Jump to content
Sign in to follow this  
M6

Chegou o Chromebook

Recommended Posts

M6

Acer e Samsung lançam hoje primeiros computadores com sistema operativo da Google

Acer e a Samsung são os primeiros fabricantes  a disponibilizar o Chromebook, computador portátil equipado com o sistema  operativo da Google que é hoje lançado em diversos mercados internacionais.

[Continua...]

In SIC Notícias, 15 de Junho de 2011

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

ryouta

Não usei ainda o sistema da google, espero que não seja feito os demais Linux no qual não sou muito fã!

KTachyon

O Chrome OS é Linux, tal como o Android. Só tem a diferença de apenas veres o browser à frente.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

sammael

Alguém sabe dizer se ao contrário do Linux este SO vai poder correr os jogos actuais, ou será mais direccionado para navegar na web e para trabalhos ? E em relação ao desempenho será como o GoogleChrome, rápido ?  Se é Linux deverá ser bem levezinho... digo eu x)

mjamado

Alguém sabe dizer se ao contrário do Linux este SO vai poder correr os jogos actuais, ou será mais direccionado para navegar na web e para trabalhos ? E em relação ao desempenho será como o GoogleChrome, rápido ?  Se é Linux deverá ser bem levezinho... digo eu x)

Os "jogos actuais" são feitos, normalmente, para sistemas Windows (além das consolas). Por isso, não.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

andrefilipe98

Penso que o desempenho será melhor que o Chrome, uma vez que o browser faz mesmo parte do sistema operativo. Em relação aos jogos, tu só vais jogar o que o browser te permitir jogar. Com html5 pelo menos o quake já podes jogar :cheesygrin:

falco
O Chrome OS é Linux, tal como o Android. Só tem a diferença de apenas veres o browser à frente.

Chrome OS/Chromium OS usa o kernel Linux. Mas não é GNU/Linux... Tal como o Android, também não é. Tal como o WebOS e outros sistemas operativos que usam o kernel Linux, também não são...

SirDave

Para a dizer a verdade, ChromeOS é Ubuntu sem GNOME. E ninguém quer saber se é GNU/Linux, porque é Linux.

E o ChromeOS é bom, mas não é para programadores nem gamers, é para pessoas que vão ao computador fazer documentos de texto, de cálculo, apresentações, ir ao mail, às redes sociais.

Be nice to see your eyes, blink them from time to time to relax your retina when using the computer. Blink now!

falco
Para a dizer a verdade, ChromeOS é Ubuntu sem GNOME.

Não vejo nada em lado nenhum que indique que seja. Eles têm coisas em comum, mas também têm todas as distribuições de GNU/Linux.

E ninguém quer saber se é GNU/Linux, porque é Linux.

Não é!

Usa Linux, não é apenas Linux... Linux é apenas o kernel. E se soubesses o mínimo sobre sistemas operativos, sabias que o kernel é apenas uma parte.

Sugiro que aprendas um pouco sobre a arquitectura do Chromium OS:

https://www.youtube.com/embed/0QRO3gKj3qw?feature=oembed

http://www.chromium.org/chromium-os/chromiumos-design-docs/software-architecture

Se souberes um pouco sobre a arquitectura e os princípios do Chromium OS vais ver que neste caso, não ser GNU/Linux é a principal diferença. As pessoas podem até não querer saber no que é que ele é baseado, mas a principal característica do Chromium OS é ter retirado toda stack aplicacional que caracteriza o sistema operativo GNU/Linux.

Até compreendo que um leigo dissesse o que tu disseste. Mas num site destes que é destinado e utilizado por pessoas com perfil técnico e muitos deles com grandes conhecimentos técnicos, dizer isso é na minha opinião é pouco apreciado.

Provavelmente dizes que o Chromium OS é baseado no Ubuntu com base num rumores que circularam na WWW há vários anos, quando se começou a falar em o Google criar um sistema operativo e que seria baseado no kernel Linux. Depois surgiu uma enorme confusão porque escapou cá para fora que internamente no Google muitos funcionários utilizavam uma versão remasterizada de Ubuntu que tinha sido oficialmente preparada pelo Google para os seus funcionários. E cá fora começou-se a dizer que seria esse o tão badalado sistema operativo do Google. Apesar do Google ter desmentido o rumor persistiu.

thoga31

O kernel é Linux, segundo percebi pelo que tenho lido, mas o resto é completamente novo. O rumor do Ubuntu alterado fez acreditar que a Google ia lançar um OS que seria essa distro mas alterada, e pelos vistos, apesar de já circular a informação correcta, continuam a pensar que assim é.

Se não vejamos: o OS é baseado na net, praticamente não necessitas de HDD, pois os ficheiros são guardados na net, o chamado cloud computing, e não no PC (HDD). Já aí difere do Ubuntu a 100%, que este utiliza um ficheiro de extensão *.disk com o tamanho destinado a ele, e que tem lá dentro tudo "compactado".

