Jump to content
falcan

Ponho linux ou não ?

Recommended Posts

falcan

Boas .. eu tenho o Windows XP para mim o melhor SO da Microsoft, leve, básico e faz o que no queremos :P

mas como o meu PC é da E-escolas e veio com o Linux, tive que arranjar um Windows ... ou seja Pirateado xD

mas agora vejo que o Windows não é assim tão bom .... tem Vírus, bugs , crachs e aparece problemas inexplicáveis...

Eu sei que o Linux não tem nada disso, eu já experimentei, tive umas aulas lá na escola de UBunto... :) é fixe, grátis, não tem vírus e o que parece mais fiável. Mas tenho um problema, compatibilidade...

Ou seja a maioria dos programas são feitos para Windows, e tenho medo me meter o Linux e depois queres instalar um programa e não dar : S

Eu ouvi dizer que existe emuladores, mas acho que isso seria rodar o pograma  num Windows pior que o XP, ou seja, que devera dar muitas falhas, e deve pedir 2x mais do PC ....

e também eu sou um pouquinho viciado (muito :) ) em jogos, e depois não posso jogar ao jogos que jogava ...

Alguém pode falar sobre este assunto... por exemplo, se seria uma boa escolha, as desvantagens, as vantagens e onde posso arranjar os emuladores em caso de aconselhe-me a instalar o Linux.

Verdade o VB2010 não da para usar no Linux ?   

E qual seria o melhor Linux para instalar? Caixa magica, ubunto? Ou algum outro?

Obrigado a todos :D

Quadrado

Boas...

Depende de utilizador para utilizador...

Se o problema é o software, existe o irmão quase gémeo de quase todos os programas de Windows para Linux, e os de Windows ate agora, pelo que tenho usado ainda não tive problemas com eles a rodarem nos emuladores... Quanto aos jogos ate digo que alguns tem melhor desempenho do Linux...

A distribuição a usar é a que mais gostares...

Eu tenho tanto Windows como Linux... Gosto dos dois... :P

Cumps...

Será? Porquê? O quê?   - Estudar Sempre -

falcan

pois eu também, o windows esta sempre a dar-me problemas ... pufff.. já perdi a conta das vezes que o formatei , por pequenas coisa .....

Obrigado pela tu opinião :P

apocsantos

Bom dia,

Entre as múltiplas razões para te recomendar GNU/Linux a primeira é mesmo passares a usar software legal.

Eu pessoalmente usaria a distribuição Ubuntu, a não ser que estivesse "super-dependente" de ferramentas microsoft que não funcionem em GNU/Linux.

A distribuição Ubuntu 10.4 está a um bom nível, bastante estável, funciona sem problemas, tudo o que fazes em Windows fazes no Ubuntu, caso te adaptes mal ao ambiente gráfico Gnome, podes sempre usar o KDE que é "hiper-semelhante" ao GUI do Windows.

Eu pessoalmente uso GNU/Linux em tudo o que posso, e não uso mais se não conseguir. Poderia dar centenas de argumentos técnicos para usares GNU/Linux, mas tu em ultima instância é que terás de decidir.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

falcan

:D obrigado

Então instala-se ubunto ... por mim :) eu posso não ser o maio pro mas isso da interface é facil, seguem os mesmo principios.

bem secalhar vou instalar.... alguem podia dizer onde posso aranjar os emuladores ?

Boas...

Depende de utilizador para utilizador...

Se o problema é o software, existe o irmão quase gémeo de quase todos os programas de Windows para Linux, e os de Windows ate agora, pelo que tenho usado ainda não tive problemas com eles a rodarem nos emuladores... Quanto aos jogos ate digo que alguns tem melhor desempenho do Linux...

A distribuição a usar é a que mais gostares...

Eu tenho tanto Windows como Linux... Gosto dos dois... :P

Cumps...

podias dizer-me onde aranjaste o tal emulador plz ???

