Jump to content
RobinHood

XP ou Sete

Recommended Posts

RobinHood

Boas pessoal... á muito que testo o windows Xp e o Sete....

Mas agora o meu irmão popôs-me... qual seria o melhor para um pc insys da e_escolas...

Qual será o melhor SO?? 🤔 o Xp ou o Sete 🤔

Eu já tenho a minha opinião... mas gostava de ter alguma mais ideias...

Tanto para trabalhar em programação como para jogar......

PS. Agora utilizo o Sete..... ;)

Bessa

Seven, sem dúvida...  :notworthy:

Já experimentei-o em vários Portáteis do E-Escola e Impecável.  ;)

Quadrado

Boas...

Os dois são bons é uma escolha tua...

;)

Cumps...

Será? Porquê? O quê?   - Estudar Sempre -

softklin

O Windows XP foi sem dúvida um sistema operativo muito bom e estável, mas os tempos avançam, e o Windows 7 cativou-me em termos de design, performance, e estabilidade. Hoje é a minha escolha para o meu computador (AMD Atlhon 64 2.1 GHz, 3 GB RAM), e funciona perfeitamente.

Se o computador é para o teu irmão, podes sempre perguntar-lhe em qual sistema ele está mais habituado, ou simplesmente qual prefere.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

RobinHood

Tipo... eu disse-lhe que a melhor escolha talvez fosse o sete, mas como o xp requerê menos RAM e processador...

Ele é muito fã de jogar... vou-lhe por o XP... pode ser que seja uma voa escolha para ele... 🤔 tanto que eu até lhe ando a ensinar a programar alguma coisitas... ;)... :cheesygrin:

Depois logo vejo do que ele mais gosta.... só tenho é o trabalho de o formatar duas vezes.... :confused:

RecrutaNegro

boas,

a mt que ando na duvida nisso. é assim, eu tenho o portatil fugitsu siemens v5515, 1.86GHz, 2,7GB RAM e nao consigo decidir qual S O por. E tb ja experimentei os dois... mas continuo mt incerto a qual por. 🤔 é assim, eu gosto e de ter tb um pc rapido( 😡 odeio encravamentos e super lentidao!! 😡 ). qual acham que seria aconselhado para o meu pc?

fiquem bem :)

EDIT: Correcção ortográfica (axa, k, etc)

pedrotuga

XP! O melhor sistema operativo comercializado pela microsoft!

É uma escolha pessoal, eu prefiro o xp de longe.

softklin

RecrutaNegro, como disse em cima, o XP é bastante bom, mas em termos de segurança e outras novidades, fica atrás do Windows 7. Para além disso, a Microsoft vai deixar de fornecer suporte ao Windows XP em breve:

http://support.microsoft.com/lifecycle/?LN=en-gb&C2=1173

Quanto ao teu caso particular: pelo que li, o PC vinha de origem com o Vista. O sistema operativo corria de forma fluída (isto é, mesmo com efeitos aero, a experiência era positiva)? Se sim, então não vejo qualquer tipo de constrangimento para instalar o 7. No entanto, assumindo que tens a licença de ambos, não perdes nada em instalar o Windows 7 e depois o XP ou vice-versa (tanto faz, porque penso que não seja possível fazer o upgrade do XP para o 7 diretamente) durante um período de tempo alargado (1 semana ou 1 mês, consoante as tuas necessidades, podem ser suficientes para testar).

Como o teu PC tem suporte para virtualização, podes também optar por instalar um sistema operativo, e ter o outro numa máquina virtual para quando precisares. Não te recomendo é usares este método para testares que sistema vais instalar, porque a experiência pode entre bastante diferente na tua máquina física.

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

pedrotuga

assumindo que tens a licença de ambos, não perdes nada em instalar o Windows 7 e depois o XP ou vice-versa

Perde tempo. quem já está familiarizado com o windows xp, que vantagem é que tem em mudar para o 7? Sinceramente não vejo nenhuma.

softklin

Depende da perspectiva: se alguém está indeciso entre dois SO, é porque provavelmente não os usou tempo suficiente para perceber qual o que se ajusta melhor às necessidades. Até pode calhar de usar o XP primeiro e, ao ver que este oferece tudo o que a pessoa necessita, ficar com ele. Ou até pode ser o 7. Ou até Linux. É uma questão de experimentar e criar uma opinião própria.

O Windows 7 traz algumas vantagens a nível de segurança e usabilidade. Por exemplo, o UAC que toda a gente odeia, é-me bastante útil para saber quando algum programa pretende correr com privilégios elevados. No Windows XP, se a conta for de administrador (é por defeito), todos os programas correm com privilégios que podem comprometer outras partes do sistema.

A nível de interface, a experiência entre o Windows Xp e o 7 é diferente. É inevitável falar do Aero, oferece uma experiência bastante agradável e futurista, apesar de não ligar muito a esses efeitos (tenho a maioria desativados). Mas posso falar da taskbar do Windows 7, por exemplo, uma combinação de dock com taskbar: para além de poupar espaço e recorrer a ícones em vez de texto, oferece a possibilidade das pessoas terem uma aplicação de uso frequente mais perto do que chegar ao menu iniciar, ou ter o desktop minado com ícones.

Enfim, é mais uma opinião. Tudo isto que disse até pode nem ser útil para ti, pedrotuga, mas para mim acho que houve algumas melhorias que justificaram o upgrade para o 7, especialmente ao nível da segurança. Cada um usa o que mais lhe convém.

progster

Boa tarde.

A velha questão...

Se fosse comigo verificava as especificações do portátil em causa, e se compensa-se escolhia o Xp.

Cumprimentos.

