Jump to content
progster

[Resolvido] Numeração Automática

Recommended Posts

progster

Boa Noite.

Surgiu-me um problema que não estou a conseguir resolver. Estou a trabalhar com Visual Studio.net 2003, e MS Access.

Será que alguém me pode ajudar, com a questão da numeração automática?

Tenho um campo ID definido em MS Access, com numeração automática. Até aqui tudo bem.

O problema é por exemplo em 5 registos, se elimino o registo número 3, a coluna ID não fica ordenada sequencialmente.

A minha questão é: Como é que eu faço para a coluna ficar ordenada sequencialmente através do form em VB?

Cumprimentos.

Não resolvo dúvidas por PM.

Caça

Não o podes fazer, é assim que funciona. Não sei se no access também é possível reiniciar os campos numeração automática.

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

jpaulino

O problema é por exemplo em 5 registos, se elimino o registo número 3, a coluna ID não fica ordenada sequencialmente.

Imagina que a tua aplicação é de clientes e que esses clientes efectuam compras online. Numa tabela tens os números dos clientes e noutra tens os registos de compras associadas a esse cliente. Não podes simplesmente apagar um cliente e criar um novo com o mesmo número, pois o histórico que estava associado ao cliente anterior, ficaria agora associado ao novo cliente.

Também não podes apagar o histórico, porque se existiram movimentos (compras) tens de contabiliza-las e têm de ficar no histórico, mesmo que esse cliente cancele a conta..

Por isso o campo autonumber (no caso do Access) é automático e normalmente cancelas um cliente e não apagas na realidade. Deixa é de ser visível na tua aplicação.

Os restantes situações onde usas o autonumbers são normalmente irrelevantes.

bioshock

Não sei se no access também é possível reiniciar os campos numeração automática.

Sim, é possível, mas com um entrave: quando fazes o reset, ele faz reset a tudo.

Caça

Sim, é possível, mas com um entrave: quando fazes o reset, ele faz reset a tudo.

O que é que queres dizer com tudo? Não é só na tabela em questão?

Pedro Martins

bioshock

O que é que queres dizer com tudo? Não é só na tabela em questão?

Sim, só na tabela em questão mas nos campos todos. O que ele queria era fazer um reset apenas a um campo, algo que é impossível sendo numeração automática e má prática também, como o @jpaulino referiu.

progster

Não o podes fazer, é assim que funciona. Não sei se no access também é possível reiniciar os campos numeração automática.

No Access é possivel, não através de um form, mas abrindo a tabela em vista de estrutura, elimina-se a coluna, e depois é só voltar a cria-lá.

Deste modo os registos aparecem ordenados sequencialmente.

progster

Por isso o campo autonumber (no caso do Access) é automático e normalmente cancelas um cliente e não apagas na realidade. Deixa é de ser visível na tua aplicação.

Ok. Agora percebo por que é que quando se elimana um registo, os  restantes não ficam ordenados sequencialmente.

Vou estudar melhor a situação, e provavelmente vou optar por colocar manualmente o Id de registo.

Obrigado a todos pela ajuda.

Cumprimentos.

progster

Boa tarde.

Tal como referido anteriormente, defini o tipo de dados do campo Id para Número.

Agora surgiu-me outro problema que não estou a conseguir resolver:

DsCliente11.Clear()
OleDbDataAdapter1.Fill(DsCliente11)
Mostra_Dados()

Por exemplo em 5 registos, elimino o número 2. Se inserir um novo registo, funciona bem

O problema é quando volto a inserir um registo com o Id 2, dá-me erro na segunda linha.

O erro é:

An unhandled exception of type 'System.Data.ConstraintException' occurred in system.data.dll

Additional information: Failed to enable constraints. One or more rows contain values violating non-null, unique, or foreign-key constraints.

Será que me podem ajudar novamente? Desde já fico agradecido.

Cumprimentos.

Caça

Estás a tentar violar a chave primária.

Pedro Martins

progster

Certo. Mas será que á alguma maneira de dar a volta á situação?

Caça

Sim, se quiseres perder a integridade dos dados, apaga a chave primária. Resta-me dizer que depois vais ter problemas

Pedro Martins

progster

Sim. Acabei agora mesmo de testar essa possibilidade.

Ok. Obrigado pelo esclarecimento.

Cumprimentos.