Quadrado

O mais conhecido e para mim tem sido "sem espinhas" é o Wine(WINE Is Not an Emulator)...

Mas para ti que estas a começar é melhor leres umas infos sobre isso.

Dou-te alguns links que te poderão ajudar:

http://www.hardware.com.br/comunidade/xwine/691837/

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Wine-Como-jogar-emular-no-Linux-seus-games-ou-softwares-mais-atuais-sem-pagar-por-isso/

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Jogos

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Como_instalar_tudo_em_Ubuntu

Este é bom para todos os utilizadores : http://www.guiaubuntupt.org/wiki/i

Depois a comunidade ligada aos Sistemas Linux é muito ampla e muito mais unida que a das outras plataformas por isso é sempre facil obter informação... :P

Cump...

falcan

ok obrigado :P

só uma ultima pergunta, eu tenho a pen da TMN ... ou seja preciso instalar o pograma da TMN, lembro-me que veio um CD com o outro modem da tmn que veio com o PC... sera que da para instalar no Ubunto ?

Quadrado

É assim a instalação costuma ser ligares a pen e configuras a net e já está. Mas já vi problemas com alguns modelos, mas são coisas simples, basta experimentar, se correr tudo bem ficas logo OK, se não conseguires é só voltares...  :P:D:)

Cumps...

Localhost
E qual seria o melhor Linux para instalar? Caixa magica, ubunto? Ou algum outro?
Então instala-se ubunto ... por mim
sera que da para instalar no Ubunto ?

Ubuntu.

here since 2009

KTachyon

CentOS :P

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

MacgyverPT

pois eu também, o windows esta sempre a dar-me problemas ... pufff.. já perdi a conta das vezes que o formatei , por pequenas coisa .....

Obrigado pela tu opinião :P

Epah formatar por pequenas coisas... mas que raio... não é com formats que se aprende e resolve as coisas... Se é assim em Windows, quando saltares pra linux, quando não conseguires fazer alguma coisa, vá de format LOL

Tens muitas distros por onde pegar, muitas opçoes de escolha, mas para iniciar, tens Fedora, Ubuntu e/ou OpenSuSE.

falco

Antes de mais é Ubuntu, com u no fim...

Recomendo que procures programas alteranativos e que sejam nativos ao sistema operativo GNU/Linux. Emuladores e outras soluções como implementações nativas das API win32 e .net não são frequentemente soluções estáveis.

Há aplicações nativas, tão boas, ou melhores que as de window$, como não as conheces, vais ter que investir algum tempo em saberes quais são e a escolheres... Não as recuses simplesmente por serem diferentes e/ou por terem paradigmas diferentes.

A mudança nem sempre é simples, por vezes demora um pouco até porque a diferença trás sempre uma resistência natural. Mas mudar para Software Livre é o melhor que podes fazer para ti.

falcan

Ok obrigado =)

Epah formatar por pequenas coisas... mas que raio... não é com formats que se aprende e resolve as coisas... Se é assim em Windows, quando saltares pra linux, quando não conseguires fazer alguma coisa, vá de format LOL

Tens muitas distros por onde pegar, muitas opçoes de escolha, mas para iniciar, tens Fedora, Ubuntu e/ou OpenSuSE.

eu não formato por nada, so formato quando vejo que não consigo fazer nada do PC ... e so por acaso não gosto de formatar ... tenho que instalar tudo de novo ufff...

pessoal tenho um problema. o Meu PC é portátil e partiu-se o monitor ... agora tenho um monitor ligado ao pc... mas como devem saber para ver no monitor tenho que tocar nuns determinados botões.. e acho que quando formato, esse "atalho" ou la como se chama .. não se pode usar .. porque acho que tenho um drive que serve para activar as teclas de atalho .....

será mesmo assim ?

ou mesmo formatando posso usar as teclas de atalho ? 

e Já agora quanto custa arranjar um monitor de Portátil ? ( mais ou menos )

xtrm0

e Já agora quanto custa arranjar um monitor de Portátil ? ( mais ou menos )

Na maior parte dos casos não compensa arranjar o monitor do portátil. Eu tenho um protatil da asus que deixei cair ao chão e a parte de plastico à volta do monitor partiu-se e o monitor deixou de se aguentar.

