Jump to content
deadvi

Segmentation Fault em função que manipula strings apontadas

Recommended Posts

deadvi

Boas pessoal,

eu sou novo aqui por isso perdoem-me por erros de iniciante.

O meu problema é o seguinte. Tenho de fazer uma função que procura numa string espaços, substitui por hífens e devolve o número de substituições efectuadas. O que tenho até agora é isto mas ao executar dá-me segmentation fault:

int subesp (char *s)
{
char aux;
int subs = 0;
while (*s != '\0')
{
	if (*s == ' ')
	{
		aux = '-';
		*s = aux;
		subs++;
		s++;
	}
	else
	{
		s++;
	}

}
printf("%s", s);
return subs;
}

int main()
{
char *s = NULL;
printf("Introduza string:\n");
scanf("%s", s);
subesp(s);
return 1;
}

Podem-me explicar o porquê de estar mal?

Obrigado desde já,

Cumps,

Deadvi

Baderous

Compilando isso com a flag -g para gerar símbolos para debug, e correndo depois o executável com o GDB, obtém-se a seguinte informação acerca do erro:

Program received signal EXC_BAD_ACCESS, Could not access memory.

Reason: KERN_INVALID_ADDRESS at address: 0x0000000000000000

0x00007fff8004d254 in __svfscanf_l ()

Vê como estás a declarar a string.

deadvi

Ups. Obrigado. Não sabia isso da flag ao compilar. Quando ao resto está tudo certo?

Um off-topic:

As cores no código dão para pôr automaticamente ou tem de ser manualmente?

Localhost
As cores no código dão para pôr automaticamente ou tem de ser manualmente?

[ code = C ] código aqui [ /code ], sem os espaços.

here since 2009

Baderous

Ups. Obrigado. Não sabia isso da flag ao compilar. Quando ao resto está tudo certo?

Não, tens algumas coisas a corrigir.

1) O scanf, quando usado com as strings de formato simples para strings (%s), só lê até ao 1º caracter branco, sendo o <espaço> um desses caracteres. Por isso ao tentares ler uma string com espaços, ele só vai guardar o que leu até ao 1º, tudo o resto dispensa. Para leres strings com espaços tens de dar uma formatação especial, como esta:

scanf("%[^\n]",s);

Assim, ele lê tudo até encontrar um \n. De preferência deve-se indicar o nº de caracteres máximos a ler para não gerar buffer overflow, desta forma:

scanf("%100[^\n]",s); //máximo de 100 chars

2) Na tua função subesp tens coisas desnecessárias como o aux que não está lá a fazer nada e o incremento do apontador que pode ser feito fora do if/else.

3) Estás a percorrer a string usando o apontador que recebes como argumento e que, inicialmente, aponta para o 1º elemento da mesma. Ao percorreres a string até ao fim, no final, o apontador está a apontar para o último elemento ('\0'), de modo que o printf não vai imprimir nada. Tens de usar um apontador auxiliar e usar esse para percorrer a string. O printf pode ficar igual, porque irá imprimir a string apontada por s, mas para percorrer não uses o s.

4) A main retorna sempre 0 e não 1.