Não resolvo dúvidas por PM.

jpaulino

Pessoalmente acho que não faz qualquer sentido usar o XP numa máquina nova. O Windows 7 é rápido, muito simples de utilizar e tem inumeras novas funcionalidades. Exceptuando um caso particular ou outro, não vejo porque não instalar o Windows 7.

thoga31

Eu adoro o XP, e para mim será um pouco o meu SO Special One pessoal. :)

Contudo, em 2014 será descontinuado o suporte (aka actualizações de segurança, p.e.), o que tornará o XP super vulnerável a certo momento.

Sendo o 7 um SO muito bom, agradável, simples (e até bonito, que "os olhos também comem" :D ), e se a máquina suporta bem, mete antes o 7. :D

Knowledge is free!

bioshock

Eu cá estou à espera do Windows 8 para ver se me tira da minha relíquia XP. :)

pedrotuga

Bonito, isso é muito relativo. O XP na minha opinião tem um aspecto muito melhor que os seus sucessores. A começar pelo uso exclisivo de typefaces trutype. Mesmo o chrome dos widgets em geral, é na minha opinião mais elegante e intuitivo que o do vista e do 7.

Mas a grande vantagem para mim é: se já estou familiarizado com o XP e funciona bem, que motivo tenho eu para usar outro windows?

jpaulino

Mas a grande vantagem para mim é: se já estou familiarizado com o XP e funciona bem, que motivo tenho eu para usar outro windows?

Algumas como o fim do suporte ao Windows XP (não vai durar para sempre), o facto das novas aplicações estarem desenvolvidas para utilizar algumas das funcionalidades do 7, etc.

Existem funcionalidades muito porreiras, que já existiam no Vista (embora não tenha usado), como:

- Pesquisa nos programa e ficheiros instalados (inclui control panel, outlook e disco). Ou seja, se abrires o menu de programa e começares a escrever, são filtrados apenas os programas que correspondem a esse critério.

- Ao fazeres Alt+Tab permite seleccionar o programa (quando estão vários abertos isto é muito útil)

- etc, etc

E são coisas poucas que ajudam a melhorar a produtividade.

fil79

Foi dificil sair do XP, mas lá mudei para o 7 e estou muito satisfeito. É um óptimo Sistema operativo.

MCITP-MCTS-MCP

progster

Bom dia.

(...) Mas a grande vantagem para mim é: se já estou familiarizado com o XP e funciona bem, que motivo tenho eu para usar outro windows?

Eis uma questão que já li algumas vezes quando se faz a comparação entre Xp e 7. Alías eu próprio também já a fiz. Acho que enquanto puder mantenho-me com o Xp, só quando for absolutamente necessário é que mudo.

Cumprimentos.

Não resolvo dúvidas por PM.

pedrotuga

Algumas como o fim do suporte ao Windows XP (não vai durar para sempre)

A única razão válida na minha opiniao. Mas vou esperar para ver no que vai dar, ainda nada é certo.

facto das novas aplicações estarem desenvolvidas para utilizar algumas das funcionalidades do 7, etc.

Podes dar um exemplo? Eu corro o windows num computador para correr aplicações que não são compatíveis com linux. Nunca encontrei nenhuma aplicação cujo suporte para XP seja diminuido em comparação com vista ou 7.

- Pesquisa nos programa e ficheiros instalados (inclui control panel, outlook e disco). Ou seja, se abrires o menu de programa e começares a escrever, são filtrados apenas os programas que correspondem a esse critério.

Há muitos anos que uso aplicações que fazem precisamente isso, de referir que o fazem bem melhor do que as opções built-in.

Exemplo:

http://www.launchy.net/

- Ao fazeres Alt+Tab permite seleccionar o programa (quando estão vários abertos isto é muito útil)

Isto já é usada desde há 20 anos. Mesmo antes do aparecimento do gnome e do KDE já havia scripts para fazer isto em qualquer ambiente de trabalho que usasse o X. Eu já no windows 95 usava esta funcionalidade, não é propriamente uma vantagem do 7.

jpaulino

Podes dar um exemplo? Eu corro o windows num computador para correr aplicações que não são compatíveis com linux. Nunca encontrei nenhuma aplicação cujo suporte para XP seja diminuido em comparação com vista ou 7.

Tu podes desenvolver aplicações preparadas para o Windows 7 utilizando funcionalidades como Pinned applications, Thumbnail previews, Jump lists, Notifications, Libraries e Favoritos no Explorer, etc. Funcionam também no XP, mas não tiras partido destas funcionalidades. Até o IE9 permite fazer o Pin de um site na taskbar

Vê aqui algumas dessas funcionalidades: http://en.wikipedia.org/wiki/Features_new_to_Windows_7

Há muitos anos que uso aplicações que fazem precisamente isso, de referir que o fazem bem melhor do que as opções built-in.

Exemplo:

http://www.launchy.net/

Por acaso não conhecia mas o search do Windows 7 está muito bom. Pesquisa no imediato nos programa e control panel, e depois procura no disco e mesmo no outlook (se utilizares). É muito prático.

Windows_7_Start_Menu_-_search_results.png

Isto já é usada desde há 20 anos. Mesmo antes do aparecimento do gnome e do KDE já havia scripts para fazer isto em qualquer ambiente de trabalho que usasse o X. Eu já no windows 95 usava esta funcionalidade, não é propriamente uma vantagem do 7.

My bad  😳, faltava dizer que podes escolher com o rato a aplicação que queres. Ou seja, quando fazes alt+tab aparece-te a lista de programas abertos (imagina 10), podes saltar logo para o que queres escolher sem ter de fazer alt+tab ou alt+shift+tab 4 ou 5 vezes. Ah, e o desktop aparece na lista.

Mas existem muito mais funcionalidades que acho que justificam a mudança. Eu saltei o Vista mas estou muito satisfeito com o 7 e a transição foi muito simples.