Jump to content
solidsnake

dicas para aprender a programar

Recommended Posts

solidsnake

Boa noite.

Se tudo correr como espero, em Setembro serei aluno de eng informática.

Como a base do curso é programação, que dicas para enfrentar esta área me podem dar?

ps: tirando a dica do esforço e dedicação e etc porque tal como em qualquer matéria do ensino superior o esforço é fundamental

Super Oliks

Acho que você deveria ver qual é o cronograma, tipo quais as primeiras materias que vai ter na faculdade? Ai tipo começa estudar elas. porque assim vai ficar adiantado na materia :) , (não adianta tu lê livro de português se a aula é de matemática) entende? Ai tipo quando tu for se aprofundando no ensino superior, pode ter certeza que vai achar seu próprio caminho, o que tu gosta de fazer. A principio seria isso, ler livros basicos sobre as materias que vão iniciar na sua faculdade.

Ah e pra não perder o costume, esforço e dedicação são essenciais :) ':) '.

Boa sorte pra você  :D ( daqui há alguns anos espero estar eu na faculdade "ciências da computação" quem sabe :) )

HecKel

Olá solidsnake!

Pessoalmente acho que antes de aprenderes a programar deves aprender bases de algoritmia, normalmente esse é o primeiro obstáculo para quem começa a programar.

Tens de pensar mais em detalhe, aprenderes a tornar um problema grande em vários pequenos, aprenderes a subdividir problemas e a ires ao detalhe do step-by-step.

Programação é meramente sintaxe, a semântica não é comum a todas as linguagens mas pouco varia, mas se não souberes como abordar um problema tudo vai parecer bem mais complicado do que na verdade é.

A sugestão que te dou é começares a pesquisar por algoritmia e pseudo-código, não vais agarrar directamente em programação mas vais directo a um dos problemas mais comuns em iniciantes.

ribeiro55

alguém pode traduzir o que este gajo disse?

Basicamente que devias procurar estudar, antecipadamente, a matéria das cadeiras com que te vais deparar, e que no decorrer do curso vais descobrir se gostas ou não.

Está em PT-BR, mas percebe-se bem... não sejas assim :D

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

AlexPnt

Na minha opinião que acabei este ano, o meu 1º ano em Engenharia informática, na FCTUC, concordo com o que foi dito antes, e mais importante do que saber as sintaxes todas é saber pensar. Mas também acho que deves estar preparado para  cadeiras  pesadas de matemática, o que normalmente é o grande obstáculo(para além da programação) dos caloiros quando chegam ao ensino superior.

De resto boa sorte  :P

Programming is an art form that fights back.

Xpirito

O meu conselho (e não o deves seguir) é que deves aproveitar ao máximo as férias, passar algum tempo com os amigos e com a/o namorada/o. Quando terminarem as férias, vai ser duro, muito duro...

AProveita agora e manda o estudo à fava. O importante é  que quando começares, estejas de cabeça fresca para receber informação "à fartazana". Não estudes agora para estares adiantado na matéria. Para que queres estar adiantado? Não vais poder usar funções que não te tenham sido ensinadas...

Relaxa e absorve a informação que te for passada na Univ.

Para perguntas idiotas, respostas estúpidas!

KTachyon

O meu conselho (e não o deves seguir) é que deves aproveitar ao máximo as férias, passar algum tempo com os amigos e com a/o namorada/o. Quando terminarem as férias, vai ser duro, muito duro...

AProveita agora e manda o estudo à fava. O importante é  que quando começares, estejas de cabeça fresca para receber informação "à fartazana".

O meu primeiro ano foi realmente muito duro... sair mais cedo das práticas após a resolução dos exercícios, resolver frequências em 5 minutos, não por os pés nas aulas e tirar 19s e 20s.

As cadeiras de informática de primeiro ano são um passeio para quem já tem prática na programação... portanto, não estudes que não vale mesmo a pena...

Não estudes agora para estares adiantado na matéria. Para que queres estar adiantado? Não vais poder usar funções que não te tenham sido ensinadas...

??? x 2

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

solidsnake

O meu primeiro ano foi realmente muito duro... sair mais cedo das práticas após a resolução dos exercícios, resolver frequências em 5 minutos, não por os pés nas aulas e tirar 19s e 20s.

As cadeiras de informática de primeiro ano são um passeio para quem já tem prática na programação... portanto, não estudes que não vale mesmo a pena...

??? x 2

não deu para perceber se estavas a ser irónico ou não

HecKel

não, não estava.

Se tiveres bases de programação, o primeiro ano vai ser a piece of cake. Isto apenas falando das cadeiras de programação, o problema vai ser nas outras cadeiras..., as matemáticas começam a ser puxadas logo de inicio.

Se não tiveres bases nenhumas..., então prepara-te para um ano desafiante.

mjamado

Eu também acho que não vale a pena estar-se a matar durante as férias; no entanto, penso que a tua facilidade é mesmo só porque tinhas experiência prévia. Neste momento, a minha sobrinha mais velha estuda Ciências da Computação, pelo que tenho acompanhado algumas das aventuras que os miúdos passam hoje em dia.

Por exemplo, num exame de Programação I, foi-lhes pedido que fizessem um programa para partição de inteiros, usando recursividade. Nenhum aluno o fez durante o exame, nem durante a semana subsequente, já em conjunto e com os apontamentos. Tive de ser eu, ao almoço de Domingo, num guardanapo, a fazer-lhe a solução para levar aos colegas.

Isto mostra o quê? Que 40 alunos são burros? Não me parece; é bastante mais provável que a qualidade do ensino que estão a receber seja deficitária.

Por isso, solidsnake, concordando com o KTachyon, não vale a pena estares a matar-te por enquanto; mas, depois, e visto que não tens experiência nenhuma, mantêm-te em alerta, e não hesites em tirar as dúvidas, antes que te tirem o tapete debaixo dos pés.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.