Jump to content
chesterduh

PHP + Web Service para envio de email e consulta de BD

Recommended Posts

chesterduh

Boa noite pessoal!!

Estou aqui com algumas dúvidas em relação a um modesto projecto que estou a desenvolver em PHP e agradecia com bastante agrado toda a ajuda possível..

Basicamente estou a desenvolver o site da empresa onde trabalho e entre outras funcionalidades do site, o utilizador terá a possibilidade de preencher diversos formulários para encomendas, pedidos de assistência, consultas de estado de reparação, etc. Como resultado do preenchimento dos formulários, será enviado um email para o respectivo departamento (dependendo do tipo de pedido) ou então uma consulta à base de dados (no caso das consultas dos estado de reparação). Já tenho todos os formulários prontos e as devidas validações tanto do lado do cliente como do server, foi tudo testado com o servidor smtp onde desenvolvi o site (no caso dos formulários que devolvem envio de email para os diversos serviços) e está tudo ok.

O problema neste momento é que a administradora de redes da empresa criou dois web services, um para o envio dos emails e outro para as consultas à BD e como não estou muito por dentro deste assunto, não faço ideia como hei-de implementar isto e como consumir os web services através do php.

Como referi acima, toda a ajuda é bem vinda, quer através de código, exemplos, links onde possa encontrar informação a respeito disto (com exemplos práticos se possível), etc, etc..

Cumprimentos,

Chester

brunoais

Foste claro nisso tudo excepto:

O problema neste momento é que a administradora de redes da empresa criou dois web services, um para o envio dos emails e outro para as consultas à BD e como não estou muito por dentro deste assunto, não faço ideia como hei-de implementar isto e como consumir os web services através do php.

Esses serviços foram escritos em que linguagem? PHP?

Se foi PHP está em PHP OOP (objetos) ou functional php (baseado em funções)?

Já agora, saber o nome do objeto ou das funções torna-se útil para te ajudar.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

chesterduh

Boa noite bruoais!  ;)

A administradora criou dois web services em asp.net (penso eu, uma vez que a extensão é .asmx) e forneceu-me os seguintes dados:

WSDL: http://......../InterfaceWebsites.asmx?WSDL

Webservices: http://......../InterfaceWebSite/

os dados do login e ainda:

No caso do método interface_sendEmail:    //web service para o envio de email com o POST dos formulários

-output:  string  "0" em caso de insucesso e "1" em caso de sucesso.

No caso do método interface_getStatus:    //web service para consulta de estado de reparação (conecta à BD e faz o query)

-output:  string  "0" em caso de 0 resultados na pesquisa

Em relação aos web services está tudo pronto.

Em relação aos formulários está tudo a funcionar e a validar direitinho agora só me falta alterar o código php de forma a poder consumir os web services referidos e aí é que está o meu problema pois não estou nada por dentro deste assunto e mesmo PHP estou a iniciar-me, se bem que é este o meu primeiro obstáculo que não estou a conseguir resolver, pois não encontro nada que possa adequar ao meu caso e tomar como exemplo..

Qualquer ajuda como disse é bem vinda, quer seja com exemplos de código, bibliografia relacionada, links para consulta, etc, etc..

Obrigado e cumprimentos,

Chester

brunoais

Se é isso o que ela te deu estás tramado. Isso não são services isso são metodos/funções. Para chamares métodos/funções de ASP tens que escrever em ASP.

(se isto que eu escrevi está errado, então percebi mal o q querias dizer. Por favor explica melhor.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.