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DiogoRibeiro

Criar níveis

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DiogoRibeiro

Boas...

Sou um inexperiente na programação :/  .. no entanto, tive o desafio de criar um jogo para a minha disciplina de programação! não sei como e possível criar níveis no jogo!

Será que me podem ajudar?

Obrigado

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KTachyon

E já criaste o jogo? Criar níveis sem se ter o jogo parece-me complicado...


“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

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DiogoRibeiro

yap! isso e verdade..

mas sao tantas cenas que nem sei por onde começar :/ .. porqe nao percebo grande coisa disto!

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KTachyon

Deves começar ... (soam tambores) ... pelo início. Primeiro defines o que queres fazer.


“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

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pikax

😲

Antes de mais que tipo de jogo queres fazer??

A criação de níveis, em que sentido? Criar um nível de dificuldade maior ou criar um "cenário" diferente?

Pelo o que estou a perceber o jogo será feito em consola não?


Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

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SirDave

Para fazeres um jogo, precisas de um Game Development Toolkit ou de um GUI Toolkit, a não ser que seja um jogo só de texto.


Be nice to see your eyes, blink them from time to time to relax your retina when using the computer. Blink now!

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pikax

Para fazeres um jogo, precisas de um Game Development Toolkit ou de um GUI Toolkit, a não ser que seja um jogo só de texto.

:nono1:

Fiquei sem perceber a parte a negrito no contexto do texto, porque parece que esses toolkits são indispensáveis  🤔

Mais orientado para programação utilizava o allegro, se ele quer fazer um jogo e é inexperiente em programação basta usar o game maker(nunca utilizei, mas ouço muitos a falar dele).

já agora, não era mais prático utilizar um engine, como por exemplo o Ogre, ou utilizar o Unity 3D(tambem nunca utilizei)...


Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

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KTachyon

Mas respondeste à tua própria pergunta. Se utilizasse um game maker não seria preciso programar, logo não estaríamos a ter esta discussão :P


“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

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pikax

Mas respondeste à tua própria pergunta. Se utilizasse um game maker não seria preciso programar, logo não estaríamos a ter esta discussão :)

falei, mesmo por falar, pelo do que vi do game maker, no youtube, achei aquilo péssimo, claro deve ser fixe para quem não sabe programar e queira fazer um jogo, apesar que há alternativas muito melhores o Utility 3D, já vi um video que achei muito bom(feito por 2 asiáticos  👎)

Eu não respondi à minha pergunta porque, pela a maneira que ele disse pareceu que fosse mesmo necessário os toolkits, eu discordo, porque consegues desenvolver um jogo sem a ajuda de toolkits(mas claro dá-te MUITO mais trabalho).

E também, pelo o inicio do tópico não me parece que ele tenha paciência/conhecimento para pegar no OpenGL/DirectX para fazer um jogo, para a escola... :P


Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

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SirDave

Eu sei programar e o Game Maker é excelente, não tenho dúvidas disso. Aquilo não tem só a interface de blocos, também podes programar em GML,  isto é, podemos usar Game Maker Language (programar) nos nossos jogos, além da interface com blocos típica do Game Maker.

Se quiseres usar um Engine, precisas de muito dinheiro, são caros!

Portanto, sem ser estes dois, és obrigado a fazer tudo (GUI Toolkit ou Game Toolkit). Como o pikax disse, para C, o Allegro é muito bom.


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RSFalcon7

Se quiseres usar um Engine, precisas de muito dinheiro, são caros!

OpenGL é free! não sei quanto ao DirectX, mas não me parece que seja pago!

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SirDave

OpenGL é free! não sei quanto ao DirectX, mas não me parece que seja pago!

Eu quando falei em Engines, não me referia às tecnologias, referia-me à engines de jogos já feitos como por exemplo o Ogre.

DirectX e OpenGL são Windows-Only e são tecnologias que podemos usar para fazer jogos, podemos compará-los com o Flash para browsers.


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pikax

Eu sei programar e o Game Maker é excelente, não tenho dúvidas disso. Aquilo não tem só a interface de blocos, também podes programar em GML,  isto é, podemos usar Game Maker Language (programar) nos nossos jogos, além da interface com blocos típica do Game Maker.

Nunca Experimentei o Game Maker, mas pelo o que vi, não gostei...

Eu quando falei em Engines, não me referia às tecnologias, referia-me à engines de jogos já feitos como por exemplo o Ogre.

DirectX e OpenGL são Windows-Only e são tecnologias que podemos usar para fazer jogos, podemos compará-los com o Flash para browsers.

Há engines frees, e até open source, eu falei no Ogre porque foi o que me veio à cabeça.

O OpenGL é windows only??????  :nono1:

OpenGL é utilizado em telemoveis, linux, etc,etc,etc,etc,etc e mais etc.

OpenGL e DirectX não são só utilizados em jogos, também em representação de videos, em animações e efeitos gráficos.


Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

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SirDave

Ack, enganei-me. Tens razão, o DirectX é que é Windows-only, e confundi por causa disso. Obrigado pela correcção.


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KTachyon

OpenGL é free! não sei quanto ao DirectX, mas não me parece que seja pago!

São ambos gratuitos, mas o OpenGL é platform independent.


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-- Tony Hoare

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pedrosorio

Nunca Experimentei o Game Maker, mas pelo o que vi, não gostei...

Se quiseres fazer protótipos em 2D (sim, programando), não conheço nada tão fácil e rápido como game maker.


Não respondo a dúvidas por mensagem.

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pikax

Se quiseres fazer protótipos em 2D (sim, programando), não conheço nada tão fácil e rápido como game maker.

Nunca trabalhei nele, por isso não posso dar uma opinião fundamentada, mas pelo o que vi, só serve mesmo para protótipos como tu dizes.

 


Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

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pedrosorio

Nunca trabalhei nele, por isso não posso dar uma opinião fundamentada, mas pelo o que vi, só serve mesmo para protótipos como tu dizes.

 

Existem alguns jogos comerciais. E a aposta da empresa que o desenvolve em permitir que a ferramenta produza jogos para todos os "i" e android, vai aumentar substancialmente a sua utilidade (porque são exactemente os jogos 2D que têm sucesso nessas plataformas).


Não respondo a dúvidas por mensagem.

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Localhost

É interessante reparar que o autor do tópico ainda não voltou a responder :X


here since 2009

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pikax

É interessante reparar que o autor do tópico ainda não voltou a responder :X

E que a conversa está a ficar um pouco off-topic  :)


Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

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