Jump to content
Sign in to follow this  
rikardinhuh

[duvida] throw exceptions

Recommended Posts

rikardinhuh

Boas, gostava que me dessem uma ajuda a perceber esta parte das exceptions, eu sei utilizar o try/catch,  mas disseram-me que é incorrecto utiliza-los em métodos, entao queria que alguem me ajudasse a perceber o porque e como se faz para utilizar throws...Já li muitos tutoriais e codigo e nenhum dos que vi consigo perceber como se usa...

obrigado

rikardinhuh

Obrigado mas continuo a nao perceber o porque de lançar excepçoes =S

Baderous

Primeiro, quem te disse que não se usavam excepções dentro de métodos...nem sei o que isso quer dizer, porque as excepções são lançadas e tratadas em métodos, mas enfim.

Um caso prático fácil de perceber é quando queres ler um ficheiro. Quando tentas abrir um ficheiro, o código padrão consiste em abrir uma stream sobre esse ficheiro através de uma das muitas classes de streams que Java disponibiliza. No entanto, ao passares a localização do ficheiro ao construtor da stream, podes indicar uma localização onde o ficheiro não exista (por engano, por ex.). Para prevenir este caso, o construtor lança uma excepção de nome FileNotFoundException, que:

1) poderá ser apanhada e tratada no método que invoca o construtor através da instrução try/catch;

2) poderá ser apanhada e tratada num outro método X que invoque o método Y (algures na sua cadeia de invocações de métodos) onde se encontra o construtor (uma vez que as excepções são propagadas de forma ascendente na cadeia de invocação de métodos), sendo que neste caso se indica no cabeçalho do método Y que este lança a excepção em causa, através da instrução throws. Todos os métodos que receberem a excepção e não a tratarem têm de ter também o throws no cabeçalho a alertar quem os invoca deste facto.

Se a excepção for propagada até ao método main e este não tratar a excepção (indicando também o throws), então, durante o tempo de execução, se ocorrer o problema que causa a excepção, o programa estoura.

Tutorial da Oracle: http://download.oracle.com/javase/tutorial/essential/exceptions/index.html