Jump to content
Sign in to follow this  
thoga31

Iniciação em Ruby

Recommended Posts

thoga31

Ruby é uma linguagem de programação interpretada de paradigma múltiplo. Foi desenvolvida no Japão em 1995 por Yukihiro M. Matsumoto. É uma linguagem forte, com gestão de memória, e é descrita pelos seus developers como "Uma Melhor Amiga do Programador".

Para quem pretende descobrir se gosta de Ruby ou não, sem ter de estudar nenhum tutorial ao certo nem instalar um IDE, pode experimentar no Try Ruby.

Escolhendo aprender mais a fundo, o principiante poderá seguir no site oficial (PT) as versões mais recentes do IDE. Como é open-source, poderá não só fazer download dos instaláveis para os vários SO, bem como fazer download dos códigos-fonte.

Janela de downloads do Ruby: http://www.ruby-lang.org/pt/downloads/

Síntese

1) Exerimenta o Ruby online!

2) Gostaste? Faz o download para o teu SO, seja código-fonte seja instalador (One-Click Installer).

Que seja útil a quem pretende iniciar-se em Ruby como eu! :(

Cumprimentos,

thoga31.

Knowledge is free!

Super Oliks

Eu ontem vi este post, eu fui dar uma bisbilhotada nesta linguagem, ao baixar a IDE comecei a seguir alguns tutoriais básicos encontrados na net, e a primeira vista é bem "estranha" :P . Mas ao mesmo tempo parece bem confortavel e de fácil adaptação, mas apenas está a escutar em console "cmd", estou experimentando-a com SciTE. Mais dei uma vista e vi algo parecido como uma IDE Ruby orientada a objetos, sabes do que se trata esta IDE orientada a objetos "ruby"?

Fiquei mal acostumado com com o vb.net, por isso o interesse em linguagens orientada a objetos.  :(

thoga31

O Ruby é multiparadigma, por isso suponho que também ela mesma suporte, qualquer que seja o IDE (actual). :(

Knowledge is free!

MarcPires

A linguagem é muito poderosa e gostosa de se trabalhar. Inicialmente algumas pessoas estranham a linguagem. Venho trabalhando algum tempo com Ruby, juntamente com o framework Rails para a criação de Restful Webservices e o ganho em produtividade têm se mostrado muito bom.

Edited by thoga31
Contacto privado removido

Desenvolvedor mobile, backend, entusiasta da programação funcional