Jump to content
rikardo_92

PHP por Objectos - Sessões

Recommended Posts

rikardo_92

Ando aqui a mexer em PHP e vou fazer quase tudo orientado por objectos. Pensei em ter o index.php a funcionar como um main (cria instâncias dos objectos e coordena-os entre si).

Nisto tenho uma class Database que gere a conexão (MySQL). E agora o que me levanta dúvidas é como fazer uma sessão nisto.

Eu tenho uma classe para o utilizador, a sessão entra onde? Dentro da classe do utilizador há uma sessão, ou a sessão é algo aparte?

Outra coisa, para instanciar o utilizador, devo-lhe passar a instância da database e o ID do user a criar e ele vai buscar tudo sozinho, ou devo passar tudo o que quero que ele tenha (username, ID, mail, etc)?

Obrigado ;)

yoda

Para criares um sistema OOP tens de ir "bastante" fundo na questão. Analisar algumas das frameworks existentes (principalmente Kohana) é uma boa opção se estás indeciso sobre como proceder.

No teu caso, criaria as seguintes classes :

Session

Cookie

User

Auth

(fora algumas intermediárias e outras simplesmente omitidas)

Com isto quero dizer que o user não tem nenhuma sessão, pois não faz parte dele. Neste esquema a classe Auth utilizaria a Session, User e Cookie (opcional).

Quanto à questão da instância, a class User não precisa de saber nada da base de dados a nível de instâncias, só precisa de saber estritamente o que pertence ao User, as propriedades directamente envolvidos com ele, que serão, caso o esquema seja bem montado e pensado, as mesmas que o correspondente na base de dados. A 2ª opção portanto.

rikardo_92

A Kohana trabalha com MVC, ainda estou a tentar entender o conceito. Na faculdade ainda só programei em Java e não foi seguindo o MVC.

Pelo que entendo as classes Session, Cookie e User seriam models e a classe Auth um controller?

yoda

A Kohana trabalha com MVC, ainda estou a tentar entender o conceito. Na faculdade ainda só programei em Java e não foi seguindo o MVC.

Kohana é HMVC.

Hierarquical (estrutura)

Model (classe)

View (classe)

Controller (classe)

O Model é tudo o que seja tratamento de dados directamente na fonte (base de dados, ficheiros, etc).

A View é tudo o que seja definição de variáveis que vão aparecer no template, assim como tratamento de informação proveniente dos Models que não possa (por razões lógicas) ser tratada nos Models.

O Controller é tudo o que sejam páginas, é o "interface" entre Models e Views.

Hierarquical significa que toda a estrutura MVC, neste caso, segue uma hierarquia. Por exemplo, se tiveres um site com veiculos do quais ligeiros e pesados, podes criar um Model usando uma pasta "Veiculo" e um ficheiro "Ligeiro", ficando a chamada do Model da seguinte forma :

$ligeiro = new Model_Veiculo_Ligeiro;

O sistema tem, por conseguinte, inteligência para saber que o último nome é o nome do ficheiro / classe e qualquer outro entre esse e o primeiro é a hierarquia de pastas. A situação é algo mais complexa que isto, mas o ideal é veres por ti.

Pelo que entendo as classes Session, Cookie e User seriam models e a classe Auth um controller?

Auth é uma classe tal como os outras, mas não é Model, é uma classe abstracta, porque usa vários componentes diferentes.

bLACKLOTUS90

Também gostava de desenvolver algo puramente em POO. Mas infelizmente não consegui ;)

# Catholic programmingif(!defined('GOD')) die();

brunoais

Também gostava de desenvolver algo puramente em POO. Mas infelizmente não consegui ;)

Pessoalmente, se queres algo puramente OO começa com java. É uma boa maneira para começar. Não é fácil mas se tens geito para isto aprenderás num instante (eu aprendi o conceito básico em uns 2 meses (ou talvez um pouquito mais... 3 meses)) depois é só aprofundar o funcionamento

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

rikardo_92

Pessoalmente, se queres algo puramente OO começa com java. É uma boa maneira para começar. Não é fácil mas se tens geito para isto aprenderás num instante (eu aprendi o conceito básico em uns 2 meses (ou talvez um pouquito mais... 3 meses)) depois é só aprofundar o funcionamento

Já tive um ano de java na faculdade. O que me confunde aqui é que o que eu dava era um main com I/O (ficheiros e ecrã) e o resto era a aplicação lógica. Mas essa organização não funciona aqui porque trabalho com DB, e nunca sei onde entra a DB. Acho que não faz sentido o main trabalhar com a DB e passar tudo o que obtém à aplicação (pelo menos seria assim seguind o que aprendi até agora).

Also ainda não percebo muito a utilização dos templates.

bLACKLOTUS90

bruno, já estudei java e até me entendia bem com aquilo. E em relação ao desenvolver um projecto POO em php, o que eu tenho é uma mistura de POO + programação modular. Por exemplo, trabalho com uma classe que arranjei para Templates (especie de smarty), o que é optimo para quem quer ter uma webpage com várias layouts. Fiz uma class MYSQL para tratar da respectiva ligação e consultas à BD. Fiz outra class FILE para escrever, ler, apagar, criar ficheiros. etc... 

O problema está em não conseguir obter uma visão de como meter tudo a funcionar em classes. lol. Por exemplo isso da session, user, auth, cookie, etc... para mim é chinês...

# Catholic programmingif(!defined('GOD')) die();

yoda

bruno, já estudei java e até me entendia bem com aquilo. E em relação ao desenvolver um projecto POO em php, o que eu tenho é uma mistura de POO + programação modular. Por exemplo, trabalho com uma classe que arranjei para Templates (especie de smarty), o que é optimo para quem quer ter uma webpage com várias layouts. Fiz uma class MYSQL para tratar da respectiva ligação e consultas à BD. Fiz outra class FILE para escrever, ler, apagar, criar ficheiros. etc... 

O problema está em não conseguir obter uma visão de como meter tudo a funcionar em classes. lol. Por exemplo isso da session, user, auth, cookie, etc... para mim é chinês...

OOP é uma visão do mundo, uma visão lógica. Kohana é a única framework que conheço que se aproxima mais do conceito de OOP (aproxima, porque PHP não é OOP). Não dá para criar uma framework puramente OOP, mas dá para garantir que a maior parte do codigo é escrito dessa forma.