Jump to content
Daniel Alves

Procurar imagens e guarda-las na BD

Recommended Posts

Daniel Alves

Olá a todos!

Estou a desenvolver um projecto e agora surgiu uma grande dúvida  :(

Eu já li alguns tópicos aqui mas não respondem à minha duvida  :wallbash:

Como faço para criar uma especie de galeria de imagens?! É o seguinte:

Eu tenho um formulário de operários, e quero guardar imagens junto com o registo.

De forma a que seja possivel guardar imagem do BI, nº Contribuinte etc etc

Mas como faço isso?! Estou a usar uma BD em mysql.

Tenho um campo chamado "Documentos" do tipo Blob

Mas não sei nada sobre o código. Sou um iniciante em php  :dontgetit:

Alguem me pode dar uma ajuda e orientar-me?!

XsTeAl

guardas o caminho da imagem no servidor num campo na base de dados, depois em php fazes um query para selecionares os campos e fazes um ciclo(por exemplo while) para mostrares as imagens que estao guardadas

Daniel Alves

Então preciso ter uma pasta no servidor chamada por exemplo "IMG" e guardo todas as imagens para lá...

Ou seja o upload é sempre feito para a mesma pasta.

Depois na BD guardarei unicamente o caminho da imagem...

É assim que aconselhas?!?!

Mas o problema mantem-se... Como guardo mais do que uma img?!

Só se criar uma nova tabela na BD em que terei apenas 2 campos. Um para identificar o codigo de operario e o outro para guardar os directorios...

Desta forma com um ciclo while só preciso verificar se o codigo do operario corresponde e carregar os directórios...

Assim funcionará?!

bioshock

Na pasta da tua aplicação, precisas, sempre que é criado um novo funcionário, de criar uma pasta com o nome desse funcionário. Desta forma irás organizar as imagens referentes ao funcionário na pasta correcta e será para ti muito mais de fácil de manipular todos os dados.

Não precisas de fazer nenhum Ciclo (se bem que podes), para guardares as imagens.

Eu aconselho-te a guardar apenas o caminho das imagens na base de dados e desta forma a fazer, sempre que necessário, referência ao caminho para carregar as imagens. Os campos da tabela podem ser algo do género:

[*]ID - Int

[*]Nome - String

[*]Contribuinte - Int

[*]NrIdentificação - Int

[*]imgBI - String

Daniel Alves

Amigo bioshock muito obrigado pela tua ajuda.

Penso ter entendido.

Mas só mais uma questão. Eu vou alojar posteriormente toda a aplicação num servidor web...

Assim sendo é possivel cada vez que crio um novo funcionario criar uma pasta também?! lá no servidor web?!

Podes mostrar-me algum exemplo de código para ficar com uma noção?

Desculpas estas perguntas mas é o meu primeiro projecto em php. Sou um iniciante e tenho me deparado com muitas duvidas :P

Daniel Alves

É algo assim?!

<?
  // nome do diretório
  $diretorio = "/site/public_html/minhas_imagens";

// cria o diretório com a permissão 0777
  if(mkdir($diretorio))
    echo "Diretório criado com sucesso.";
  else
    echo "Não foi possível criar o diretório.";
?>

bioshock

Não, é mais algo deste género:

// nome do diretório
  $diretorio = "/site/public_html/Funcionarios/" .$NomeFuncionario;

// cria o diretório com a permissão 0777
  if(mkdir($diretorio))
    echo "Diretório criado com sucesso.";
  else
    echo "Não foi possível criar o diretório.";

Portanto é criada uma pasta para cada funcionário onde constará as respectivas informações do mesmo, tudo organizado.

fantasma

E ao nível da base de dados, para cada documento na tabela imagens (ou documentos ou que quiseres chamar) guardas, para cada documento carregado o ID do funcionário. Assim consegues referênciar o caminho com o funcionário mais facilmente.

fvox

Hi.

Particularmente eu nunca o usei, mas neste caso, se ele desejar guardar os dados da imagem em binário no banco de dados, o tipo ideal para armazenar os dados não seria o BLOB?

[]'s

"Strength of the world, the one true beholder...Ice in my veins, for those who've died."

Daniel Alves

Ok.

Entao a melhor forma é mesmo criar uma nova tabela onde permita guardar directorio da imagem e id_funcionario certo?

Muito obrigado pela ajuda...

E em relação à procura do ficheiro?! Por exemplo o utilizador terá que ter um botão "Upload Documento"

Que código é que uso para abrir a janela de procura do windows e quando ele escolher o ficheiro, guardar unicamente o caminho na BD ?!?!

Eu sou mesmo novato em PHP. Mas tenho 1 mês para terminar este projecto.

Por favor ajudem-me =/

brunoais

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.