Jump to content
Sign in to follow this  
JeffersonMad

Probabilidades

Recommended Posts

JeffersonMad

Boas, pessoal eu tenho um grande problema com probabilidades. Se até dia 13 não conseguir resolver algumas questões, nao concluo o curso de técnico de multimédia. E ainda por cima eu nao preciso disto para o meu futuro... mas precisava da vossa ajuda, já vi que aqui só se encontram Brains... por favor nao me deixem com o nono ano =S...

Em Psicologia chama-se Quociente de Inteligência (QI) ao quociente entre a idade mental e a idade real vezes 100.

Sabe-se que a distribuição do QI de 3000 alunos segue uma distribuição normal de valor médio 100 e desvio-padrão 20.

Determina o número aproximado de alunos com QI compreendido entre 80 e 120.

Obrigado desde já pela vossa ajuda

mjamado
Sabe-se que a distribuição do QI de 3000 alunos segue uma distribuição normal de valor médio 100 e desvio-padrão 20.

Não te vou resolver o problema (como é lógico), mas aponto-te na direcção correcta...

1. Sabes o que é uma distribuição normal (ou gaussiana)? É conveniente saber...

2. Sabes o que é o desvio-padrão, e a sua relação com a variância?

3. Sabes o que é (e isto é que é importante!) a função de densidade de probabilidade?

4. Sabes formular e resolver integrais (também é importante)?

Ok... go!  ;)

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

JeffersonMad

isso foi basicamente dar me a volta ao brain...

eu nao sei nada nada nada nada do que disseste agora....

achei até um bocado mais assustador que o proprio problema.

O que está aqui em questao, é que eu preciso da vossa ajuda porque nao entendo 1% de matemática...

Mas obrigado pela ajuda mjamado

Warrior

É preciso compreender que o objectivo aqui não é dar-te a solução, mas sim encaminhar-te na direcção correcta e fazer com que percebas mais de matemática.

Sem querer desviar o tópico, só por curiosidade, mjamado: se bem me lembro,  o 4º ponto é impossível porque ainda não se conseguiu integrar analiticamente a função.

mjamado
Sem querer desviar o tópico, só por curiosidade, mjamado: se bem me lembro,  o 4º ponto é impossível porque ainda não se conseguiu integrar analiticamente a função.

Estou a falar de cor (já lá vão uns anos desde que precisei de perceber como isto se faz - agora há libs para tudo e um par de botas), mas não é preciso integrar a FDP para dar a probabilidade num dado intervalo?

Se estou a induzir em erro, é melhor corrigir desde já!  :dontgetit:

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

KTachyon

Em Psicologia chama-se Quociente de Inteligência (QI) ao quociente entre a idade mental e a idade real vezes 100.

O problema diz tudo. Só precisas de perceber o que é uma distribuição normal e um desvio padrão. E repara, a Wikipedia tem lá tudo chapadinho, sem tirar nem pôr. ;)

Repara que só precisas de calcular os alunos que têm o QI dentro do desvio padrão, o que facilita ainda mais o exercício.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Warrior

JeffersonMad: não quero fazer hijack ao tópico, portanto qualquer dúvida específicas não hesites em colocar.

mjamado: sim, é necessário integrar, mas só existem métodos numéricos daí usarem-se as calculadores/tabelas.

mjamado
mjamado: sim, é necessário integrar, mas só existem métodos numéricos daí usarem-se as calculadores/tabelas.

Eu bem tinha a vaga ideia que andavam aí integrais metidos ao barulho...  ;)

JeffersonMad

mais uma vez, eu compreendo o objectivo do forum... eu recorri ao portugal-a-programar porque eu não entendo muito disso e nao tenho ajuda de ninguem...

Obrigado a todos

Localhost

Faz uma pesquisa no google sobre os conceitos de que se falaram aqui :-)

here since 2009

bar

Ora aqui esta uma área que eu devo de perceber ainda abaixo de 1%, a linda Matemática  😎

Nem tocam na xixa.

Warrior

Vou tentar explicar +- o que representa a distribuição normal:

Imagina que te deslocas para de casa para o trabalho e existe uma grande avenida que tem N semáforos, completamente irrelacionados. A probabilidade de um determinado semáforo estar verde ou vermelho é exactamente 50%. Imagina que demoras sempre 1 min a chegar de um semáforo ao seguinte (independentemente do anterior estar verde ou não).

A duração média da tua viagem é de N/2 minutos. Em média, apanharás metade dos semáforos verdes e a outra metade vermelha.

50% das vezes demorarás mais do que N/2 minutos, nos outros 50% das vezes demorarás menos.

Se tentares representar o tempo que demoras como um gráfico, e se tiveres um conjunto de acontecimentos suficientemente grande, verás que tem o aspecto de um sino. Essa é a função de densidade da probabilidade que podes ver aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Normal_distribution

Esta curva é caracterizada por duas variáveis: o valor médio e o desvio padrão. O desvio padrão indica-te quão "apertada" é a curva.

A probabilidade de um determinado acontecimento é sempre dada através da área sob o gráfico da função num determinado intervalo.

Por exemplo, sendo a média u, a probabilidade de demorares mais do que u é a área de [u, +oo] que é exactamente 0.5.

A área sob todo o gráfico é exactamente 1.

Identifica no teu problema os valores-chave, de modo a identificares a tua função em particular. À luz do que eu te disse, identifica exactamente que pergunta queres fazer ao teu gráfico para obteres a tua resposta.

pedrosorio

Boas, pessoal eu tenho um grande problema com probabilidades. Se até dia 13 não conseguir resolver algumas questões, nao concluo o curso de técnico de multimédia. E ainda por cima eu nao preciso disto para o meu futuro... mas precisava da vossa ajuda, já vi que aqui só se encontram Brains... por favor nao me deixem com o nono ano =S...

Obrigado desde já pela vossa ajuda

Como dizes que é um curso técnico, presumo que não deves saber muitos dos detalhes necessários. Mas se não estou enganado, fazia parte do programa do ensino básico saber o que é uma distribuição normal, e que é representada por uma curva em forma de sino.

Em particular, acho que vos era dada a % de eventos que caíam nos intervalos [m - d, m+d], [m - 2*d, m+2*d], em que m é a média (o valor x do "pico") e d é o desvio-padrão. Sabes isto?

Não respondo a dúvidas por mensagem.

KTachyon

Em particular, acho que vos era dada a % de eventos que caíam nos intervalos [m - d, m+d], [m - 2*d, m+2*d], em que m é a média (o valor x do "pico") e d é o desvio-padrão. Sabes isto?

Foi o que eu tentei dizer. Mas decidiram assustar o rapaz... lol.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

thoga31

Mas se não estou enganado, fazia parte do programa do ensino básico saber o que é uma distribuição normal, e que é representada por uma curva em forma de sino.

A não ser que esteja no programa de Matemática de alguns cursos profissionais, isto só é abordado no Ensino Secundário (11º ano, salvo erro).

Knowledge is free!