Jump to content
Sign in to follow this  
fddsantos

Verificação de dados já existentes na Base de Dados

Recommended Posts

fddsantos

Olá a todos.

Eu estou a fazer uma agenda e queria saber como fazer para fazer uma verificação na base de dados para ver  se ja existe na dados na base de dados iguais antes de inserir um novo "evento".

Abraços

Fábio Santos

Lei de Lavoisier aplicada à Informática:Na Informática nada se compra, nada se cria! Tudo se copia!

fddsantos

como faço mesmo isso com o código?

Lei de Lavoisier aplicada à Informática:Na Informática nada se compra, nada se cria! Tudo se copia!

cffm

Tens aqui um exemplo. Neste caso ele verifica na List se o contacto já existe, apenas tens de alterar para verificar na BD.

//Vê se não está na lista e se está dá erro
                List<string> lista_telemoveis = new List<string>();
                for (int i = 0; i < dataGridView1.RowCount; i++)
                {
                    lista_telemoveis.Add(dataGridView1.Rows[i].Cells[1].Value.ToString());
                }

if (lista_telemoveis.Contains(tB_add_tlm.Text))
                {
                    MessageBox.Show("Não pode adicionar esse contacto, pois o telemóvel já existe!", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
                }
                else
                {
                    //Insere os dados porque ainda não existe
                    mConn.Open();
                    try
                    {
                        MySqlCommand command = new MySqlCommand("INSERT INTO dados (nome,telemóvel,mensagem)" + "VALUES('" + tB_add_nome.Text + "','" + tB_add_tlm.Text + "','" + Convert.ToByte(checkBox_add_msg.Checked) + "')", mConn);
                        command.ExecuteNonQuery();

MessageBox.Show("Gravado com Sucesso!", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
                    }
                    catch (MySqlException ex)
                    {
                        MessageBox.Show("Contactos não foram inseridos!\nErro na ligação ao servidor para inserir contactos: " + ex.Message);
                    }
                    mConn.Close();
                    AbreBD_Contactos();
                }

joaocarlos07

Tambe queria fazer isso , estou a tentar adaptar o codigo para ele verificar na BD , mas quando eu faço o if como faço para ver se determinada tabela ou determinada coluna ja contem os dados que eu vou inserir ?

o meu insert é este :

//Insert 
            SqlCeCommand cmd = new SqlCeCommand(" INSERT into vendas (id,nome,preco) VALUES ('" + resultado.ToString() + "','" + listBox1.SelectedItem + "','" + label2.Text + "' )", liga);
            cmd.ExecuteNonQuery();

o codigo que iria ficar era :

if ( )
{
      messagebox.show("Campo ja adicionado ");
}
else
{
//Insert 
            SqlCeCommand cmd = new SqlCeCommand(" INSERT into vendas (id,nome,preco) VALUES ('" + resultado.ToString() + "','" + listBox1.SelectedItem + "','" + label2.Text + "' )", liga);
            cmd.ExecuteNonQuery();
}

Obrigado pela ajuda

Um Abraço,João Carlos Pinto