Jump to content
Sign in to follow this  
Super Oliks

Escrevendo Programas em Java

Recommended Posts

Super Oliks

Eu fui a um livraria comprar um livro "vb.net", mas estava caro e como não tinha o dinheiro comprei um mais barato, sobre lógica de programação. o nome do livro é: Lógica de programação e estruturas de dados com aplicações em java. Como lógica de programação se usa em todas as linguagens acho eu que será muito útil.

Agora que vem a dúvida, pois preciso de uma ferramenta para testar os exemplos em java, aqui no livro tem algumas dicas de ferramentas mais não sei qual é a melhor, pois não tenho conhecimentos para avaliar, vou escreve-las e gostaria de suas opiniões.

BlueJ - Suportada pelas plataformas: Solaris, Linux, Mac OS e Windows;

Eclipse - Suportada pelas Plataformas: Linux, Mac OS e Windows;

JCreator - Possui uma versão profissional e gratuita para Windows;

Jdeveloper - Suportada pelas plataformas : Linux, Mac OS e Windows;

NetBeans - Suportada pelas plataformas: Solaris, Linux, Mac OS e Windows.

Eu de "vista" estou pensando em escolher o JCreator, pois tem uma versão grátis, o que implica é que é apenas para Windows. Saberiam me dizer se as outras "ferramentas" também tem/são versões grátis? Ou se conhecem outras ferramentas gratuitas para escrever/testar código java?

KTachyon

Editor de texto + linha de comandos :thumbsup:

NetBeans e Eclipse são grátis.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Super Oliks

Editor de texto + linha de comandos :thumbsup:

Não precisa compilar ? para ver se as funções estão a correr corretamente?  🤔

KTachyon

Compilas na linha de comandos.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

ryouta

Editor de texto + linha de comandos :)

NetBeans e Eclipse são grátis.

são bons os 2 !

eu gosto mais do eclipse...

o netbeans é aquela molezinha neh, de arrasta tudo para criar a interface do programa!

mais de boaa pode usar qualquer 1 deles.

SirDave

Bem, eu para programas Java simples uso Editor de Texto + Terminal.

No entanto, visot que alguns maiores projectos têm vários ficheiros e imagens e podem ter erros em vários lados e têm muitas linhas de código, eu uso o Eclipse.

Nos projectos nem muito grandes nem muito pequenos mas com um só ficheiro, uso o Geany.

Be nice to see your eyes, blink them from time to time to relax your retina when using the computer. Blink now!

KTachyon

Esta discussão perdeu alguns posts relacionados com a discussão acerca de porque não sou fã de (especialmente) NetBeans, pelo que vou dar umas quantas indicações:

O NetBeans possui diversas ferramentas gráficas que permitem editar configurações e gerar código directamente, que muitas vezes têm alguns problemas graves que tornam bastante irritante a sua utilização. Coisas como configurações de XMLs que não são exactamente bem construídos pelos interfaces gráficos do NetBeans. Um exemplo, a criação de processos BPEL, a gestão de configuração de sistemas de persistência com um servidor de aplicações como o Glassfish ou o JBoss, etc... Pelo que a minha recomendação é que a edição/criação deste tipo ficheiros seja efectuada manualmente.

Isto tem impacto em projectos de equipa em que, se alguém utiliza a parte gráfica para editar um ficheiro, pode correr tudo mal.

O sistema de integração com repositórios também nunca me pareceu muito bom. O import de projectos para repositórios SVN incluia ficheiros locais, em vez de apenas colocar ficheiros globais. E, apesar de muitas vezes o NetBeans fazer a tradução entre paths de Windows (com\as\barras\invertidas) e os paths de *nix (tipo/assim/), sempre me aconteceram problemas derivados de certas situações em que tal não aconteceu.

Entre muitos outros problemas dos quais, de momento, não me recordo... Pelo que a minha recomendação geral é, não utilizar NetBeans :)

-- Tony Hoare

Super Oliks

Os mesmo exemplos que estou a testar no "eclipse" estou a testar no "netbeans", e por aqui estás a correr tudo bem.

Pelo menos com códigos básicos.

O NetBeans possui diversas ferramentas gráficas que permitem editar configurações e gerar código directamente,

que muitas vezes têm alguns problemas graves que tornam bastante irritante a sua utilização.

Até o momento só tirei vantagens do mesmo, mas é claro que ainda não estou a fazer nenhuma aplicação que necessite utilizar a fundo todas as opções do netbeans.

Já o eclipse, me traz opções mais sóbrias, uma interface mais simples e mais intuitiva, mas ao mesmo tempo rápida ao correr o código/compilar.

Enfim vou me envolver com os dois (eclipse/netbeans), pelos "bug's" citado pelo KTachyon, quem sabe em versões futuras não seja corrigidas,

e assim ja me fico habituado com ela. :)