Levei-o à worten e os tipos da loja disseram que normalmente custava metade do preço original do pc. Depois tentei envocar a garantia do pc, dizendo que tinha sobreaquecido e que os plásticos tinham derretido.  🤔 Mas não sei porquê eles não acreditaram  :down:

Visto que Tens poucos conhecimentos sobbre linux's, aconselho-te a usares o ubuntu. É bastante user frindly, e tem montes de documentação. Alem disso, no meu portatil, ele instalou  automáticamente os drivers de teclas rápidas. (Excepto o da luminosidade do ecrã)

O visual basic não há no linux, pois é baseado na plataforma .NET, no entanto, tens várias soluções bastante semlheantes, ao visual basic 2008, e super user friendly's, como é o caso do gambas: http://gambas.sourceforge.net/en/main.html .

<Signature goes here>

bioshock

O problema é esse mesmo. Tu perdeste a conta das vezes, porque não sabes trabalhar em Windows. Tu sabes instalar as aplicações e jogar os teus jogos, quando há um erro não tens paciência para detectar a origem, daí a formatação.

Esse tipo de situações acontecia-me quando tinha 10/12 anos e usava Windows 95/98. Foi então que comecei aprender a verificar a origem do problema. Eu uso o Windows XP desde a sua existência, nunca o troquei por nenhum outro SO, nem no portátil nem no fixo.

Para mim os termos de compatibilidade estão acima de qualquer vantagem que um outro SO me dê.

É principalmente nos termos da compatibilidade que os problemas surgem em outros SO's que não Windows.

Btw, Visual Studio não corre em SO que não Windows.

Nuke

Eu sei pouco do assunto.

Mas se quiseres experimentar o Linux, primeiro instala o Wubi esse programa cria um linux no teu pc sem precisares de fazer aquelas cenas da repartição do disco ( ou la como é ).

E assim poderás experimentar ver o que gostas o que não gostas, experimentar programas.

Se depois não quiseres telo mais ( tanto por ires instalar só o Linux ou deixa o XP ) é super fácil.

Basta desinstalares o Wubi e já está.

Também podes instalar o Linux na Pen Drive apartir do Unet Botin mas recomendo mais o Wubi  ;)

Espero ter ajudado :cheesygrin:

KTachyon

O problema é esse mesmo. Tu perdeste a conta das vezes, porque não sabes trabalhar em Windows. Tu sabes instalar as aplicações e jogar os teus jogos, quando há um erro não tens paciência para detectar a origem, daí a formatação.

Esse tipo de situações acontecia-me quando tinha 10/12 anos e usava Windows 95/98. Foi então que comecei aprender a verificar a origem do problema. Eu uso o Windows XP desde a sua existência, nunca o troquei por nenhum outro SO, nem no portátil nem no fixo.

O problema é mesmo esse. O Windows não é suposto ser um sistema para informáticos, logo não é suposto serem apenas os informáticos a conseguirem ter um sistema impecável. E, ninguém se vai ver obrigado a aprender a detectar a origem do erro. A maioria das pessoas vai simplesmente levar a uma loja de informática, onde o procedimento comum é (surpresa, surpresa) formatar.

Para mim os termos de compatibilidade estão acima de qualquer vantagem que um outro SO me dê.

É principalmente nos termos da compatibilidade que os problemas surgem em outros SO's que não Windows.

Eu não tenho problemas de compatibilidade com "outros SOs". Mas tenho problemas relacionados com a compatibilidade do Windows: arrasta demasiado legacy atrás...

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Guest
This topic is now closed to further replies.

• Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.