Jump to content
Sign in to follow this  
softklin

[Física] Diferença entre 1 Kg/m^2 e 1 Kg.m^2

Recommended Posts

softklin

Boas pessoal!

Estou aqui a estudar para um teste de física e sempre tive uma dúvida que é a seguinte:

-> Se nós temos 1 Kg.m^-1 (ou seja, 1 Kg por metro quadrado), sei que, por exemplo, uma placa com uma área de 1 m^2 aguenta até 1Kg de carga.

-> Agora, se nós tivermos 1 Kg.m^2 (1 Kg metro quadrado), o que é que isso significa exactamente?

Nota: não sei se esta segunda expressão tem algum sentido para o Kg, mas foi um exemplo que arranjei para tentar perceber melhor a relação. Na verdade, a dúvida surgiu ao analisar a expressão:

1 Weber = 1 Tesla . m^2 (unidade de fluxo de campo magnético)

Cumps

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

thoga31

Essas unidades costumam surgir das fórmulas.

De facto, não é fácil entender exactamente o que significa Kg.m2, pois estamos habituados ao "quilo por metro quadrado", e não ao "quilo metro quadrado".

O mais fácil será pensar assim: 1 Tesla = 1 Weber / m2.

Atenção: existem unidades como m2.kg/s3 (ou seja, 1 Watt) - estas unidades só são explicadas pelas fórmulas que as originam, pois elas por si só não se explicam.

Knowledge is free!

softklin

Pois, realmente, está bem visto. Agora que me confrontaste com o T = Wb / m^2, tem um significado mais próximo da linguagem corrente.

Eu pensei que tinha um significado específico, mas afinal é só mesmo para utilização nas fórmulas. Obrigado Thoga, fiquei esclarecido! :(

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

thoga31

Exacto, se decompormos muito uma fórmula simples, como a do Watt (1J/s), chegas a comboios enormes que significam o mesmo. Quem diria que 1 m2.kg/s3 é 1 Watt? :(

De nada! ;)

Knowledge is free!

Tharis

-> Se nós temos 1 Kg.m^-1 (ou seja, 1 Kg por metro quadrado), sei que, por exemplo, uma placa com uma área de 1 m^2 aguenta até 1Kg de carga.

Repara que o que disseste é kg m^-2. Isso pode por exemplo ser o que disseste ou por exemplo uma densidade superficial de massa. Por exemplo, dizeres que uma placa de madeira tem 1 kg por metro quadrado.

-> Agora, se nós tivermos 1 Kg.m^2 (1 Kg metro quadrado), o que é que isso significa exactamente?

Por acaso, o que disseste são as unidades de momento de inércia. O momento de inércia é uma grandeza que mede a "dificuldade" de colocar um objecto a rodar. A fórmula do momento de inércia é I = mr^2, em que m é a massa (de uma partícula, p.e.) e r é a sua distância em relação a um eixo.

Como disse o thoga31, muitas unidades dessas surgem de fórmulas. No entanto, algumas fórmulas que à primeira vista possam não parecer grande coisa, se vires as fórmulas que as originam, muitas das vezes irás compreender o que elas significam.

Repara que tu consegues relacionar kg/m^2 com a carga que aguenta 1m^2 porque tu já viveste uma coisa do género. Se eu te perguntar "O que é um quilograma?" tu dizes, é uma unidade de massa. E porque tens tu noção fisicamente do que é 1kg? Porque já pegaste em alguma coisa e sentiste o seu peso. No entanto, kg m^2 não me consegues explicar o que é. Imagina que colocas um disco a rodar em relação ao seu eixo e depois um anel. Tu dizes "Custa mais pôr o anel a rodar do que o disco." E depois podes por exemplo, dar-lhes valores de custo de rotação de forma coerente. Punhas um bloco a cair preso por uma corda enrolada no disco fazendo-o girar e a seguir fazias o mesmo mas com o anel. Medias a velocidade angular de um e de outro quando o bloco tocasse no chão, definias uma unidade de custo de rotação, por exemplo, sc e ficas com o anel a ter 4sc e o disco 2sc. Agora eu pergunto-te "O que é um sc?" e tu respondes "Isso é fácil, é uma unidade que mede a dificuldade de pôr um objecto a girar." Acabaste de definir uma unidade do tipo kg m^2 que tu previamente não conseguias ter um significado.

Regards :P

mjamado
Repara que tu consegues relacionar kg/m^2 com a carga que aguenta 1m^2 porque tu já viveste uma coisa do género. Se eu te perguntar "O que é um quilograma?" tu dizes, é uma unidade de massa. E porque tens tu noção fisicamente do que é 1kg? Porque já pegaste em alguma coisa e sentiste o seu peso. No entanto, kg m^2 não me consegues explicar o que é. Imagina que colocas um disco a rodar em relação ao seu eixo e depois um anel. Tu dizes "Custa mais pôr o anel a rodar do que o disco." E depois podes por exemplo, dar-lhes valores de custo de rotação de forma coerente. Punhas um bloco a cair preso por uma corda enrolada no disco fazendo-o girar e a seguir fazias o mesmo mas com o anel. Medias a velocidade angular de um e de outro quando o bloco tocasse no chão, definias uma unidade de custo de rotação, por exemplo, sc e ficas com o anel a ter 4sc e o disco 2sc. Agora eu pergunto-te "O que é um sc?" e tu respondes "Isso é fácil, é uma unidade que mede a dificuldade de pôr um objecto a girar." Acabaste de definir uma unidade do tipo kg m^2 que tu previamente não conseguias ter um significado.

Wow! Isto é completamente off-topic, mas se tivéssemos mais professores com esta capacidade de síntese pedagógica, não tínhamos o ensino das ciências no estado lastimável em que estão. Kudos!

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

softklin

Bom exemplo Tharis. Tal como disseste, não sabia o que essa notação significava porque nunca tinha tido contacto com algo que tivesse uma correspondência com o dia-a-dia. Faz a diferença termos uma analogia!

Cumps e obrigado!

Tharis

@mjamado, thanks! :P

@softclean, you're welcome! :P

Só para dizer uma coisa em relação ao que disse o mjamado: o que falta no nosso ensino é deixar de ensinar para se ser bom a fazer testes/exames, que no nosso caso, são de dificuldade nula e ensinar de forma intuitiva e lógica, para que o aluno realmente perceba o que está a fazer e porque o está a fazer. Aulas de Matemática em que temos professores a dizerem "Façam este tipo de exercícios porque saem em exame." ou "Isto não vamos tocar porque raramente sai em exame.", etc. são completamente lastimáveis.

Cumps :)

pedrosorio

@mjamado, thanks! :P

@softclean, you're welcome! :P

Só para dizer uma coisa em relação ao que disse o mjamado: o que falta no nosso ensino é deixar de ensinar para se ser bom a fazer testes/exames, que no nosso caso, são de dificuldade nula e ensinar de forma intuitiva e lógica, para que o aluno realmente perceba o que está a fazer e porque o está a fazer. Aulas de Matemática em que temos professores a dizerem "Façam este tipo de exercícios porque saem em exame." ou "Isto não vamos tocar porque raramente sai em exame.", etc. são completamente lastimáveis.

Cumps :)

:notworthy:

Não respondo a dúvidas por mensagem.