Jump to content
Sign in to follow this  
pxdc

Carregar informações ficheiro .txt

Recommended Posts

pxdc

Boas tenho um problema e espero que me possam ajudar pois deve ser uma coisa fácil mas não estou a ver o que seja.

Eu pretendo guardar informações num ficheiro .txt e depois ser possível carregar essa informação mas não estou a conseguir.

Esta é a função que me permite guardar a informação e está a funcionar.

void guardar(Cartao c)
{FILE * ct;
ct = fopen("DadosClientes.txt", "w");
while(c !=NULL){

fprintf(ct,"%s",c->id);
fprintf(ct,"-%d",c->bi);
fprintf(ct,"-%s",c->nome);
fprintf(ct,"-%.2f\n",c->saldo);
c=c->seguinte;
}
fclose(ct);
}
Esta é a função para a leitura mas não estou a conseguir, compila e não crasha mas não faz o que pretendo.
void ler(Cartao c)
{FILE * ct;
ct = fopen("DadosClientes.txt","r");
while(c !=NULL){      
fscanf(ct,"%s-",c->id);
fscanf(ct,"%d-",c->bi);
fscanf(ct,"%s-",c->nome);
fscanf(ct,"%.2f\n",c->saldo);
c=c->seguinte;
}
fclose(ct);
}
Na main tenho guardar(c), ler(c) e listar(c), que é para quando ler a informação a listar.

Espero que me consigam ajudar.

KTachyon

Não deverias estar a criar um cartão por cada leitura, em vez de passares um ponteiro e preencheres?

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

KTachyon

Exactamente assim. Passas um ponteiro para a função, atribuis o primeiro cartão criado a esse ponteiro. Depois vais ligando os ponteiros sucessivamente à media que vais criando mais nós (utilizando um malloc de cada vez que necessitas de criar um cartão, e ligares o ponteiro do cartão que criaste anteriormente a este novo cartão).

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

pxdc

mas os cartões já estão criados, pretende-se agora é guardar e carregar essa informação.

//INSERIR CARTÕES
Cartao inserir(Cartao c, char * id, int bi, char * nome, float s=500)
{Cartao novo, CartaoAux = c;
  novo=(Cartao)malloc(sizeof(struct tipo1));
          strcpy( novo->id,id);
          novo->bi=bi;
           novo->saldo=s;
           strcpy(novo->nome,nome);
novo->seguinte = NULL;
if (c == NULL) return(novo);
else 
{while (CartaoAux -> seguinte != NULL)
   CartaoAux = CartaoAux -> seguinte;
  CartaoAux->seguinte = novo;
  return(c);
}
}          

//LISTAR CARTÕES                        
void listar(Cartao c){ 
     Cartao aux=c;
  //Testar se a lista não é vazia
if (c != NULL){
   //Se a lista contém somente uma célula
  if (c == c -> seguinte){
         printf("\n%s""%d""%s""%.3f\n", c->id,c->bi,c->nome,c->saldo);
  }
   //Senão se a lista contém pelo menos duas células
  else 
  do{
       printf("\n%s""-""%d""-""%s""-""%.3f\n", aux->id,aux->bi,aux->nome,aux->saldo);
   aux = aux->seguinte;
  }
  while(aux !=  NULL);
}
}

KTachyon

O ponteiro que passas para a função guardar é o mesmo que usar para apontar para a cabeça da lista? Se sim, quando estás a ler, o c == NULL.

-- Tony Hoare

pxdc

sim é o mesmo ponteiro, a segunda parte do teu post não percebi... :bye2:

KTachyon

Imagina: chamas o gravar© e ele grava tudo no ficheiro, certo? Quando acaba a função gravar(), como a tua condição do while é c != NULL, significa que quando a função acabar, o teu c vai ser NULL (sim, estás a alterar o valor do ponteiro).

Quando chamas o ler©, estás a fazer ler(NULL), logo ele nunca entra no while da função ler().

Finalmente, listar©, que, tal como para o ler(), estarás a chamar listar(NULL) que não faz nada.

Solução: atribuir o valor do ponteiro a outra variável.

-- Tony Hoare

pxdc

mas imagina, se eu fizer guardar() e fechar o progrma e abrir-lo de novo e fizer carregar, o apontador vai estar a apontar para NULL?

se sim onde sugeres que altere o codigo?

obrigado pela ajuda que me estás a dar

KTachyon

Não estará a apontar para NULL se estiveres a criar as estruturas antes de gravares (que foi o que disseste que estavas a fazer). Tens que criar outro ponteiro para substituir o teu ponteiro geral. Por exemplo, para a função guardar:

void guardar(Cartao c)
{FILE * ct;
Cartao h = c;
while(h !=NULL){

fprintf(ct,"%s",h->id);
fprintf(ct,"-%d",h->bi);
fprintf(ct,"-%s",h->nome);
fprintf(ct,"-%.2f\n",h->saldo);
h=h->seguinte;
}
fclose(ct);
}

-- Tony Hoare

pxdc

Não estará a apontar para NULL se estiveres a criar as estruturas antes de gravares (que foi o que disseste que estavas a fazer). Tens que criar outro ponteiro para substituir o teu ponteiro geral. Por exemplo, para a função guardar:

void guardar(Cartao c)
{FILE * ct;
Cartao h = c;
while(h !=NULL){

fprintf(ct,"%s",h->id);
fprintf(ct,"-%d",h->bi);
fprintf(ct,"-%s",h->nome);
fprintf(ct,"-%.2f\n",h->saldo);
h=h->seguinte;
}
fclose(ct);
}

em primeiro eu crio as estruturas (insiro os cartões) e depois guardo.

depois Se fizer carregar sem ter fechado o programa o programa lista os cartões que é o que se pretende.

se depois de guardar, fechar o programa e voltar a abrir e fizer carregar, ele não lista nada.

KTachyon

Basicamente, tens que manter o ponteiro inicial imutável, senão nunca mais consegues aceder à lista quando chegas a null. Deixas de ter um ponteiro que indique onde começa a lista.

-- Tony Hoare

pxdc

então recorrendo as funções que já postei onde sugeres que altere o codigo?

RSFalcon7

aqui:

void guardar(Cartao _c)
{FILE * ct;
Cartao c = _c
while(c !=NULL){

fprintf(ct,"%s",c->id);
fprintf(ct,"-%d",c->bi);
fprintf(ct,"-%s",c->nome);
fprintf(ct,"-%.2f\n",c->saldo);
c=c->seguinte;
}
fclose(ct);
}

aqui tens outro erro no scanf, esqueces-te do '&'

void ler(Cartao c)
{FILE * ct;
ct = fopen("DadosClientes.txt","r");
while(c !=NULL){      
fscanf(ct,"%s-",c->id);
fscanf(ct,"%d-",&c->bi);
fscanf(ct,"%s-",c->nome);
fscanf(ct,"%.2f\n",&c->saldo);
c=c->seguinte;
}
fclose(ct);
}

KTachyon

E do \n a mais.

-- Tony Hoare