Jump to content
Sign in to follow this  
MIXMIX

configurar servidor VPS

Recommended Posts

MIXMIX

Nesta comunidade há grandes programadores e noobs como eu que gostam de passar o tempo a "fossar" e tentar aprender alguma coisa...

Aminha ultima aventura foi adquirir um servidor VPS não gerecnado linux, como sou um nabo comprei logo o pacote de 1 ano. Estou habituado a alojamento compartido e pensei que a coisa era igual... já sei que sou muito ingénuo...

Ora pago o alojamento deram-me os dados de login e o IP. Entrei no VPS via IspCp que eles instalam gratuito mas não gosto do sistema, preferia cpanel mas custa 7€ a mais por mês. No entanto criei um usuário para testar, fui fazer upload de um ficheiro e o php.ini está configurado para limitar a 2Mb o upload em php. Contactei o suporte técnico e disserem que tinha que acessar como root no sistema e alterar os dados do php.ini .

Mas eu nunca usei linux, nem sei como chegar ao ficheiro php.ini do servidor VPS a partir do meu pc.

Preciso que alguém me oriente, sou totalmente leigo na matéria e a minha ideia seria instalar o kloxo que é algo parecido com o cpanel e é grátis.

O problema é que não sei por onde começar, vi tutoriais de códigos a usar mas nem sei onde escrever esses códigos, é feito em alguma consola? ou é feito no internet explorer?

Se alguém puder ajudar agradeço muito.

Cumprimentos 

KTachyon

Vou tentar advinhar umas quantas variáveis:

1. Usas Windows

2. Deram-te o acesso ao servidor por SSH

O meu conselho é instalares o putty para acederes ao servidor. Depois disso, dúvidas, dúvidas...

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

MIXMIX

Vou tentar advinhar umas quantas variáveis:

1. Usas Windows

2. Deram-te o acesso ao servidor por SSH

O meu conselho é instalares o putty para acederes ao servidor. Depois disso, dúvidas, dúvidas...

Só sei usar windows, ando a tentar aprender um pouco de linux mas vai lento...

As variáveis são correctas o resultado vamos lá ver... rsrsrs

Já descarreguei o programa, vou colocar os dados de acesso e tentar... acho que instalar o kloxo não vai ser fácil...

Obrigado pela dica, assim já sei por onde começar.

Cumprimentos

softklin

Um VPS :thumbsup: Basicamente, o que tu compraste foi o aluguer de uma máquina (virtual) dedicada, só para ti. Isto é, tens uma instalação de uma distro de GNU/Linux e podes escolher todo o software que queres instalar. Para "piorar", compraste um servidor não gerido, o que significa literalmente "estás por tua conta", porque ficas responsável por actualizações e configurações. Vejo duas opções:

1) Fala com o departamento comercial e pede um reembolso do que adquiriste. Dessa forma, podes comprar um alojamento web nessa ou noutra empresa que te fica bem mais barato, tens o Cpanel (tipicamente) e não tens de preocupar com configurações.

2) Aproveita todo o potencial que tens com o teu servidor. Podes instalar muito mais para além de um servidor web. Por exemplo, podes ter um servidor de FTP ou um bot de IRC. É claro que todo este poder exige mais responsabilidade e configuração. É recomendado que tenhas grande à vontade na bash (consola), ou se não tiveres, podes sempre aprender. Se a tua distro é o Ubuntu Server, então existem muitos tutoriais no site oficial. Por exemplo:

http://www.howtoforge.com/ubuntu_debian_lamp_server

Se achas que te meteste numa embrulhada, então aconselho-te mesmo a ir pela primeira opção, senão faz como o KTachyon disse, saca o Putty, acede ao teu servidor pela consola e explora a máquina.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

MIXMIX

Tenho várias contas em servidores de alojamento partilhado e a minha ideia era ter um servidor próprio porque alguns dos meus sites tem horas de muito fluxo e o alojamento sharing está a ficar apertado...

Ora eu estive a ver os peços dos alojamentos gerenciados e ficava 5 vezes mais caro do que a opção sem gerenciamento que encontrei.

O sistema operativo é Debian Lenny Minimal 64 Bit, estava instalado por defeito, depois eu reinstalei para uma opção pré-configurada com o painel de controlo ispcp.

Eu pensava que era mais simples mas acho que não vou desistir e vou tentar tirar partido das caracteristicas do servidor:

1024MB ram essegurada e 2048MB swap.

processador 4 nucleos 3,2ghz cada mas compartido com mais 12 contas

velocidade de ligação de 1Gbps para uma largura de banda de 1000Gb, após 1Tb passa a 10Mbps, ou seja não fica bloquado por gastar a banda só fica é muito mais lento.

O disco é de 60GB que é mais que suficiente para o uso que lhe vou dar

O VPS está num servidor na Alemanha numa empresa com mais de 4 anos de actividade, assim é mais confiável...

Achei boas caracteristicas e optei por comprar anual para ser mais barato.

Penso que com paciência e tempo conseguirei instalar...

Se tiver dúvidas pedirei auxilio a quem puder e quizer ajudar.

Obrigado pelas respostas, foram uma boa ajuda para o arranque desta aventura.

Cmprimentos

MIXMIX

Após analisar um pouco o putty e alguns comandos para usar via ssl, consegui instalar o kloxo, configurar ficheiros de segurança e pôr tudo a funcionar.

Com tudo isto aprendi um pouco sobre o sistema linux e alguns comandos.

Agradeço ao KTachyon pela orientação, o meu problema era mesmo por onde começar e via muitas dicas na internet mas não sabia que software usar...

Cumprimentos