Jump to content
Sign in to follow this  
MoraisNeves

Bootloader Arduino-> Ajuda

Recommended Posts

MoraisNeves

Eu tenho um Arduino USB tiny ISP que possibilita carregar o Bootloader para o Arduino que o tenha perdido, eu não me importo de carregar os bootloader dos arduinos que tenham problemas mediante o envio do Arduino por correio ou acordo de localização de entrega dos aparelhos que o perderam. Assim o proprietário que perdeu o Boot não necessita de comprar o aparelho para o Bootloader.

Eu só usei o bootloader 25 vezes nos meus Arduinos e o processo demora 2 min.

Como é um ISP ele usa as portas ISP para carregar o Bootloader e não a porta serie.

Eu sei que existem responsabilidades de ambas as partes mas é apenas uma sugestão, claro que para amigos é mais facil facilitar a ajuda do que a pessoas que não conhecemos.

Obrigado Morais Neves.

:P

bubulindo

E contas o número de vezes que usas o bootloader e tudo?

Fantástico. Uma pequena nota, isto:

Como é um ISP ele usa as portas ISP para carregar o Bootloader e não a porta serie.

Está factualmente errado.

Tu ligas o teu ICSP à porta USB (série) do computador e o gravador (USB tiny) grava o programa através dos pinos de SPI do microcontrolador.

Quem tiver um Arduino, pode facilmente usá-lo como um gravador, ou seja, fazer o mesmo que o USB tiny para gravar bootloaders ou código para os microcontroladores.

Basta seguir o tutorial que está aqui e mais uns quantos espalhados pela net sobre o avrdude e o Arduino ICSP.

Por experiência, a não ser que alguém tenha feito asneira a tentar gravar programas no microcontrolador, o bootloader só se perde se o microcontrolador der o berro. Mas nunca se sabe.

No entanto, obrigado pela disponibilidade. :)

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

MoraisNeves

A placa USB tiny ISP apresenta 1 porta usb e 2 ISP de dois tipos (6 e 10).

Obrigado por comentar. :)

bubulindo

A placa USB tiny ISP apresenta 1 porta usb e 2 ISP de dois tipos (6 e 10).

Obrigado por comentar. :)

Eh pá, desculpa ser tão "teimoso"...

A placa que referes apresenta uma porta ISP, composta pelos pinos de VCC, GND, Reset, MISO, MOSI e SCK. Dependendo do sistema que pretendes programar, podes ter de usar um cabo com 10 fios ou com 6 ou com 20 ou com 18, 16... a norma (criada até pela ATMEL) é usar 6 ou 10, mas depende sempre do desenhador do sistema. Se vires um sistema desenhado por mim com esse ISP, vais ver que ligo um cabo de 10 pinos, para poder incluir uma chave de segurança e garantir que não vou queimar o programador.

No entanto, o ISP continua a funcionar com o protocolo SPI para gravar o programa no microcontrolador. O que quer dizer que tens uma porta USB e um interface SPI para ligares o microcontrolador.

Se não sabes, lê. Existe imensa informação acerca disto na internet e não é propriamente física quântica. Apenas não enchas o fórum com coisas que não são verdade. Apesar deste caso ser, julgo eu, um problema vocabulário.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Timoteo

Boa tarde,

Eu ando a ficar maluco com o caraças do bootloader do arduino.

Há uns tempos atras usei o meu arduino para carregar um bootloader numa placa que ando a desenvolver com uns sensores.

Na altura funcionou bem, agora estava a tentar carregar o bootloader para outra placa e não dá.

Já tentei de tudo desde manipulação dos ficheiros do avrdude até soldar uns fios ao ftdi.

Para verificar se tinha o ATmega estragado tentei na antiga e também não consigo carregar o boot.

Mas sei que esta bom porque se carregar para lá um sketch atravez do RX Tx e RST funciona bem.

Será que preciso de fazer alguma coisa que me estou a esquecer?

Vou descrever o processo que realizei:

1º carreguei o meu atmega328 do duemilanove com o sketch do arduino ISP.

2º escolhi a placa que quero carregar o bootloader que é do tipo breadboard sem xtal.

3º tento carregar o bootloader atravez do arduino como ISP.

E obtenho um erro

Claro que escolhi a porta serie correcta senão não consegui carregar o sketch do ISP.

Manuais e tutoriais do site do arduino já vi, fiz de tudo e nada.

Actualmento não há quase PC com porta paralela por isso queria evitar esta solução.

Alguma sugestão é bem vinda.

Timóteo

MoraisNeves

O Arduino que está montado no breadboard está bem montado, tenta usar USBtiny ISP para carregar o Bootloader, tens a porta ISP?

O breadboard apresenta colunas verticais e colunas horizontais por exemplo:

A  B  C  D  E    F  G  H  I  J

1  --------------    --------------

2  --------------    --------------

3  --------------    --------------

Verifica a fonte de alimentação, ela pode ser insuficiente.

Timoteo

Boa tarde,

Obrigado pela resposta.

Eu disse que era do tipo breadboard, estou a usar um atmega328 smd soldado numa placa feita por mim.

O estranho é que já tinha carregado uma vez um bootloader e deu e agora não estou a conseguir isto assim não faz sentido.

A sugestão de usar o USBtiny?? Não percebi, o arduino que tenho é um duemilanove.

Mais alguma ideia?

Timóteo