Jump to content
dArkStyle

[Resolvido] Criando Connection String no formulário de login

Recommended Posts

dArkStyle

Boas,

Estou a desenvolver um software em Delphi em que desejava conectar a base dados mas pedir os dados antes necessários, servidor, password, nome da bd etc.

Pergunto se me poderiam ajudar a corrigir ou sugerir outro método para realizar a conexão a uma base dados SQL SERVER a partir de dados que são pedidos ao utilizador antes de efectuar login (não pressupostos no programa)

Código do botão Entrar:

procedure TForm1.SpeedButton1Click(Sender: TObject);
begin
///try                aqui vou fazer um except para dizer se a conexao entra ou nao.

datamodule1.biblioteca_gestor.ConnectionString:='"Provider=SQLOLEDB.1;Password='+edit4.text{passowrdbasedados}+';Persist Security Info=True;User ID='+edit3.text{userbasedados}+';Initial Catalog='+edit6.text{nomebasedados}+';Data Source='+edit5.text{servidor/nome pc/instancia}+';Use Procedure for Prepare=1;'+'Auto Translate=True;Packet Size=4096;Workstation ID='+{NOME PC}+';Use Encryption for Data=False;Tag with column collation when possible=False'; 

// FIM DO EXCEPT E DARA A MENSAGEM CASO DE ALGUM ERRO (CASO A RESOLVER MAIS TARDE)

datamodule1.biblioteca_gestor.Connected:=true;

///  MENSAGEM DE ERRO NA CONEXAO-----VERIFIQUE AS PROPRIEDADES DA SUA LIGAÇÃO

//          ---------------------LOGIN - BASE DADOS
DataModule1.ADOQuery_user.Close;
DataModule1.ADOQuery_user.Sql.Clear;
DataModule1.ADOQuery_user.Sql.Add
('SELECT * FROM utilizadores WHERE palavrachave LIKE '''+edit2.Text+''' and utilizador LIKE '''+edit1.Text+'''');
DataModule1.ADOQuery_user.open;

If DataModule1.ADOQuery_user.RecordCount > 0 then      //verifica se foi encontrado registro
//Encontrado registro
begin
form2.Showmodal;

end
else
// se não encontrar registro
begin
ShowMessage('Password/username estão incorrectos!');
end;
end;

Caso não seja assim que deva fazer para conectar a base dados peço que me digam sff. Já procurei por todo o lado e não encontro nada que me explique.

Agradeço desde ja a ajuda de todos os que me poderem ajudar.

cumpz

Stephane SoaresCurso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas InformáticosACEITAM-SE PROPOSTAS DE TRABALHO "FREELANCER"

nunopicado

Não uso o ADO, mas sim o Zeos, para as conexões, mas se percebi o teu problema, não tens como comparar o username/password que o utilizador mete com o que tens dentro da bd (pois antes tens de conectar) é isso?

Se for, podes ir por varios caminhos.

Entre eles podes por exemplo ter um user criado no SQL, com uma pass secreta (tipo administração) que crias no sql server ao instalar o programa...

A partir daí, podes aceder à BD com esse user só para verificar a lista de utilizadores, e depois, caso o username/password exista e esteja correcto, voltas a fazer o login à bd com o user em questão.

Se o teu problema for com o ADO propriamente dito, e como o usar, não te sei ajudar, mas nesse caso sugiro que testes o ZEOS Lib, que permite conexão a inumeros tipos de bases de dados, e de forma ultra-simples! (e para melhorar, é gratis).

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

dArkStyle

Do genero, eu tencionava permitir ao utilizador escolher o servidor onde esta a base dados, user e pass de acesso para o projecto ser o mais versatil possivel... so que nao estou a conseguir colocar o valor das edit's no meio da connection string.

sera que estou a elabora-la de modo errado?

Stephane SoaresCurso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas InformáticosACEITAM-SE PROPOSTAS DE TRABALHO "FREELANCER"

dArkStyle

Ja consegui resolver o problema :)

obrigado nunopicado pela dica  :D talvez venha um dia a usar.

por agora o ADO ja funciona correctamente.

cumpz

nunopicado

:) De nada...

Já agora, diz qual foi a solução para o caso de outros utilizadores terem o mesmo problema...  :D

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

dArkStyle

era um erro dentro da concatenaçao da string.

basta colocarem ou em variaveis ou em caixas de texto e funcionará correctamente.

Comecei a fazer a connectionstring do inicio sem esquecer promenores e funcionou. Portanto é so fazerem igual :D

Achas que posso colocar um tuturial com um codigo para download para quem quiser ver tudo completo nesta parte do login e conexao a base dados?

nunopicado

Isso é sempre interessante, ou num topico ou mesmo na wiki do Portugal a Programar...

Não te sei dizer ao certo qual a melhor secção para colocar o tuturial, mas com certeza um moderador poderá informar isso. De qualquer maneira, quanto mais não seja aqui neste tópico, é sempre bom!  :D

dArkStyle

ok. Logo a noite irei entao tratar disso  :cheesygrin:

cumpz