Jump to content
nando4

Actualizar textBox ao introduzir dados numa listBox

Recommended Posts

nando4

Boas...

Eu estou a fazer um software de gestao e queria que ao introduzir dados numa listbox(preços) queria que em baixo numa textBox actualiza-se com o total do custo dos productos.

Se alguem me puder ajudar agradeço

Cumps

kongas

tenta:

double total;
foreach(object preco in listbox.Items)
{
     total += Convert.toDouble(preco));
}

isto dentro de um evento da listBox... o SelectedIndexChanged é despoletado cada vez que existe uma alteração nos Items da ListBox.

Abraço

nando4

Boas kongas...

Será que me podes explicar o que é a variavel total e o objecto preço?

Cumps

kongas

Boas,

total é a variável que fica com o total de todos os valores.

Object é o tipo de dados do qual uma grande maioria deriva (int, char, string, double, ...);

Cada ListBox contem uma propriedade chamada Items que contém todos os valores presentes na listbox (Caso seja apenas um por cada linha). Segundo percebi pelo teu post, tens uma list box com um conjunto de preços (um por cada linha) certo?

como adicionas os preços? com o método Add da listbox?  ( e.g. listBox.Items.Add(Preço);  )

Então, cada preço, neste caso, será um elemento do tipo object da lista Items associada à ListBox.

o que estás a fazer com o código acima é percorrer todos os preços existentes na ListBox, para cada um, vais converter do tipo Object para Double e vais somar à variável total.

depois é só associar a variavel total ao texto da textBox:

e.g.

TextBoxPreçoTotal.Text = total.ToString();

Eu sei que não sou muito claro, mas alguma dúvida, diz....

Abraço.

nando4

Obrigado ja percebi mas tenho um problema, ele so faz a soma quando eu seleciono um item da listBox e eu queria que quando carregasse no botao para adicionar um item a listBox calculasse automaticamente o total.

Cumps

kongas

Ok,

em vez de fazeres no evento, faz no método que é chamado qd clicas no botão.

primeiro introduzes o elemento na lista e logo de seguida fazes novamente o calculo.

Tenta...

Abraço

nando4

Obrigado kongas funcionou, não sei como nao me lembrei disso, às vezes sou mesmo nabo  ;)

Abraço

joaocarlos07

Bom dia , Eu queria fazer o mesmo mas para items de uma listview ou eu queria que sempre que adicionasse items a listview me fosse calculando o total para uma textbox ,

Obrigado pela ajuda

Um Abraço,João Carlos Pinto