Jump to content
MK2

Ordenação de mensagens

Recommended Posts

MK2

Boas.

Tenho uma tabela com mensagens e uma tabela de amigos.

Quando é para ordenar, eu quero que seja ordenado por id que é auto-incremental, ou seja, por ordem de chegada...

O problema é que eu quero que só apareça as mensagens que tenho como amigo...

O que eu tenho é:

$result5 = mysql_query("SELECT * FROM mensagens ORDER by id_msg desc");

//Verifica se algum registo foi devolvido
$numero_registos5 = mysql_num_rows($result5);

while($row5 = mysql_fetch_array($result5))
{

$result = mysql_query("SELECT * FROM `amigos`");

//Verifica se algum registo foi devolvido
$numero_registos = mysql_num_rows($result);

while ($row = mysql_fetch_array($result))
{
if ($row['amigo'] == $row5['username'])
{
echo "sim";
}
else 
{
echo "não";
}
}

O que está a acontecer é que ele está a agrupar por utilizador, e eu queria que aparecesse por ordem de chegada...

Eu percebo porque é que está a acontecer isto... Mas não consigo arranjar solução para isto...

Ajuda por favor.. Ando à mais de uma semana para resolver isto....

Aguardo resposta..

Obrigado"!

Cumps;Mk2_______________________________________________Se não fosse o C estaríamos a usar Pasal, obol e Basi ...

brunoais

Talvês algo do genero:

SELECT * FROM mensagens
INNER JOIN  `amigos` ON  amigos.amigo = mensagens.username
ORDER by id_msg desc

Pelo que eu percebi é isto que queres

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

MK2

Não estou a conseguir aplicar isso.

Eu tenho uma tabela de amigos que tem o id, o username (meu) e o nome do amigo.

Depois as mensagens são enviadas para todos.. Todas as pessoas que estiverem inscritas e forem amigas dessa pessoa consegui ver... Agora o problema é que primeiro tenho de saber se essa pessoa é minha amiga para poder mostrar...

É do estilo:

username: mk2          amigo: brunoais

username: brunoais          amigo: alguem

Eu posso ver a tua mensagem mas não posso ver a do alguém...

Cumps;Mk2_______________________________________________Se não fosse o C estaríamos a usar Pasal, obol e Basi ...

brunoais

Da maneira como estás a pedir é muito complicado sem saber exatamente como as tabelas estão feitas...

Se pudesses mostrar o resultado de um export delas (sem os dados atuais nelas, só a estrutura) facilitaria imenso.

De qq modo:

SELECT * FROM mensagens
INNER JOIN  `amigos` ON  
	amigos.username = mensagens.remetente AND
		 (amigos.amigo = meuUsername OR amigos.username = meuUsername )
WHERE mensagens.remetente = meuUsername
ORDER by id_msg desc

Isto parece ser uma pequena martelada mas, sem mais info de como a tua DB está, não faço ideia como melhorar este código.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

MK2

As tabelas estão assim:

Tens a tabela amigos que tem o id, o username (teu) e depois o amigo (username do teu amigo)

depois tenho a tabela mensagens que tem:

id_mensagem, username, texto, etc....

O que eu quero é que ele vá procurar na tabela amigos onde está o teu nome e agarrar no nome do "amigo" e procure nas mensagens com esse nome... Já consegui fazer isso, mas como ele primeiro procura na tabela amigos ele vê o nome e procura na tabela mensagens todas as mensagens que existem com aquele nome. e depois ele faz isso para os outros... Só que o que acontece é que se eu tiver mensagens intercaladas com dois nomes diferentes ele agrupa por nomes.

Exemplo:

Tabela amigos:

1 - mk2 - brunoais

2 - mk2 - alguem

Tabela mensagens:

1 - brunoais - olá

2 - alguem - olé

3 - brunoais - tudo bem?

4 - alguem - sim

O que ele faz é:

1 - brunoais - olá

3 - brunoais - tudo bem?

2 - alguem - olé

4 - alguem - sim

Porque primeiro ele verifica nos amigos e passa logo para as mensagens à procura de todas as mensagens com o nome que ele encontrou...

Eu queria que me desse por uma ordem de chegada sem agrupar.

pedroserra

Dúvida: porque é que não incluis um campo timestamp na mensagem e usas isso depois para ordenar?

Ah e tal não sei quê...

MK2

E o resto? ele tem data... mas é a mesma coisa que ordenar por id que está incremental... A minha dúvida não é essa.. Porque isso já eu fiz... Isto não é tão simples como pensas... Porque eu tenho primeiro que ver quem são os meus amigos e ele corre a lista vÊ um e procura nas mensagens as que tem o nome que encontrou... Ele assim está a ordenar por username que ele encontra nos amigos..............

:wallbash: