Jump to content
Fabio93

Erro de sintaxe, na consulta a BD .

Recommended Posts

Fabio93

bom dia,

Alguem me sabe dizer qual e o erro de sintaxe neste Recordset :

mysql_select_db($database_liga_bd, $liga_bd);
$query_last_id = sprintf ("SELECT cod_reparacao FROM repara ORDER BY cod_reparacao DESC WHERE cod_func=%S", GetSQLValueString($colname_rslast_id, "text"));
$rs_last_id = mysql_query($query_last_id, $liga_bd) or die (mysql_error());
$l_id = mysql_fetch_array($rs_last_id);
$cod=$l_id['cod_reparacao'];

Obrigado.

ruimcosta

Admiro-me como o pessoal adora o dreamweaver!

Larga isso, faz mal à saúde e à tua necessidade/gosto de programar.

Que erro dá? Pode ser sql errado, serviço mysql em baixo, sócrates no poder na 2ª feira....podem ser tantas coisas!

Abraços e beijinhos,Rui Costa

Fabio93

Tens razao , mas o dreamwever neste caso e porreiro porque quero despachar as coisas e entao , ele faz muita coisa automatica mente . xD

O erro que da e este :

You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'WHERE repara.cod_func=' at line 1

obrigado pela atenção.

ruimcosta

Tens toda a razão na parte automática, só que para isso, se não perceberes um bocadinho que seja de php e mysql estás...como te hei-de explicar....f*****, percebes? Além de criar código não optimizado, com potenciais bugs, montanhas de lixo....mas para que interessa isso?

De uma maneira menos rápida e menos automática, transformava isto:

$query_last_id = sprintf ("SELECT cod_reparacao FROM repara ORDER BY cod_reparacao DESC WHERE cod_func=%S", GetSQLValueString($colname_rslast_id, "text"));

nisto

$id = $_GET['id'];
$sql = "SELECT cod_reparacao FROM repara ORDER BY cod_reparacao DESC WHERE cod_func = $id";
echo $sql;

Pegava no sql que mostrasse e executava-o directamente no phpmyadmin ou outro editor de sql (heisql, o meu preferido) e o mysql dizia logo onde estaria o erro, mas o dreamweaver deve ter alguma ferramenta que mostre automaticamente onde está o erro....percebes o que te quero dizer? 😎

Estou apenas a mostrar-te o meu ponto de vista. Não estou a aplicar segurança alguma e o _GET pode ser _POST, dependendo do teu caso.

Fabio93

Ruimcosta , nao pode ser transformado nisso porque ele nao recebe o id por parametro.

Apenas uma consulta a todos id's  dos registos da BD , onde o cod_funcionario é X, ordenado descendente para depois apanhar o ultimo Id do funcionario X, com o fetch array :D

ruimcosta

Isto é uma acusação muito grave:

Ruimcosta , nao pode ser transformado nisso porque ele nao recebe o id por parametro.

Claro que podia, mas se queres continuar a utilizar os métodos automáticos e rápidos do dreamweaver, vê aí no wizard se podes fazer isto:

mysql_select_db($database_liga_bd, $liga_bd);

echo $query_last_id ;
exit;
$rs_last_id = mysql_query($query_last_id, $liga_bd) or die (mysql_error());
$l_id = mysql_fetch_array($rs_last_id);
$cod=$l_id['cod_reparacao'];

Pegas no sql que te aparecer e testas no phpmyadmin.

Fabio93

#1064 - You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'WHERE cod_func= LIMIT 0, 30' at line 1

ruimcosta

Pronto, já descobriste o erro. Não está a passar o valor para o cod_func.

Agora tens de analisar para tras o porquê de $colname_rslast_id não estar a receber o valor.

Fabio93

claro que esta olha a variavel cod_func .

<input name="cod_func" type="hidden" id="cod_func" value="<?php echo $_SESSION['MM_Username']; ?>" />

ruimcosta

Há uns posts, atras eu disse-te:

Estou apenas a mostrar-te o meu ponto de vista. Não estou a aplicar segurança alguma e o _GET pode ser _POST, dependendo do teu caso.

E tu respondeste:

O id a que eu me referia era para essa variável..........

E continuo a afirmar, no sql ele não recebe o valor do cod_func, caso contrário apareceria no echo do sql

WHERE cod_func= XXXXX LIMIT 0, 30

em vez de

WHERE cod_func= LIMIT 0, 30

Como podes confirmar pelo erro que mostraste a seguir ao = não tem o numerodo correspondente ao codigo do funcionario.

Fabio93

Fogo , esta tudo muito confuso vou mas e fazer de novo. xD

O que eu quero e apanha o ultimo cod_reparacao , inserido pelo utilizador $_SESSION['MM_Username'].

Ja me começa a enervar a Me*** do dreamweaver. xD

ruimcosta

$sql = "SELECT cod_reparacao FROM repara where cod_func=".$_SESSION['MM_Username']." ORDER BY cod_reparacao limit 1";
$rs  = mysql_query($sql);
$row = mysql_fetch_array($rs);
$last_id = $row['cod_reparacao'];

Qualquer coisa parecido com isto? substitui o campo  id_registo pelo campo correspondente!

Fabio93

Unknown column 'Fabio93' in 'where clause' -.-

Isto começa a enervar-me  😡     😡

ruimcosta

Se copiaste o que te dei, o problema é que este campo ( cod_func ) não existe nessa tabela.

Faz agora um echo $sql; e ve o sql que te retorna

Fabio93

SELECT cod_reparacao FROM repara where cod_func=Fabio93 ORDER BY cod_reparacao DESC limit 1Unknown column 'Fabio93' in 'where clause'

Tirando o que esta a sublinhado , esta tudo bem , Fabio93 e o valor certo.  🤔

ruimcosta

Se o campo cod_func não for numérico, tens de colocar o valor entre pelícas ''.

SELECT cod_reparacao FROM repara where cod_func='Fabio93' ORDER BY cod_reparacao DESC limit