Jump to content
Sign in to follow this  
sammael

Sem permissão para criar ficheiro XML no .NET

Recommended Posts

sammael

Boas pessoal,

Tenho que fazer um portal para uma empresa, e estava tudo a correr bem até que precisei de escrever num ficheiro XML. O visual studio diz que não tem permissões para escrever nesse ficheiro. Eu já atribui as permissões, tal como o Visual Studio aconselha, ir ao ficheiro, click com o botão direito, Porpiedades, Separador Segurança, Add, Escolher a conta do ASP.NET e dar as permissões. Fiz isso (dei permissões para tudo), ao ficheiro na pasta do projecto mas continuo com o mesmo problema, tentei ir ao directório referido neste output e o ficheiro "nodeInfos.xml" nem sequer existe, mesmo assim tentei dar as mesmas permissões à pasta 10.0, ou a outra pasta da hierarquia e nem sequer podia adicionar a conta do ASP para atribuir as permissões. Deixo aqui o output gerado pelo VS 2010, se alguém souber como resolver, por favor ajudem, já estou a dar em tolo.

Access to the path 'C:\Program Files\Common Files\Microsoft Shared\DevServer\10.0\nodeInfos.xml' is denied.

O erro vem desta linha:

XmlTextWriter textWriter = new XmlTextWriter("nodeInfos.xml", null)

E fica também o Stack Trace, caso ajude:

Stack Trace:

[unauthorizedAccessException: Access to the path 'C:\Program Files\Common Files\Microsoft Shared\DevServer\10.0\nodeInfos.xml' is denied.]

System.IO.__Error.WinIOError(Int32 errorCode, String maybeFullPath) +9726046

System.IO.FileStream.Init(String path, FileMode mode, FileAccess access, Int32 rights, Boolean useRights, FileShare share, Int32 bufferSize, FileOptions options, SECURITY_ATTRIBUTES secAttrs, String msgPath, Boolean bFromProxy, Boolean useLongPath) +1142

System.IO.FileStream..ctor(String path, FileMode mode, FileAccess access, FileShare share) +83

System.Xml.XmlTextWriter..ctor(String filename, Encoding encoding) +37

_Default.xmlWriter() in d:\Users\VDFLOCAL\My Documents\Visual Studio 2010\WebSites\Portal Vodafone\Default.aspx.cs:82

_Default.Page_Load(Object sender, EventArgs e) in d:\Users\VDFLOCAL\My Documents\Visual Studio 2010\WebSites\Portal Vodafone\Default.aspx.cs:28

System.Web.Util.CalliHelper.EventArgFunctionCaller(IntPtr fp, Object o, Object t, EventArgs e) +14

System.Web.Util.CalliEventHandlerDelegateProxy.Callback(Object sender, EventArgs e) +35

System.Web.UI.Control.OnLoad(EventArgs e) +91

System.Web.UI.Control.LoadRecursive() +74

System.Web.UI.Page.ProcessRequestMain(Boolean includeStagesBeforeAsyncPoint, Boolean includeStagesAfterAsyncPoint) +2207

sammael

Ok ao que parece consegui resolver o problema e deixo já a solução caso alguém "ande ás aranhas" como eu andei na net à procura da solução. Ao que parece o VS usa o directório "C:\Program Files\Common Files\Microsoft Shared\DevServer\10.0\" durante o desenvolvimento dos projectos, contudo neste directório o VS não tem permissões para modificar/criar ficheiros, nem sei se há como as adicionar, então se utilizarmos ou o caminho absoluto para o ficheiro, na pasta do projecto ou:

Server.MapPath("caminho relativo para o ficheiro") 

, os problemas das permissões acabam. Espero que isto possa dar jeito a alguém. Abraço a todos.