Jump to content
Sign in to follow this  
gatumano

Reutilizar Oledbdatareaders

Recommended Posts

gatumano

Olá a todos.

Estou a desenvolver um website, e tenho várias aspx onde tento ser o mais dinâmico possível, usando tabelas de bases de dados para esse efeito. Para esse efeito, dou muito uso a datareaders para poder "montar" o front-end para o utilizador, segundo alguns parâmetros. (Estou a usar uma base de dados access que é "obrigatória" a pedido do cliente).

Eu uso uma classe à parte para fazer as consultas à base de dados. Neste caso, uso uma função que me devolve um datareader segundo uma query string.

Quando devolvo o datareader para a página, ele tem que ir aberto senão dá-me o erro óbvio de "Invalid attempt to call Read when reader is closed." O resultado disto é que mediante várias utilizações do site, a base de dados não consegue lidar com tantas conexões abertas e dá-me o tal erro de Oledb exception...

Será que alguém sabe como é que eu posso andar para trás e para a frente com o datareader sem deixar demasiadas conexões abertas?

Obrigado!

gatumano

Olá Caça.

Realmente, é "noobice" minha, pois pensava que não podia utilizar datatables nas aspx, como parte do html. Faz todo o sentido, e já experimentei e parece-me estar a funcionar em pleno. Aliás, sendo que a datatable carrega tudo em memória, e o datareader obriga a ir e voltar à bd, parece-me até que está mais rápido.

(espero não ter dito nenhuma asneira)

Obrigado!