dependência, podes sempre encontrar alternativas noutras tecnologias.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Caça

Não se esqueçam que também existem as versões Express que são gratuitas.

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

KTachyon

Há filmes que se aproximam da realidade :)

Se és web developer, eu sugiro que alargues os teus conhecimentos dentro da área com application servers e interoperabilidade de serviços.

Essa "grande" share do .NET é virtual. Existem muitos outros grandes âmbitos em que cabem outro tipo de conhecimentos de programação em C e Java.

Para além disso, mercado de trabalho nem sempre é sinónimo de remuneração adequada.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Rechousa

Olá,

sou web developer, mas aconselharam-me á pouco tempo entrar no mundo .NET e aprender preferencialmente c#, pois disseram-me que existe muito mercado de trabalho nesta área...

Na minha opinião aconselharam-te bem :)

Sou WebDeveloper em C# e adoro o .Net e a linguagem. Acho que está muito bem conseguida.

Em termos de ferramentas de desenvolvimento, o Visual Studio 2010 é algo de espectacular, muito produtivo mesmo e do melhor que já vi.

Ao aprenderes C# facilmente vais conseguir trabalhar com java pois a sintaxe é muito parecida. É claro que mudam os namespaces, classes, etc, mas na minha opinião quem sabe C# facilmente programa em Java. E o mesmo se passa ao contrário (na minha opinião) - quem sabe Java facilmente programa em C#.

Também existe muita oferta para .net além do desktop.

Nomeadamente: Asp.net, WCF, Sharepoint e até um pouco de Silverlight.

Uma linguagem, várias "plataformas".

podem-me dar a vossa opinião!?

Acho que fazes bem em apostar em .Net e em C# e quando tiveres dúvidas coloca-as aqui. É para isso que serve o P@P.

Podes também usar a Wiki pois tem uma secção dedicada exclusivamente a .Net 😎

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

bubulindo

Faz o que gostas.

Ora cá está o melhor conselho... Faz o que gostas e não terás de trabalhar um único dia da tua vida!

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

M6

dennis3380, o .net é uma excelente aposta para quem se quer iniciar.

As razões são várias, mas realço essencialmente duas: o mercado tem procura de profissionais nessa área e as barreiras à entrada são bastante baixas.

Mais tarde, e mais importante do que um linguagem ou uma plataforma, aconselho-te a compreender o paradigma OOP e a aprenderes outras coisas para que não estejas limitado ao desenvolvimento numa linguagem e/ou plataforma.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Hipnoted

Tirando os posts com as habituais tentativas de rebaixamento de tecnologias da Microsoft, no geral concordo com todos.

Deves seguir a tecnologia que mais gostares, e se for .NET ou Java terás grandes ofertas de trabalho. No entanto tens de ter noção que, mesmo dentro do .NET, existem várias plataformas por isso é difícil dominar toda a Framework .NET. Se o teu objectivo for .NET, então força, penso que num futuro próximo não te vais arrepender.

No entanto tens de estar preparado para possíveis mudanças que surgem no decorrer da tua vida, eu por exemplo quando estava a acabar o curso também tinha a ideia de especializar-me em .NET e depois as circunstâncias profissionais fizeram com que fosse mais para a área do Java / AS3. Tal como o M6 disse, aprende e entende bem o paradigma POO e Arquitectura de Software, o resto bem por acréscimo. :)

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

falco

É um facto que trabalhar com .net significa que ficas preso ao .net que na verdade, mesmo apesar do mono e de outros projectos, não é verdadeiramente multi-plataforma se o utilizares a fundo (aliás basta utilizares um pouco mais que aspectos +/- básicos). E isso também significa promover a utilização de tecnologias da m$. E isto é assim quer vos agrade, quer não.

Quanto à oferta e procura de emprego para .net, ambos existem em grande quantidade.

Pessoalmente acho mais fácil encontrar e manter emprego de qualidade especializando-se em outras tecnologias que não as da m$. Mas para além disso tenho muitas outras boas motivações para o fazer...

Tal como já te disseram é muito importante fazer o que se gosta, só assim podemos ter a motivação necessária para sermos bons e evoluir constantemente.

Boa sorte!