Jump to content
joaocarlos07

C# Ajuda - Auto Incrementar

Recommended Posts

joaocarlos07

Bom dia a todos ,

Estou a criar um software em C# com SQLCE pois é para PDA , e o SQLCE não traz a definição para auto-incrementar o id , então eu tive de fazer um codigo de auto-incrementar que me funciona so que agora vi que tem um problema que ainda não consegui resolver :x

É o seguinte com o codigo que tenho se apagar um registo como ele conta quantos tem la volta a adicionar um reptido , ou seja , eu tenho 3 produtos o 1, 2 e 3 se eu apagar o 2 ele vai-me contar que tem 2 registos e adiciona o 3 de novo , se alguem me puder ajudar agradecia

Vou deixar aqui o codigo que tenho :

// Incrementar 1 ao id (auto increment)
            SqlCeCommand cm = liga.CreateCommand();
            SqlCeCommand conta = liga.CreateCommand();
            conta.CommandText = "select count (id) from vendas ";
            int quant = Convert.ToInt32(Convert.ToString(conta.ExecuteScalar()));
            long resultado;
            resultado = quant + 1;

Um Abraço,João Carlos Pinto

kongas

Não é uma solução que seja perfeita,

mas se comparares com o último ID que tens inserido na BD acrescentas 1 e ficas com um novo ID...

Eu só digo que não é perfeito porque se tiveres o 7, se o apagares, o novo será 7 tb, mas se não precisares de ter uma noção de quantos registos tens nessa tabela, podes perfeitamente fazer assim...

Abraço.

joaocarlos07

Podes me dar um exemplo por favor ?

Obrigado

Andrepereira9

Boas

O count apenas conta o número de registos

O Max retorna o valor mais alto do campo indicado

Utiliza o  MAX

conta.CommandText = "select MAX(id) from vendas ";

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

joaocarlos07

Ok acho que assim ja resolvo o problema , obrigado pela ajuda ::(

softklin

Por motivos de relação entre tabelas, não deverias gerar os ID's dessa forma pelas razões que já te foram explicadas. Por exemplo, podias seguir a abordagem do SQLite, que cria uma tabela dedicada para os autoincrements, e guarda sempre o próximo valor. Ou seja ficaria algo assim:

obter o proximo Id:

SELECT id FROM autoincrements WHERE tabela='vendas'

e obtias o id correspondente, seja 'id'. Depois, resta-te a operação de adição do registo:

INSERT INTO vendas (id, produto) VALUES (id, 'nomeproduto')

Por fim, tens de incrementar uma unidade ao registo dos autoincrements:

UPDATE autoincrements SET id=id+1 WHERE tabela='vendas'

Se usares acesso concorrente à base de dados, convém que estes passos estejam todos dentro de uma transacção para evitar conflitos de dois id's por serem actualizados ao mesmo tempo.

Assim, se tiveres um registo 9 e o apagares, esse id 9 não volta a ser utilizado, porque poderia estar, incorrectamente, referenciado noutra tabela. Na tabela autoincrements, ficaria o valor 10, para ser utilizado na próxima inserção.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

joaocarlos07

Siim vou exprimentar assim , so uma correção é SQLCE e nao SQLite ,

Ou seja , tenho de criar um tabela autoincrements certo ?

softklin

Eu dei o exemplo do SQLite, porque é esse o sistema que eles implementam para o autoincrement, por isso podes fazer o mesmo em SQLCE, a diferença é que não é automático.

Sim, simplesmente é criar uma tabela onde armazenas sempre o próximo ID a usar para o campo ID das tabelas. Tens sempre o linha do tipo <proximoId, tabela>, por isso, podes usar essa tabela autoincrements para gerir outros ID's de outras tabelas também.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

joaocarlos07

Obrigado pelas respostas , ja esta resolvido :(