Jump to content
bioshock

Demissão

Recommended Posts

bioshock

Assumindo o seguinte o exemplo: A pessoa X celebrou um segundo contrato com a empresa Y, de 6 meses. Passado 2 meses o funcionário deseja demitir-se. Está estipulado que a empresa deve receber uma indemnização em conformidade com o tempo que resta para o funcionário completar o seu contrato.

Feito isto, a pessoa X é mesmo obrigada a indemnizar a instituição, correcto?

E se for ao contrário? Se a empresa despedir o funcionário? Terá de haver na mesma alguma indemnização do funcionário para com a empresa?

bubulindo

Eu não sei muito de direito laboral... mas não seria ao contrário? A empresa a indemnizar o empregado se o demitisse antes do contrato acabar?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

bar

Eu não sei muito de direito laboral... mas não seria ao contrário? A empresa a indemnizar o empregado se o demitisse antes do contrato acabar?

Também penso o mesmo 🤔

Nem tocam na xixa.

Hipnoted

Feito isto, a pessoa X é mesmo obrigada a indemnizar a instituição, correcto?

Certo, a menos que avises um mês de antecedência.

E se for ao contrário? Se a empresa despedir o funcionário? Terá de haver na mesma alguma indemnização do funcionário para com a empresa?

Se a empresa despedir o funcionário é a empresa que tem de dar uma indemnização.

Mas aconselho-te o seguinte fórum para expores essa dúvida, lá sabem mais das leis do trabalho que qualquer um daqui:

http://www.sabiasque.pt/foruns.html

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

bioshock

Sim, mas se despedir com justa causa já não é obrigada a indemnizar. Supondo que o funcionário deixa de ir ao trabalho para ser despedido, será um despedimento por justa causa (não comparência), não me parece que a empresa ainda tenha que indemnizar o individuo.

Xpirito

Estando a contrato não sei bem como funciona, mas quando se está efectivo ( quadros da empresa) tens de avisar com 2 meses de antecedencia.

Já agora: Se for final de contrato o patrão tem de te avisar com 15 dias de antecedência se te for dispensar.

Se tu não quiseres prorrogar um contrato com uma empresa tens de avisar com 1 mes de antecedencia.

Para perguntas idiotas, respostas estúpidas!

Caça

Sim, mas se despedir com justa causa já não é obrigada a indemnizar. Supondo que o funcionário deixa de ir ao trabalho para ser despedido, será um despedimento por justa causa (não comparência), não me parece que a empresa ainda tenha que indemnizar o individuo.

Eu também ando a procura de um trabalho melhor, e o que me dizem é que por cada ano de trabalho tens sempre direito a um mês de salário, quer sejas tu a despedir-te ou a empresa a mandar-te embora.

No entanto, tens de avisar com um mes de antecedência e acho podes negociar com a empresa, tipo "Vou-me embora amanha e não quero os meus direitos".

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

bioshock

Estando a contrato não sei bem como funciona, mas quando se está efectivo ( quadros da empresa) tens de avisar com 2 meses de antecedencia.

Já agora: Se for final de contrato o patrão tem de te avisar com 15 dias de antecedência se te for dispensar.

Se tu não quiseres prorrogar um contrato com uma empresa tens de avisar com 1 mes de antecedencia.

Sei disso tudo, está estipulado em cada contrato.

Eu também ando a procura de um trabalho melhor, e o que me dizem é que por cada ano de trabalho tens sempre direito a um mês de salário, quer sejas tu a despedir-te ou a empresa a mandar-te embora.

No entanto, tens de avisar com um mes de antecedência e acho podes negociar com a empresa, tipo "Vou-me embora amanha e não quero os meus direitos".

Os contratos são de 6 meses, portanto, não existem regalias ao nível do despedimento, acho!

Quando se é despedido com justa causa não são oferecidos direitos, pois foi um despedido onde quem prejudicou foi o funcionário.

Caça

Mesmo de 6 meses, se somados derem anos acho que já tens direito.

Pedro Martins

bioshock

Não me interessam muito os direitos, só me queria vir embora sem ressentimentos. Não chega a um ano tudo somado.

Caça

Não tens uma cópia do teu contracto? O teu contracto é de 6 meses, mas se não existe lá nenhuma clausula que diga que és obrigado a ficar até acabares o projecto que tens em mãos, mesmo que o tempo de desenvolvimento ultrapasse esses 6 meses, podes vir sem consequências para ti.

Já tentaram fazer isto com um colega meu mas felizmente ele apercebeu-se e só assinou quando essa clausula foi retirada.

Pedro Martins

bioshock

O meu contrato é de 6 meses e é renovado (automaticamente) caso não haja "indecisões" por alguma das partes. Já estou no 2º contrato, portanto, tenho 7 meses já de trabalho +/-.

bioshock

O que está estipulado é que tem de haver uma compensação por parte do funcionário para com a empresa caso este rescinda o contrato.

yoda

O meu contrato é de 6 meses e é renovado (automaticamente) caso não haja "indecisões" por alguma das partes. Já estou no 2º contrato, portanto, tenho 7 meses já de trabalho +/-.

Se fosse a ti tentava conseguir um contrato prolongado. Certamente que esses contratos de meses beneficiam mais a empresa do que a ti.

Faz por te tornar indispensável e joga com isso a teu favor, foi o que fiz.

bioshock

Se fosse a ti tentava conseguir um contrato prolongado. Certamente que esses contratos de meses beneficiam mais a empresa do que a ti.

Faz por te tornar indispensável e joga com isso a teu favor, foi o que fiz.

Não é uma empresa, "denominei-a" empresa para ser mais perceptível, contudo é algo diferente. Não quero fazer publicidade pois eles não merecem.

Eu não quero um contrato prolongado, até porque eles já não colocam efectivos à já alguns anos. Fazem um máximo de três contratos e depois mandam embora para não serem obrigados a por a efectivo.

bioshock

Não tens de lhes pagar nada, mas duvido que tenhas direito a alguma coisa.

No contrato está estipulado que tenho de pagar um valor. Imaginando que falta-me 2 meses para acabar o contrato tenho de pagar esse valor.

bioshock

Citando a parte que referi:

Caso o segundo outorgante (funcionário) rescinda o presente contrato antes do seu termo inicial ou de qualquer uma das eventuais prorrogações deverá indemnizar a primeira outorgante (empresa) pelo valor da Formação Profissional que esta despendeu com aquele, no valor monetário proporcional ao tempo que faltar para completar o respectivo contrato ou uma das suas eventuais renovações

apocsantos

Boa noite,

Não vou questionar as tuas razões, mas terminar o projecto seria uma boa alternativa, uma vez que legalmente nada mais te "ligaria" à empresa, e aí tens duas alternativas, ou de despedes e dás os 30 dias de aviso prévio, ou entras de baixa médica até ao fim do contracto.

Sejamos realistas, os médicos adoram "prendas", e qualquer um te passa uma baixa psiquiátrica (as únicas incontestáveis), em que podes sair de casa sem que ninguém te lixe  a broa.

Se não estás farto na totalidade e queres ganhar ao máximo com isso, torna a empresa dependente de ti, e depois tira proveito disso. Faz o projecto de maneira a que outro programador que tente pegar nele se veja "às aranhas" para o conseguir fazer, torna a empresa tão dependente de ti como dos €€€€ e depois pede-lhes um chorudo aumento!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"