Jump to content
Bessa

Form Bloqueia & YesNo Não Funciona

Recommended Posts

Bessa

Olá Colegas! :D

Já andei a pesquisar e não consigo resolver estes problemas porque...são estranhos!!! :nono1:

Tenho lá, pensava eu, os códigos correto, mas por razão que aparentemente não vejo nem sei, não funciona!

E como são tão estranhos, nem dá para explicar BEM por palavras. Como tal, fiz um pequeno vídeo (30s) a mostrar estes 2 erros:

LINK

O 1º ERRO:

FOI RESOLVIDO!!!

E Não sei porque razão, a Form Bloquei ao fim de uns clicks...Aqui fica o Código da Form:

LINK

Já estive aqui a pesquisar e inventar e não consigo resolver.  :thumbsup: São mesmo estranhos!

##########

O 2º ERRO:

FOI RESOLVIDO!!!

- A pessoa ao adicionar de um Form para a outra, aparece 2 campos para preencher. Se estiverem preenchidos, ele adiciona, se algum deles não estiverem preenchidos, dá o aviso que não estão e pergunta se mesmo assim quer avançar ou não.

Se for Sim, ele adiciona os campos preenchidos, e o que não estiver, adiciona "0" (Ainda tenho de fazer isto, Mas primeiro estava a tentar resolver este problema). Caso não queira avançar fica na mesma Form.

Mas não está a acontecer.

Se eu colocar o "If Windows.Forms.DialogResult.No" em primeiro lugar, carregue-se SIM ou NÃO, ele não avança. Se coloco o "If Windows.Forms.DialogResult.Yes" em primeiro lugar, carregue-se SIM ou NÃO, ele avança!

O Código que coloquei:

If TextBox1.Text <> "" And TextBox2.Text <> "" Then

assferrcorte.Comprimento_ferr_corteListBox.Items.Add((TextBox1.Text))
            assferrcorte.Diametro_ferr_corteListBox.Items.Add((TextBox2.Text))

Me.Close()

Else

If TextBox1.Text = "" Or TextBox2.Text = "" Then
                MsgBox("Não preencheu todos os campos! Deseja avançar?", MsgBoxStyle.YesNo, "Questão")
                If Windows.Forms.DialogResult.No Then
                    'NÃO FAZ NADA
                End If
            Else

If Windows.Forms.DialogResult.Yes Then

assferrcorte.Comprimento_ferr_corteListBox.Items.Add(TextBox1.Text)
                    assferrcorte.Diametro_ferr_corteListBox.Items.Add(TextBox2.Text)

Me.Close()
                End If
            End If
        End If

Entretanto, vou pesquisando e  inventando a ver se encontro alguém também com estes erros estranhos... :D

Andrepereira9

O teu problema deve de estar aqui neste evento. Sempre que o Index da Operacao_artigoListBox altera, voltas a preencher a Fase_artigoListBox. è por isso que ela nunca altera o valor seleccionado.

Private Sub Operacao_artigoListBox_SelectedIndexChanged(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Operacao_artigoListBox.SelectedIndexChanged

Dim cn As New System.Data.OleDb.OleDbConnection
        Dim cm As New System.Data.OleDb.OleDbCommand

cn.ConnectionString = "Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0; Data Source=" & Application.StartupPath & "\bdfelino.accdb"

cm.Connection = cn

cm.CommandText = "Select * From associar_ferramentas Where artigo_escolhido Like '" & Artigo_escolhidoComboBox.Text & "%'"

Dim Adp As New OleDbDataAdapter(cm)
        Dim Dt As New DataTable

Adp.Fill(Dt)

Fase_artigoListBox.DataSource = Dt
        Fase_artigoListBox.DisplayMember = "fase_artigo"
        Fase_artigoListBox.Refresh()

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

Bessa

🤔

Mas eu preciso mesmo desse código. Digamos que até é mesmo o crucial para essa form. :thumbsup:

Mas enquanto o Artigo está inalterado (só se altera se eu for à combo) não percebo como ele não consegue mudar o SelectedIndex.... 🤔

Andrepereira9

Experimenta por no final desse codigo, o Fase_artigoListBox.SelectedIndex = Operacao_artigoListBox.SelectedIndex

Bessa

Não funciona. :D

Coloquei debaixo daquele código, experimentei no fim de todo código da Form e nada. :D E Mal clico em algum Index/registo da ListBox da Fase, a Form fica logo bloqueada (Como está no vídeo). :thumbsup:

Muito estranho. :nono1:

Obrigado por estares a tentar ajudar.

Já experimntei até colocar na Propriedade Click, na List da Fase, o código dos SelectedIndex das Lists, mas continua o problema...

Andrepereira9

Boas

Para a inserção de dados com Pergunta de Sim ou Não, experimenta assim

If TextBox1.Text <> "" And TextBox2.Text <> "" Then

assferrcorte.Comprimento_ferr_corteListBox.Items.Add((TextBox1.Text))
   assferrcorte.Diametro_ferr_corteListBox.Items.Add((TextBox2.Text))
   Me.Close()

ElseIf TextBox1.Text = "" Or TextBox2.Text = "" Then
       If MsgBox("Não preencheu todos os campos! Deseja avançar?", MsgBoxStyle.YesNo, "Questão") = MsgBoxResult.Yes Then

assferrcorte.Comprimento_ferr_corteListBox.Items.Add(TextBox1.Text)
          assferrcorte.Diametro_ferr_corteListBox.Items.Add(TextBox2.Text)
          Me.Close()
       End If
End If

Bessa

O 3º Problema Resolvido!

Muito Obrigado! :D

Já só me sobram 2 problemas nesta Form! lol

Entretanto, vou agora pôr aquilo a adicionar o "0". :thumbsup:

Andrepereira9

O que acontece é quando clicas num item da Fase_artigoListBox, ele muda o valor da Operacao_artigoListBox. Ao mudar dispara o evento Operacao_artigoListBox_SelectedIndexChanged, que volta a preencher a Fase_artigoListBox. É por isso que a Fase_artigoListBox, não fica com o index selecionado.

Bessa

E Não há solução?

Ou algum propriedade da List que sirva para o objetivo, que é a pessoa poder clicar em cima de cada fase sem a For bloquear?

E Mesmo quanto à Form bloquear, não fazes ideia do que será?

Obrigado

Bessa

Quanto ao erro da FORM Bloquear, como parece que ninguém sabe, continuei aqui a explorar e lá arranjei uma forma que agora serve para o que quero.

- Coloquei "Enabled=False" a ListBox das Fases, criei um Botão "Ver Fase", e em cada Operação que o User clica, apenas o botão fica Enabled e faz o que quero (Abrir a Form Fases com o Conteúdo devidamente filtrado).

Caça

@Bessa, se tens duvidas diferentes abre novos tópicos, não estejas constantemente a alterar o titulo do tópico por cada duvida que te surja :P

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Bessa

Ok. Assim farei, Obrigado.

Não o quis fazer porque pensei que vocês, moderadores, poderiam não achar muita piada se abrisse como neste caso 3 tópicos (Um para cada dúvida)  :cheesygrin:

Mas como agora só falta uma, realmente não há prob. Obrigado.