Jump to content
MacgyverPT

[Duvida] Shares no FreeNAS

Recommended Posts

MacgyverPT

Boas.

Tenho entre mãos uma pequena dúvida.

Trabalho numa escola e como tal foi decido (em grande parte o culpado fui eu ;)) criar um NAS para aliviar o trafego no servidor. No entanto não estou a conseguir fazer uma coisa.

Criei um novo volume, volume esse criado com 2 discos de 10gb (tou a fazer testes numa vm antes de adquirir um pc pro NAS) em RAID, dando o nome de Share. Criei varios "windows share" (por exeplo, Informatica e Alunos), vou ao explorer no windows e realmente estão lá, mas o problema é que os alunos (quem diz os alunos diz outro utilizador) conseguem aceder a TODAS as pastas que lá estão... O que pretendia era que os alunos so acedessem à pasta destinada aos alunos, o share "Alunos".

Alguem sabe como posso resolver isto?

apocsantos

Boa noite,

As maquinas que vão aceder estão dentro de um Domínio? Se estiverem podes usar as politicas de grupo.

Se não tiverem, tens de criar um user por cada utilizador no NAS, criar os respectivos grupos, dar as permissões e no Samba, dar permissões ao user e ao grupo. Depois nas maquinas cliente, usas um script .bat para fazer o login à rede.

@Echo off
@echo Ligar ao NAS
net use x: \\freenas\share
pause
exit

Este codigo em principio serve e sobra.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

MacgyverPT

Boas.

Obrigado pela dica.

Sim, o NAS vai tar num domínio, tanto que na maquina virtual tenho uma bridge, tenho a mma gama de IP. Amanha vou testar a tua dica