Jump to content
Vitas

Update após o insert

Recommended Posts

Vitas

Boas pessoal :)

Tenho uma questão relativa ao insert e update das tableas na bd. Estou a fazer um pequeno programa de gestão de stocks com a venda e tenho duvida como eu posso dar entrada aos produtos.

Tenho uma tabela produtos com os seguintes campos (IDProduto, Nome, Descrição, Imagem, Preço, Stock) e outra tabela tbl_entrada com os seguintes campos (ID_Entrada, Data, IDProduto, Unidades).

O que eu queria fazer é na pagina de registo de entradas onde tenho um jumpmenu para selecionar um produto e uma textbox para meter a quantidade que quer introduzir, ao registar a entrada quero que haja um update a tabela produtos para actualizar o stock (unidades(entrada) + stock(produtos) = newstock).

Sou novato nestas coisas por isso agradecia que alguem me explicasse o processo todo. (Para não me esquecer a relação entre a tbl_entrada e produtos tem que ser de produtos para tbl_entrada ou de tbl_entrada para produtos?)

Se existe um metodo mais simples para dar entradas aos produtos agradeço.

tobias

Boas,

ora bem, primeiro uma observação:

Tenho uma tabela produtos com os seguintes campos (IDProduto, Nome, Descrição, Imagem, Preço, Stock) e outra tabela tbl_entrada com os seguintes campos (ID_Entrada, Data, IDProduto, Unidades).

Cuidado com os nomes dos campos, se forem realmente esses pensa em mudar... eu pessoalmente sou adepto de ter tudo em letras minúsculas, porque depois torna-se mais fácil de "usar"/escrever os campos.

Em relação ao que pretendes fazer.

Não sabes como inserir os dados na bd, ou fazer a ligação? ou isso já tens tudo feito e só tens duvidas de como fazer os dois(update e inserir) ao mesmo tempo, ou o que?...

Especifica mais a duvida, eu consegui perceber o que pretendes, mas não sei quais são as tuas duvidas.

Se for para explicar como isso funciona:

No teu formulário(jumpbox e a textbox) metes um campo hidden e depois no inicio do ficheiro, fazes uma condição para restringir aquele código apenas quando é usado o teu formulário.

Detro dessa condição vais ter o SQL(INSERT INTO tbl_entrada (Data, IDProduto, Unidades) VALUE ($_POST[data], .....)

executas (mysql_query) e fazes o update da outra tabela, subtraindo a quantidade selecionada no campo unidades. (UPDATE produtos SET stock = stock - $_POST[unidades]...)

Pronto, alguma duvida pergunta, tentarei responder.

Cumprimentos,Tobias Cintrão

"O que se pensa começa no que se ouve"
"Inspiração == Interrupção momentânea da estupidez"

Vitas

Hmm inserir eu sei :P

A minha dúvida é mesmo o ciclo, como e onde devo colocar.

Mais uma questao, não tem que se declarar as variaveis antes de fazer o update? ou pode se escrever directamente na query os $_POST ou campos da bd?

Obrigado

tobias

Podes usar directamente, não sei se será o mais correcto, mas poder podes.

ciclo? de primeira vista não me parece precisares de nenhum.

cada vez que é clicado o botão das encomendas, é feito esse código, ao carregar a página, pelo que é bom teres o código bem em cima, no inicio da página, logo após a ligação com a base de dados.

tobias

if ($_POST[hidden] == 1) //Inserir
{
$sql = "INSERT INTO tbl_entrada (Data, IDProduto, Unidades) VALUES ('','".$_POST['data']."','".$_POST['idproducto']."','".$_POST['unidades']."')";
$result =  mysql_query($sql, $link);	

$sql = "UPDATE produtos SET Stock= Stock - '".$_POST['unidades']."'  WHERE IDProduto= ".$_POST['idproducto'];
$result =  mysql_query($sql, $link); 
}

Atendendo que tens o id_entrada auto_incremento, de resto é só exemplo, muito provavelmente tem algum erro de sintax, porque meti-me ai a escrever isso.

SecretStory

Podes usar directamente, não sei se será o mais correcto, mas poder podes.

Não vejo o problema de usar directamente. Eu uso directamente e não tenho problemas nenhuns com isso. Alias, isso só faz ganhar desempenho (PHP é uma linguagem interpretativa, ou seja, a máquina compila o codigo conforme o vai executando, de instrução a instrução... poupa-se umas linhas a declarar variáveis (o que ajuda no desempenho)). E se é incorrecto devido ao facto de outras pessoas virem a modificar o nosso código, pois acho que toda a gente que percebe PHP sabe o que é as variáveis GET e POST. É questão de comentar no ficheiro o que essas variáveis representam para caso que venham a usar a nosso codigo futuramente.

Mas pronto. Cada um com a sua mania x)

tobias

SecretStory,

Concordo plenamente contigo, até porque também as uso assim, mas só não tenho a certeza absoluta que seja a maneira mais correcta.

Vitas

hmm muito obrigado, ja tenho uma ideia.

O hidden serve criar condição( para meter la o valor 1, que para reconhecer no if?)

E faz o insert e o update ao mesmo tempo simplesmente vai buscar os dados para o update ao próprio form certo?

Eu é que estava a complicar tentava fazer o insert e depois seleccionar o campo stock e unidades de varias tabelas e subtrair e depois fazer o update...

Obrigado :P

tobias

Pois :) , também dava, mas não vale a pensa tar a fazer mais pesquisas á bd quando temos a informação na "mão" :P

Vitas

Pois :)

Obrigado  :P agora so experimentar se funciona depois vou postar o resultado :D

Vitas

Bem já testei o código mas há um problema é não há insert mas ele faz o update, ele faz o update das unidades como eu queria mas a tbl_entrada continua vazia -.-"

<?php
if ($_POST['hidden'] == 1)
{
$sql = "INSERT INTO tbl_entrada (IDProduto, Unidades) VALUES ('".$_POST['id_produto']."', '".$_POST['une']."')";
$result = mysql_query($sql, $PrefeitosDB);

$sql = "UPDATE produtos SET Unidades = Unidades + '".$_POST['une']."' WHERE IDProduto = '".$_POST['id_produto']."'";
$result = mysql_query($sql, $PrefeitosDB);

}	 
?>

Tenho o código assim alguma ideia porque ele não insere?

Na tbl_entrada tenho o ID_entrada como auto increment e a Data como timestamp (Current timestamp) suponho que não é preciso meter no insert pois ele preenche sozinho.

tobias

Unidades está em que formato? numérico? se sim, retira as pelicas.

caso continuo a não dar, mete um echo $sql; logo abaixo do inserir, para ver o que dá, para poderes visualizar o que está a ser pedido á base de dados, mete no sql e verifica o erro.

Vitas

Já funciona :P

O insert não reconhecia o campo IDProduto, enganei me a escrever era suposto ser ID_Produto -.-"

Obrigado :)

tobias

Pois foi o que te disse em relação aos nomes, usa nomes mais simples, e escreve sempre da mesma forma, ou sempre minúsculas ou se te habituares a escrever a primeira sempre maiúscula, mas usa o mesmo padrão para todas, para não teres enganos desses.

Vitas

É o que vou fazer antes de continuar a fazer o resto da aplicação :)

Obrigado pelo conselho  :P

tobias

Mete o solved (resolvido)