Mais, o Ubuntu não é baseado quase tão-somente na web como o OS da Google, que está direccionado a trabalho e não a "tudo". Empresas que necessitem muito da web, o OS da Google poderá ser um bom OS, pois facilitará a colocação e partilha de ficheiros sem termos que instalar num OS "tradicional" uns quantos programas 1) de contacto 2) de mail 3) de partilha 4) de isto 5) daquilo... num OS, ligado à web, tem-se tudo.

Mininas e mininos que acham que GoogleOS ~ Ubuntu, saiam do mundo dos rumores e entrem no mundo real, tá sim? :)

Knowledge is free!

bubulindo

Empresas que necessitem muito da web, o OS da Google poderá ser um bom OS, pois facilitará a colocação e partilha de ficheiros sem termos que instalar num OS "tradicional" uns quantos programas 1) de contacto 2) de mail 3) de partilha 4) de isto 5) daquilo... num OS, ligado à web, tem-se tudo.

GMail para empresas? :)

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

falco
O kernel é Linux, segundo percebi pelo que tenho lido, mas o resto é completamente novo.

O resto não parte do resto...

Ele continua a utilizar ainda outras coisas que são comuns em sistemas operativos que usam o kernel Linux, apenas usa muito menos.

GMail para empresas?

O Google tem vários serviços empresariais... Incluindo de mail e colaboração...

bubulindo

O Google tem vários serviços empresariais... Incluindo de mail e colaboração...

LOL o Wave?

Mas que o computador tem a sua utilidade, não há como negar. Resta apenas saber se as empresas estarão interessadas em ter a Google como um disco duro...

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

thoga31

O kernel é Linux, segundo percebi pelo que tenho lido, mas o resto é completamente novo.

O resto não parte do resto...

Ele continua a utilizar ainda outras coisas que são comuns em sistemas operativos que usam o kernel Linux, apenas usa muito menos.

Se começarmos a entrar em pormenores do que tem e não tem, nunca mais se sai daqui, a não ser que se poste aqui o código-fonte do OS e aí a discussão acaba. Falei de modo generalista, mas se queres entrar em pormenores, estou fora, tenho mais onde gastar as teclas. :)

Se eu fosse o director executivo de uma empresa que depende muito da web, não me importava de usar o OS da Google, mas não em todos os PCs, está claro.

Mas facilitava, em vez de arrancar o Windows, ou uma distro do Linux, ou o Mac OS, e depois de as suas configurações carregadas arrancar mais um programa "assistente" que faça a ligação à web, e depois arrancar 1) um browser, 2) um programa de mails como o Outlook, 3) uma espécie de "dropbox", sei lá... 4) isto, 5) aquilo 6) aqueloutro e nunca mais saio daqui... arranco o OS da Google, ligo à net e já estou a correr isso tudo nativamente: o OS é isto, não é um monte de programas que correm sobre um OS que anda com "processos de fundo".

Knowledge is free!

falco
Se começarmos a entrar em pormenores do que tem e não tem, nunca mais se sai daqui, a não ser que se poste aqui o código-fonte do OS e aí a discussão acaba. Falei de modo generalista, mas se queres entrar em pormenores, estou fora, tenho mais onde gastar as teclas.

Se falaste de modo generalista, então devias ter sido mais claro...

Devias ter dito que a maior parte do resto é, ou a generalidade do restante software é. E não fazer uma afirmação a respeito de tudo. Mas pronto esclareceste agora.

Mas facilitava, em vez de arrancar o Windows, ou uma distro do Linux

Não há distribuições de Linux, há distribuições de GNU/Linux... Porque se fores (erradamente) considerar que o sistema operativo se chama Linux, porque o que o caracteriza é usar o kernel Linux, então o Chromium OS/Chrome OS teria que ser uma distribuição desse sistema operativo...

Sejamos coerentes!

thoga31

Este é o segundo post teu deste género ao qual tenho de responder hoje, de seguida.

Mas sabes que mais, não vou discutir isto. Uma discussão não leva a nada: não te darei esse prazer, que pelo teu historial sei que adoras uma bela duma discussão. Eu não.

Ah, só acrescento isto:

Não há distribuições de Linux, há distribuições de GNU/Linux... (...)

Sejamos coerentes!

Para bom entendedor, meia palavra basta.

Knowledge is free!

falco
Para bom entendedor, meia palavra basta.

Para mau comunicador, meia palavra basta.

Espero que programes melhor do que comunicas com humanos.

thoga31

Para mau comunicador, meia palavra basta.

Espero que programes melhor do que comunicas com humanos.

Não vou prolongar o off-topic, muito menos com isto.

Cumprimentos,

thoga31 ;)

Knowledge is free!

falco
Não vou prolongar o off-topic, muito menos com isto.

Ainda bem que falaste sobre o tópico...